Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OTIMIZANDO A DIETA DOS ATLETAS


arigold

Post Destacado

Data de publicação: 8/8/2002

Otimizando a dieta dos atletas

OTIMIZANDO A DIETA DOS ATLETAS

Grande parte das matérias-primas utilizadas na indústria de suplementos para atletas são fruto de processos tecnológicos bastante atuais e eficientes na obtenção de nutrientes essenciais ao organismo. Muitas delas são produzidas apenas na Europa, EUA e Japão, e por isso temos que importá-las.

Quais são, então, as matérias-primas mais utilizadas em suplementos para atletas ?

Dentre elas podemos citar a Whey Protein em suas frações: Concentrada, Hidrolisada e Isolada, esta última obtida por meio de sofisticada técnica de separação química - troca iônica - onde são removidos seus constituintes não protéicos, de modo que o produto acabado contém aproximadamente 95% de proteínas, ou seja, uma proteína com alto teor de pureza. Já a Whey Protein concentrada é obtida através de um processo de separação física - filtração - onde o produto acabado contém em torno de 80% de proteína.

Essas proteínas, por exemplo, possuem alto valor nutricional e são ricas em Isoleucina, Leucina e Valina (aminoácidos de cadeia ramificada - BCAAs), além de terem excelente digestibilidade.

O interessante quando comparado ao alimento in natura é que, para se obter 1 Kg de Whey Protein é necessário o equivalente a 179 Kg de leite.

Outra matéria-prima fonte de proteína é a Clara do ovo desidratada (albumina), obtida através da remoção da gema e da casca do ovo, filtrado, pasteurizado, resfriado e desidratado. Para obter 1 Kg de clara de ovo desidratada é necessário a utilização de aproximadamente 252 ovos.

A Creatina, talvez o nutriente mais utilizado por atletas nos últimos tempos, está presente em alguns alimentos como a carne, por exemplo, porém em pequenas quantidades. Para se ter uma idéia, um quilo de carne contém aproximadamente 4 g de creatina. Uma vez que a dosagem recomendada para atletas de creatina para o período inicial de suplementação (loading) é de cerca de 20 g torna-se inviável a obtenção de creatina somente através dos alimentos. Há algum tempo os atletas também tem encontrado no mercado a creatina micronizada e certamente tem estado um pouco confusos à respeito deste produto. A creatina micronizada possui o mesmo efeito ergogênico no organismo do que a creatina normal, a palavra micronizada quer dizer que a granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos da creatina foram diminuídos, o que confere à creatina micronizada um aspecto de pó bem fino, o qual é diluído e absorvido mais facilmente pelo organismo. A creatina pode ainda ser analisada pelo método HPLC (High Performance Liquid Chromatography), o qual atesta o grau de pureza, tornando-se uma garantia de qualidade desta matéria-prima.

Outros ingredientes, como a maltodextrina (carboidrato) produzida através da mais avançada tecnologia de conversão enzimática do amido de milho, também fazem parte desse tipo de produto, assim como a frutose, o açúcar das frutas.

Citamos aqui algumas das muitas matérias-primas que utilizamos para elaborar aos diversos esportistas, produtos com a mais alta qualidade, com um único objetivo, a satisfação total do consumidor.

Assim, atletas podem se beneficiar com produtos muito bem elaborados e práticos que, associados a uma alimentação equilibrada e treinamento correto, poderão otimizar sua performance.

Silvia Elena Mantovani

Nutricionista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Visitante
Este tópico está agora destravado para futuros posts.




×
×
  • Criar novo...