vampiroboots Postado 6 de julho de 2007 Postado 6 de julho de 2007 Olá, preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino). É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente. Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida. Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes. Perguntas: 1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ? 2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados? Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente. Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ? Aguardo os vossos contributos!
Mestre Postado 6 de julho de 2007 Postado 6 de julho de 2007 Olá, preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino). É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente. Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida. Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes. Perguntas: 1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ? 2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados? Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente. Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ? Aguardo os vossos contributos! Dificil responder a isso, pois algumas pessoas afirmam que quando já existe a presença de pólipos benignos nesta area, que suspender o uso de Suplementos Alimentares eh indicado. Por outro lado a pessoa acaba emagrecendo com a doença, e para se combater esse emagrecimento, pensamos logo nos suplementos. Sendo que temos que analisar tbm que a Sintese Proteica que alimenta o crescimento do tumor, se dá atravez dos nutrientes que ingerimos. Duvida cruel essa. E na verdade fiquei na mesma que vc, eu não saberia responder a isso. Talvez um Medico Oncologista pudesse esclarecer isso. Mas acho eu que levando em conta que o uso de suplementos não eh indicado como prevenção para quem tem apenas ainda os pólipos benignos, o Medico não iria aconselhar o uso de Suplementos para quem já possui o cancer na região. abracos.
vampiroboots Postado 6 de julho de 2007 Autor Postado 6 de julho de 2007 Valeu Mestre ! No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso. A fase dos polipos já passou faz muito tempo É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam. Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos. A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença. Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto! - Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação?
Mestre Postado 6 de julho de 2007 Postado 6 de julho de 2007 Valeu Mestre ! No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso. A fase dos polipos já passou faz muito tempo É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam. Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos. A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença. Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto! - Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação? Quantos % do Intestino Grosso foram retirados? Pois na verdade o Intestino Grosso eh mais responsavel pela absorção da agua, enquanto o Intestino Delgado tem grande responsabilidade de absorver mesmo os outros nutrientes. abracos.
vampiroboots Postado 6 de julho de 2007 Autor Postado 6 de julho de 2007 Mestre, a % não sei mas vou investigar ! Entretanto aguardo os contributos pedidos na mensagem anterior!
vampiroboots Postado 29 de agosto de 2007 Autor Postado 29 de agosto de 2007 A resposta à pergunta: a percentagem de intestino foi práticamente 90%. Os médicos oncológicos, começam a reconhecer que durante as fases de quimioterapia os doentes apesar de se alimentarem emagrecem porque ficam desnutridos. No entanto há dificuldade em reconhecerem a utilidade dos suplementos nutricionais, essencialmente os desportivos. Perguntas: 1- Conhecem algum estudo ou podem indicar-me quais os suplementos mais indicados para este casos? 2- E sobre a toxicidade hepática (do fígado) conhecem algum estudo sobre este assunto? aguardo o vosso interesse nas respostas !
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora