Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Método de consumo de Whey, Maltodextrina, Dextrose, Albumina

Post Destacado

Postado

Estou criando este tópico na expectativa de que vocês possam me ajudar a obter melhores resultados com a musculação. :)

Um pouco sobre mim: possuo um biotipo bem magro, tenho 1.76m e 60kg (não engordo nem com reza brava), e por isso comecei a fazer academia. Freqüentei-a por cerca de 3 meses e ganhei 4kg (sem suplementação alguma); achei que esse resultado poderia ter sido um tanto melhor, caso tivesse suplementado minha alimentação. Atualmente estou 3 semanas sem ir na academia e pretendo voltar em até uma semana, só que desta vez suplementando.

Eu já possuía alguma noção sobre o assunto, mas precisava me aprofundar um pouco. Após uma pesquisa e leitura extensivas sobre Whey e Malto/Dextrose aqui no fórum, elaboro o planejamento a seguir. Eu suplementarei apenas com Whey, Malto/Dextrose e Albumina pois mais do que isso já vai pesar um pouco demais no bolso.

Eis meu plano:

(o que está com fonte menor, deve ser consumido em menor quantidade)

P1) Dextrose no pós-treino imediado.

P2) Whey+Albumina junto com um pouco de Malto+Dextrose no pós-treino¹; cerca de 35min depois².

P3) Albumina+Whey antes de durmir e ao acordar³.

¹ "HÁ ESTUDOS QUE DEMONSTRAM UMA MELHOR EFICÁCIA NA ASSIMILAÇÃO DE AA'S QUANDO ASSOCIA-SE MALTODEXTRINA + DEXTROSE À INGESTÃO PROTÉICA: POR UMA CARACTERÍSTICA BIOLÓGICA CHAMADA 'OSMOLARIDADE'." fonte

² "30' A 45' APÓS O TREINO: WHEY PROTEIN COM MALTODEXTRINA²;" fonte (PS: convém ler o racícinio que leva a essa conclusão)

³ "A suplementação com proteolizados (whey protein) tem sua valia, devido a sua rápida digestibilidade (transportadores intestinais tem sua afinidade por dipeptídeos, tripeptídeos e aminoácidos), e deve ser ingerida em períodos onde a proteína é muito necessária, como por exemplo ao acordar." fonte

E eis as dúvidas:

D1) A afirmação 3 é válida? Pois penso que, ao acordar, devo ingerir proteína de consumo lento, pois ficarei um grande período carente de proteínas, das 7h até umas 11h30, na hora do almoço.

D2) Realmente vale a pena complementar com Whey o uso da Albumina? Pois 1 pote de Whey (900g) é cerca de 4 vezes mais caro que 1 pacote de Albumina (500g), portanto uma possível economia de Whey será bem-vinda. :)

D3) Esta aqui é sobre as quantidades a serem administradas:

D3.1) Devo usar um "scoop" de Whey no pós-treino ou uma quantidade mais customizada?

D3.2) Qual deve ser a quantidade de Dextrose no pós-treino imediato?

D3.3) Qual deve ser a quantidade de Albumina, ao acordar e antes de durmir?

D3.4) Qual deve ser a dosagem de Dextrose+Malto, na complementação ao Whey?

PS: A freqüência com que faço academia é 5 vezes por semana, com treino de musculação de uns 40~50 minutos. Talvez, além da musculação, voltarei a fazer bicicleta de uns 20min, se meu joelho voltar a ficar 100% (ferrei ele no leg press) =/

D4) A dúvida não respondida do colega RSK no tópico fixo sobre Whey me intrigou também:

desculpe estar voltando ao assunto, mas me oareceu ilogico esse tempo [o tempo de 35 minutos que citei] para tomar a whey.

uma whey de boa qualidade leva de 1 a 2 horas para ser absorvida pelo intestino, é certo q ela nao é absorvida so nesse, no estomago leva pelo menos 30 min, entao ofertando a proteina de 30-45min apos o treino, teremos a whey em disposiçao no nosso organismo pelo menos 1 hora apos o treino. ja´se consumirmos logo apos esse tempo se reduzira para 30min, q é qndo a absorçao sera melhor, ou estou errado?

Desde já, agradeço a todos que puderem contribuir! :( Aliás, se vc pôde ler o tópico inteiro (que ficou gigantesco) já fico muito agradecido!

Abraços

• Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Até me assustei com um tópico tão detalhado assim...

Vamos lá:

D1) Você está se prendendo muito a suplementação, você poderia economizar um bom dinheiro apenas com uma boa dieta. Em vez de consumir albumina(que o valor nutricional é incerto), essas albuminas não se sabe se tem mais proteína ou carboidrato, independente do que se diz na ficha nutricional. Coma 6 ovos cozidos(só as claras) que o resultado pode ser melhor do que o esperado com suplementos,

D2) Não vale a pena, consumir o Whey somente no pós-treino. A não ser que você esteja bem de grana. Se eu tivesse dinheiro, complementaria todas as minhas refeições com whey.

