Cirurgia, mudança de hábitos, mente e corpo sãos
Por Rodrigo Muzi
Mais do que emagrecer, a cirurgia bariátrica a que fui submetido há seis anos me garantiu saúde e qualidade de vida.
Tenho 33 anos. Em 2010, então com 27 anos, cheguei a 130 quilos. Vinha de algumas tentativas frustradas para emagrecer. Fiz várias dietas, praticava atividades físicas. E como nada deu resultado decidi pela cirurgia.
O que buscava naquele momento era saúde, pois devido ao meu excesso de peso já estava com pressão alta e início de diabetes. Confesso, inclusive, que quando o sinal de alerta começou a piscar eu já estava desmotivado e absolutamente sedentário.
Certo da minha decisão, operei, mudei de hábitos, de vida e estou muito satisfeito com o resultado alcançado até agora. Já eliminei 60 kg e saí do manequim 60 para o 40. E com 60 quilos a menos o esporte voltou para a minha vida.
Troquei de profissão e voltei a estudar – desde 2013 estou cursando Educação Física na faculdade Universidade Vila Velha e me preparando para entrar no mercado de trabalho. Estou muito feliz com minhas escolhas e o melhor de tudo... Tenho conseguindo trazer para minha vida os conhecimentos e teorias acadêmicas.
É uma caminhada diária em busca de corpo e mente sãos... E nessa jornada, além de me empenhar nos treinos de força e da periodização dos treinos desenvolvidos por mim mesmo, ainda conto com o acompanhamento de um nutrólogo e de nutricionista,
Meus treinos são por intensidade de grandes grupos pelo sistema ondulatório, sempre adequando as cargas no limite. Optei por esse sistema porque a periodização ondulatória induz a aumentos percentualmente maiores na força muscular se comparado ao modelo linear.
Atualmente, treino musculação cinco vezes na semana e procuro sempre aliar esta atividade com outros esportes, como surfe, altinha, futevôlei, ciclismo e natação. Como moro numa cidade litorânea, consigo conciliar bem essa “programação”.
Além da prática esportiva, a alimentação é fator essencial nesta “nova vida”. Como de três em três horas e minha dieta é à base de carboidrato, legumes, frutas e proteínas. Como tenho um gasto de energia diário muito grande, a suplementação complementa tudo aquilo que não tenho como absorver através de alimentos. Consumo Whey Protein, Caseína, Creatina, Glutamina e BCAA. Olho para trás e fico satisfeito com o que vejo. Volto a dizer... Mais do que emagrecer, o que, de fato, ganhei de presente foi saúde. Saúde e vida! E é isso o que vale!