Ir para conteúdo

Natação X Musculação

Featured Replies

Postado

Prezados colegas

Apesar de ser meu primeiro post, acompanho os debates e ensinamentos do Forum do www.fisiculturismo.com.br há algum tempo. Com certeza, filtrando algumas coisas, é muito esclarecedor. Precisaria da opinião de vcs para esclarecer uma dúvida que me inquieta. Eu pratico natação duas vezes por semana e faço musculação três vezes. Na musculação, tenho treinado peito e tríceps (A), costa e bíceps (;) e ombro e bíceps ©, e no bíceps, em razão de treiná-lo dois dias, faço três exercícios nos dois treínos (3 x 8; 2 x 8; 2 x 8). Neste rítmo, e contando com suplementação (Whey, Malto e dextrose), corro o risco de ter overtraining ou de naum favorecer o crescimento muscular?

• Respostas 16
  • Visualizações 3,1k
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Amigo, seja bem vindo.

Quanto ao seu treino, me pareceu falho. Pode ser que tenha as suas razões para dobrar o treino de bíceps e abolir completamente o de pernas.

Principalmente pare um nadador. Cada um sabe de si.

Atente para o fato de que, treinar as pernas ajuda a desenvolver também outros grupos musculares via efeito indireto. (aqui no fórum o Rech postou um artigo bem interessante a esse respeito).

Não acredito que entrará em overtrainning porém pode ter seu rendimento bem diminuido devido a sobrecarga desse músculo.

Como faltam maiores informações, paro por aqui em meus comentários.

Boa sorte

Postado
  • Autor

Napoli

Peço desculpas pela minha omissão... Na verdade, sofro de condromalácia patelar, entaum pernas no mínimo duas vezes por semana, sem leg´s. A questão do bíceps, seria para uma melhor hipertrofia... Espero ter complementado !

Postado

Espero ajudar, qual o tratamento para isso? ;)

Condromalácea Patelar: patologia onde as superfícies articulares da patela e dos côndilos femurais associados estão, de algum modo, amolecidas ou anormais (rugosas). Mais comum em mulheres jovens do que em homens na mesma faixa etária. Está associada a esforços excessivos, trauma ou mau alinhamento da patela.

Postado

Visto que o "double" de bíceps é somente uma teoria de sua parte e, que treina pernas 2x semana (inobstante a forma ou problema relacionado), acho desnecessário o segundo treino para braço.

Portanto uma rotina : peito / perna / costas + trapézio / perna / ombro + bíceps e tríceps me parece boa.

Fico no seu aguardo

Boa sorte

Postado
  • Autor

Prezado amigo Napoli....

Veja, sua opinião me parece interessante, nunca havia pensado em treinar sem incluir bíceps ou tríceps (aquele velho paradigma do musculo grande com o musculo pequeno, ou primário e secundário).... Mas vc acredita q esta sua sugestão seria favorecedora de hipertrofia e desenvolvimento muscular, mesmo apesar do esforço aeróbio decorrente da natação ?

Postado
Prezado amigo Napoli....

Veja, sua opinião me parece interessante, nunca havia pensado em treinar sem incluir bíceps ou tríceps (aquele velho paradigma do musculo grande com o musculo pequeno, ou primário e secundário).... Mas vc acredita q esta sua sugestão seria favorecedora de hipertrofia e desenvolvimento muscular, mesmo apesar do esforço aeróbio decorrente da natação ?

Isso depende da sua genética para hipertrofia e da sua alimentação/ suplementação realizada...

Essa história de que exercício aeróbico + perda de % de gordura impossibilitam a hipertrofia é lenda... :wink:

Quando eu era mais novo eu tinha uma rotina de exercícios aeróbicos muito puxados e mesmo assim eu hipertrofiei bastante, mas na época eu suplementava e me alimentava muito, claro que com qualidade (batia um pratão de fazer inveja)... :wink:

Só para criar uma polêmica, olha o que eu fazia todos os dias (segunda a sexta)

5:00 - Acordava

5:15 - Tomava café

5:30 - Saia de casa

7:00 - Começava o treino de aikido

8:30 - Acabava o treino de aikido e começava o treino de jiu-jitsu

10:00 - Acabava o treino de jiu-jitsu e eu ia comer alguma coisa

11:00 - Ia malhar

12:30 - acabava de malhar e descansava, geralmente almoçava, tomava um aminodavida e dormia um pouco (tatame mesmo)

15:00 - Começava o treino de judô

16:30 -Acabava o treino de judô e começava o de aikidô

18:00 - Acabava o treino de aikidô e ia comer alguma coisa e ia para a casa, geralmente eu ia dormindo no ônibus, chegava em casa comia mais e ia dormir...

P.S. Antes que perguntem, não na época não trabalhava nem estudava... :oops:

Postado
  • Autor

Night Wolf

Caramba, eu achava q eu estava num ritmo forte.... Eu faço suplementação tbm (BCAA, Whey, Malto e Dextrose), mas quando eu faço aeróbio, eu nem uso whey e BCAA, só Malto! Eu tbm quero acreditar q o treino aeróbio naum vai influenciar na construção muscular, e se for, sera positivamente.... Ultimamente, tenho tentado um sistema de Overload.... muito peso, poucas repetições (no mínimo 6 na última repetição) lógicamente que observando certos limites que me impeçam as temidas lesões!

Mas acho q talvez esta rotina me ajude a me "crescer" um pouco!

Postado
Prezado amigo Napoli....

Você disse que fazia natação 2x semana, portanto não é tão estafante assim, caso parta para a sugestão feita, observe que os descansos entre músculos devem ser o suficiente. Suponha que faça o treino de musc. 5x semana e que a natação seja as segundas e quartas, rodiziando os treinos ficaria:

2) perna + NATAÇÃO

3) costas + trapézio

4) peito + NATAÇÃO

5) perna

6) ombro + bíceps e tríceps

sab e dom. - descanso geral

Os músculos envolvidos na natação também serão exercitados e um período de recuperação maior será dado sem sobrecarregá-los.

Aliado com uma boa suplementação e dieta, deve trazer resultados positivos.

esse negocio q aerobico atrapalha na hipertrofia é balela....

ao menos q vc seja um maratonista queniano ou coisa do genero..

Com todo o respeito, acho que deveria rever seus conceitos...

Boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.