Ir para conteúdo

Isometria!

Featured Replies

Postado

Alguem pode me explicar para que exatamente serve a isometria? Qual a melhor serie pra esse tipo de exercicio? ha ganho ou perda de massa? define?

Estou fazendo A/B/C/D e gostaria de trocar a serie este mes, seria um bom treino colocar isometria?

Ricardo-BA

• Respostas 7
  • Visualizações 8,3k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Bom, achei meio estranha a sua pergunta... na verdade isometria seria qdo vc trabalha músdculos indiretamente. Vc vai aumentar a isometria a medida q a intensidade aumenta (HUH HIT!!). A maior parte dos fisiculturistas, por exemplo, não faz abdominais pois tbalham a barriga indiretamente qdo fazer tríceps ou peito. Se vc quer exercícios isométricos aumenta a intensidade. Mas c vc eh iniciante, eh melhor continuar na prancha por enquanto, hehe

Postado

isometria pra mim eh forçar ao maximo a negativa do exercicio.. xegando a parar e estabilizar o peso... eu gosto muito de fazer isso nas series mais leves de supino.. na barra fixa... postem mais coisas ai... :wink:

Postado

isometria é quando vc treina sem variar o comprimento do musculo,geralmente com cargas altas e em 4 ou 5 angulacoes diferentes por exercicio.no exemplo anterior o abdomen faz isometria porém como musculo estabilizador no movimento bem como o quadriceps e o posterior de coxa.

Postado

pelo que eu sei isometria é o seguinte (palavras do prof. da academia): "ficar com o peso parado no ponto de desvantagem mecânica, produzindo uma esquemia no músculo, passando a recrutar as fribras do tipo 2."

ex: no supino, sugure a barra na desvantagem mecânica (+ou- 1 palmo do peito) durante 15 segundos, aí terminados os 15 seg. faz de 10 a 12 reps.... esse exercício dá uma queimada boa!!

falow

Postado

e como disse o vitz, recruta muito tb os estabilizadores... um ex. é no leg press sentado. no final dos 15 seg vc percebe que já tá forçando o glúteo...

Postado
  • Autor

ahhh, to entendendo mais ou menos... aquela galera que faz parando os exercicios no meio... acho que nao vou fazer isometria nao.. deixa fazer minha cadencia 2,1,4 mesmo, quie o resultado ta bom... quem sabe daqui ha um tempo?

quanto ao abdominal, ta ganhando mais definição, to fazendo igual uma tartaruga pra ver se crio casco!!! hahahahaha!!!

Ricardo-BA

e como disse o vitz, recruta muito tb os estabilizadores... um ex. é no leg press sentado. no final dos 15 seg vc percebe que já tá forçando o glúteo...
Postado

O treinamento isométrico estático é um tipo de treino que visa força e hipertrofia muscular( principalmente das fibras de contração rápida). Nesse tipo de treino, apesar de ocorrer a contração do músculo, ele não encurta, pois os sarcômeros não variam de comprimento em razão dos elementos elásticos neles existentes(como a titina), se alongarem compensando o encurtamento da actina/miosina(elementos contráteis),fazendo com que o comprimento do músculo permaneça constante, apesar de ocorrer a contração do mesmo.Esse tipo de exercício é muito utilizado em reabilitação enquanto o paciente está imobilizado ou acamado. Por trabalhar quase exclusivamente sobre as fibras rápidas, ele não deve ser utilizado como única forma de treinamento. A grande vantagem desse tipo de treino, além da simplicidade, é que ele permite o direcionamento para um grupo muscular num ângulo de flexão específico, e é bastante utilizado em treinos para desenvolver a força rápida e a força explosiva.

As desvantagens, é que ele tem pouca ação sobre as fibras de contração lenta, além de não favorecer o desenvolvimento da coordenação intramuscular. Também tem influência negativa sobre a elasticidade muscular e sua capacidade de alongamento, além de ser um treino bastante monótono. Também pouco favorece a capilarização dos músculos, e por isso tem pouca eficácia sobre o sistema circulatório. A contração isométrica de grandes grupos musculares também ocasiona um grande aumento da pressão arterial sistêmica, o que o torna contra-indicado para pessoas com pressão elevada.

Por tudo isso, não se deve dar exclusividade a um treino isométrico, mas sim utilizá-lo como uma variável(principalmente para aqueles que querem desenvolver melhor a força rápida e explosiva).

Um abraço a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.