Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Olá,

preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino).

É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente.

Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida.

Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes.

Perguntas:

1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ?

2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados?

Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente.

Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ?

Aguardo os vossos contributos!

• Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado
Olá,

preciso de apoio (pergunto a quem sabe de suplementos) para tentar entender se os suplementos alimentares são um bom apoio em casos de doentes oncológicos ( cancro do colón intestino).

É sabido que a evolução da doença varia da faixa etária do doente, nas crianças a doença progride muito rápidamente e nas faixas etárias mais velhas, mais lentamente.

Isto acontece porque as crianças tem uma excelente capacidade de renovação e consequente oxigenação das células e os mais idosos essa capacidade é reduzida.

Por outro lado se nutrirmos o corpo com suplementos, estamos à partida alimentar e a criar defesas que normalmente se perdem, com a doença, ou com o tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Mas por outro lado, acho que, estamos alimentar a propagação das células doentes.

Perguntas:

1- O meu raciocínio está correcto? Vale a pena suplementar o doente oncológico, para evitar a deblidade corporal ?

2- Em caso afirmativo, quais são os suplementos mais adequados?

Normalmente , há perda de apetite, o doente emagrece rápidamente.

Faz sentido em suplementar com proteinas e/ou suplementos para aumentar a massa corporar ?

Aguardo os vossos contributos!

Dificil responder a isso, pois algumas pessoas afirmam que quando já existe a presença de pólipos benignos nesta area, que suspender o uso de Suplementos Alimentares eh indicado.

Por outro lado a pessoa acaba emagrecendo com a doença, e para se combater esse emagrecimento, pensamos logo nos suplementos. Sendo que temos que analisar tbm que a Sintese Proteica que alimenta o crescimento do tumor, se dá atravez dos nutrientes que ingerimos.

Duvida cruel essa. E na verdade fiquei na mesma que vc, eu não saberia responder a isso.

Talvez um Medico Oncologista pudesse esclarecer isso.

Mas acho eu que levando em conta que o uso de suplementos não eh indicado como prevenção para quem tem apenas ainda os pólipos benignos, o Medico não iria aconselhar o uso de Suplementos para quem já possui o cancer na região.

abracos. :wink:

Postado

Valeu Mestre !

No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso.

A fase dos polipos já passou faz muito tempo

É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam.

Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos.

A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença.

Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto!

- Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação?

Postado
Valeu Mestre !

No caso concreto é dum familiar próximo, que já foi operado e foi retirado uma parte significativa do intestino grosso.

A fase dos polipos já passou faz muito tempo

É precisamente neste último troço que as fezes perdem os líquidos e solidificam.

Por um lado a absorção dos líquidos e nutrientes, ficou reduzida por outro penso que alguma coisa vai ficar absorvido pelos intestinos.

A dificuldade é entender e avaliar as vantagens da suplementação ou continua a emagrecer e não se faz nutrição ou faz-se nutrição com os sérios riscos de potenciar a evolução da doença.

Peço aos moderadores ( o Mestre já está contribuindo para a discussão)deste forum para opinarem sobre este assunto!

- Gostaria tb de conhecer experiências de membros do forum que já passaram por situações oncológicas , partilhem as vossas experiências sobre os resultados da suplementação?

Quantos % do Intestino Grosso foram retirados?

Pois na verdade o Intestino Grosso eh mais responsavel pela absorção da agua, enquanto o Intestino Delgado tem grande responsabilidade de absorver mesmo os outros nutrientes.

abracos. :wink:

• 1 mês depois...
Postado

A resposta à pergunta:

a percentagem de intestino foi práticamente 90%.

Os médicos oncológicos, começam a reconhecer que durante as fases de quimioterapia os doentes apesar de se alimentarem emagrecem porque ficam desnutridos.

No entanto há dificuldade em reconhecerem a utilidade dos suplementos nutricionais, essencialmente os desportivos.

Perguntas:

1- Conhecem algum estudo ou podem indicar-me quais os suplementos mais indicados para este casos?

2- E sobre a toxicidade hepática (do fígado) conhecem algum estudo sobre este assunto?

aguardo o vosso interesse nas respostas !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...