Johnn Postado 14 de agosto de 2004 Postado 14 de agosto de 2004 Todo mundo sabe que é na fase excêntrica do exercício que ocorre maior número de micro lesões, mas minha pergunta é o seguinte: Como isso ocorre? e pq ocorre com maior intensidade nessa afse?
FlavioFerro/RJ Postado 15 de agosto de 2004 Postado 15 de agosto de 2004 Todo mundo sabe que é na fase excêntrica do exercício que ocorre maior número de micro lesões, mas minha pergunta é o seguinte: Como isso ocorre? e pq ocorre com maior intensidade nessa afse? bem, acho que: na fase excentrica, vc esta alongando o musculo, fazendo de forma devagar ( negativa, negativa acentuada ou uma cadencia mais forte na negativa) vc passa a submeter seus musculos a uma pressaõ muito grande podendo surgir dai não só micro como grandes lesoes (como eu tive no ombro)! vc quando começa a malhar (no inicio da rotina), vc esta forte, podendo aguentar grandes cargas e são nestas etapas que as lesoes ocorrem, ja no final, os riscos diminuem em muito, or isso que é interessante vc começar de forma piramide, assim vc vai aquecendo aos poucos seus musculos
Johnn Postado 15 de agosto de 2004 Autor Postado 15 de agosto de 2004 bem, acho que: na fase excentrica, vc esta alongando o musculo, fazendo de forma devagar ( negativa, negativa acentuada ou uma cadencia mais forte na negativa) vc passa a submeter seus musculos a uma pressaõ muito grande podendo surgir dai não só micro como grandes lesoes (como eu tive no ombro)! vc quando começa a malhar (no inicio da rotina), vc esta forte, podendo aguentar grandes cargas e são nestas etapas que as lesoes ocorrem, ja no final, os riscos diminuem em muito, or isso que é interessante vc começar de forma piramide, assim vc vai aquecendo aos poucos seus musculos Flavio, eu sempre malhei usando negativa de, no mínimo 3 segundos, e nunca tive lesão por isso. De repente isso aconteceu com vc pq vc não fez um bom aquecimento, já foi jogando peso e usando uma boa cadência no exercício, ou outro exercício causou essa lesão... pode ser até um overtraninng..... Vc falou que no início do treino, por aguentar mais carga, a pessoa está sujeita a lesão, mas se antes for feito um bom aquecimento, ainda mais nesse frio, será bastante benéfico! Eu procuro, no treino de peito por exemplo, fazer peck deck com a carga baixíssima, só pra dá uma esquentada no músculo, até mesmo no supino, com 40% da carga.... Flavio, valeu aí pela força, mas ainda estou com a dúvida de como são caudas essas micro lesões, se alguém puder dá uma forcinha aí tb..... falow
torque Postado 15 de agosto de 2004 Postado 15 de agosto de 2004 Todo mundo sabe que é na fase excêntrica do exercício que ocorre maior número de micro lesões, mas minha pergunta é o seguinte: Como isso ocorre? e pq ocorre com maior intensidade nessa afse? Johnn, As microlesões ocorrem em função do deslizamento das pontes cruzadas da miosina sobre os filamentos finos de actina. Durante a fase excêntrica essas microlesões ocorrem em maior intensidade porque a tensão sobre o sarcômero durante essa fase é maior que durante a fase concêntrica. Isso porque na fase excêntrica, além da tensão proveniente da contração muscular para segurar o peso, ocorre também a tensão proveniente do alongamento do músculo pela ação dos elementos elásticos do sarcômero. Assim, a soma dessas duas tensões superam a tensão gerada na fase concêntrica apenas pelos elementos contráteis do sarcômero. E quanto maior a tensão sobre as fibras durante o deslizamento das pontes cruzadas, maior serão as microlesões sobre as mesmas. Um abraço.
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora