Quando eu achava que era preciso treinar 3 a 4 vezes por semana, por 1h e meia por dia, para ter hipertrofia, nem podia pensar em uma estratégia de treinamento de longo prazo. Por isso, com essa mentalidade, comecei a malhar com 18 anos, tive de parar com 19, e reiniciei o treinamento umas 5x, nunca por um período maior do que 6 meses. Em conseqüência, a resultante de tudo o que eu ganhei e perdi em todo esse tempo é positiva, mas decepcionante. Ainda mais levando-se em conta o tempo desprendido.
Quando descobri que era possível conciliar uma agenda complicada com um treinamento de musculação breve e infreqüente, se tornou possível pensar em treinar, sem interrupções, por um período longo de tempo, quem sabe, por toda a vida. Hoje, treino 2x por semana, mas sei que é possível pensar em ter resultados, mesmo treinando 1x por semana ou, até, 1x a cada 15 dias, desde que com a intensidade necessária.
Então, não é preciso ter de escolher entre treinar e ter um emprego. Com essa freqüência e duração, acho que sempre será possível conciliar os dois, por mais complicada que seja a agenda.