Histórico de Reputação
-
Leandro Joseph Suter deu reputação a Fenixxx em EPICONDILITE crônicaOlá galera!
Partilhando minha situação com vocês, ok!
Sofro de epicondilite medial no cotovelo direito há um ano!!! Também conhecido como a doença do golfista ou do tenista.
Bom, e sendo viciado em musculação...não consigo parar de treinar...o que não favorece a melhora.
Mas de 1 mês pra cá....tenho tomado algumas atitudes que estão melhorando e são elas que quero partilhar com os amigos.
Repouso absoluto??? Jamais!!! Como alguns colegas bem colocaram....está região é pouco vascularizada, e é por este motivo que esta lesão é tão difícil de ser curada. Ora, manter repouso só dificultará a circulação sanguínea na região.
A classe médica é dividida no assunto. Há duas vertentes! Há os que apoiam o repouso absoluto e há os que apoiam a continuidade da atividade.
Mas me parece óbvio que a continuidade da atividade (evidentemente que leve) só tende a favorecer o aumento da circulação sanguínea na região afetada. Foi justamente por este motivo que surgiu a técnica PRP!!!
PRP (Plasma rico em plaquetas) é uma técnica que consiste em reaplicar o seu próprio (plasma) sangue diretamente na região lesionada. (procurem infos a respeito).
Vejo que o mais difícil pra gente que está viciado em academia é pegar leve!!! Rssss.... Neste 1 ano que estou com a lesão....nunca peguei leve...mas de 1 mês pra cá, me conscientizei de que é preciso.
Então....os procedimentos que tenho adotado são:
1) Procurei um ortopedista (iniciei fisioterapia...e talvez faça o PRP). Ache um ortopedista que seja da segunda vertente viu, ou seja que apoie a continuidade dos exercícios.
2) Na academia....
a) parei com os exercícios isolados para bíceps. Pq são os que causam dor. Senhores, doeu...tá errado!!!
comprei straps para fazer costas (http://lojavirtual.rudel.com.br/fitness/straps/hook-straps.html). Este acessório impede que vc force a pegada aliviando a tensão no cotovelo. Isso ajudou consideravelmente na melhoria da lesão.
c) mesmo assim....não pegue pesado em Costas. Não se engane. Não é pq a dor diminui que vc pode pegar pesado. Estou há um ano com este lesão por isso. Dava uma melhorada....eu já pegava pesado.
d) Faça 4 séries de rosca INVERSA na polia....de maneira fisioterápica.....uma ou duas barrinhas....O objetivo aqui é aquele que falei lá em cima.....melhorar a circulação sanguínea...irrigar a região. A pegada inversa (ou seja pronada) é a que menos agride.
Enfim....é isso que estou fazendo e que tem melhorado. Quem sabe ajuda os companheiros também. Só relembrando que a minha lesão é epicondilite medial (parte interna do cotovelo).
Mas penso que a ideia central possa ser reportada para outras lesões: 1) Manter os exercícios, porém leves; 2) Não trabalhar a musculatura de forma direta e sim indiretamente. (Costas trabalha bíceps indiretamente).
Grande abraço e boa sorte aos amigos!
-
Leandro Joseph Suter deu reputação a braincream em EPICONDILITE crônicaEntão vamos lá. A EPICONDILITE MEDIAL nada mais é do que uma tendinite em um dos tendões que dá suporte aos músculos envolvidos no movimento da articulação do cotovelo. Como um tecido mole ele tende ao longo to tempo sofrer micro lesões e no caso de atletas as lesões podem ser mais corriqueiras. Por ser um tecido pouco vascularizado sua recuperação tende a ser lenta e a formar fibrose, um tecido mais grosso e menos flexível. Como você treino há algum tempo (25 anos) e não estive e não estou livre de possíveis lesões. No caso de qualquer tendinite, é uma tendência médica se falar em repouso. Opinião minha, repouso “o caralho”. Se a tendinite está ocorrendo no ombro, tornozelo ou cotovelo o melhor a fazer e reduzir a frequência dos treinos, substituir todos os exercícios por compostos e promover crescimento indireto, para não haver sobre carga nas articulações afetadas.
Exemplo: quer desenvolver bíceps, faça puxador como movimentos apenas negativos com a palma da mão pronada. O movimento negativo vai promover uma reordenação do colágeno mal formado nas lesões e ao realizar este exercício de costas, vai usar costas e bíceps. É como fazer mergulho em paralelas para desenvolver ombro – peito – tríceps.
Tá com dor, não adianta, é gelo depois do treino, alongamento e intervalo maior entre os treinos. Muita água para manter o líquido sinovial mais viscoso. E para evitar uma osteoartrite no futuro fazer suplementação de glicosamina e condroitina por um ano no mínimo.
A TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE nada mas faz do que enganar o sistema nervoso central e dar a sensação de que a dor sumiu. O problema ainda existe, se fosse assim tetraplégico nunca teria problema com lesões já que não sente dor.
No meu ponto de vista eu arriscaria realizar dois treinos semanais na forma de FULLBODY com exercícios apenas compostos. Poucas séries, movimentos negativos como prioridade, seguidos de um desaquecimento com alongamentos estáticos e gelo muito gelo.
Mas é apenas uma opinião de quem já teve algumas lesões e ainda continua a treinar feliz.