D3) Vou tentar explicar de uma maneira simples:

Whey Protein 40g

30g de Dextrose

30g de Malto

IMEDIATAMENTE após o treino.

(Retirado como base do livro Musculação - Além do Anabolismo; arte do renomado mestre Waldemar Guimaraes)

Que explica que logo após o treino se abre uma "janela de oportunidade" no organismo, ou seja, do momento que acabou o treino em média durante uns 40 minutos depois, vai ser o horário que o seu organismo mais precisa desses macro-nutrientes(carbo e proteína) e tem a capacidade de absorver mais que o normal. Então se deve tomar o whey com o carbo imediatamente após o término do treino.

Como você disse no inicio do tópico, que você quer obter melhores resultados com a musculação, aqui vai algumas dicas:

- Não tem necessidade de fazer 20 minutos de bicicleta no seu caso, que tem o metabolismo rápido como você mesmo descreveu. Você vai acabar sumindo, não precisa queimar essas calorias, pois vão fazer falta pra você.

- Não seja dependente de suplementos. Eles só servem para complementar uma dieta bem feita para os seus objetivos. O único horário em que o suplemento é indispensável, na minha opinião, é imediatamente no pós-treino. Whey + Carbo de AlgoIG(Matlo/Dextrose). De resto você pode substituir por alimentos, que além de sairem mais baratos, são muito mais confiáveis.

Deve ter faltado alguma coisa aí, mas estou de saída. Qualquer coisa,posta aí...

Postado

Certo, quanto aos ovos, (sei que vai parecer falta de vontade, mas é a verdade) tenho quase certeza que não vou ter disciplina pra fazê-los todo dia religiosamente (aliás, vc sugeriu 6 ovos por dia, isto é, 3 de manhã e 3 antes de durmir?) e também tenho o péssimo hábito de acordar menos de 5 minutos antes do que preciso sair de casa; é só o tempo de trocar de roupa/escovar dente/lavar rosto. E então saio (às 7h) de jejum e permaneço de jejum até as 11h30! Pra minimizar isso estou comprando barras de cereais e de proteína, pra tentar não ficar mais de 3h sem comer. Será que a albumina não vale a pena mesmo?

Sobre o Whey, vc me deu a resposta que eu queria, pois assim vou gastar menos $$ 8) .

E concordo plenamente sobre os alimentos, nada substitiu uma refeição completa, de comida de verdade hehe. Mas não sei porque me acontece às vezes de ficar uns períodos (dias) sem apetite algum, chego a ficar mais de 8h sem comer nada e nada de apetite. Outras vezes, fico com o apetite "normal" que toda pessoa tem, sinto fome se fico umas 2~3h sem comer e na horas das refeições estou sedento de fome, e não me sacio rapidamente. Nesses casos (quando fico sem apetite) os suplementos são uma ajuda válida, não são?

Admito que sou um caso bem problemático, eu fui no endócrino e no exame de sangue não acusou hipertireoidismo, deve ser mal de família :) (meu pai também era muito magro quando jovem), e tenho um amigo que se alimenta normal, sem suplementos, come relativamente pouco (tem medo de engordar), e tem bons resultados com a academia.

Outra coisa, duas vezes por semana eu não almoço; como apenas um lanche rápido, pois tenho aula de francês na hora do almoço. Nestes dias, como posso suprir essa deficiência na alimentação?

obrigado pela resposta!

Postado
(...)saio (às 7h) de jejum e permaneço de jejum até as 11h30!(...)

(...) acontece às vezes de ficar uns períodos (dias) sem apetite algum, chego a ficar mais de 8h sem comer nada e nada de apetite.

(...) duas vezes por semana eu não almoço; como apenas um lanche rápido, pois tenho aula de francês na hora do almoço(...)

:):(:)

Se vc não arrumar isso tudo, nada feito.

Não será que a correria do dia-a-dia, e sua ansiedade em fazer tudo na sua rotina diária de vida, não estão influenciando no seus habitos alimentares?

O Crescimento muscular está muito ligado ao nosso emocional, pois se vc eh ansioso, e não consegue nas horas corretas se concentrar e balancear seu emocional, e parar para se alimentar. O Crescimento não vem.

Postado

Tem o fator genética que é muito importante, exatamente isso que você falou, que seu pai também é magro e tal.

Só que nesse caso, você não pode arranjar desculpas mesmo. Tem que comer 5 a 6 vezes ao dia, e todas as refeições com proteína, carboidrato e gorduras. Nessas ocasiões que você não pode se alimentar, também pode ser feito o uso de suplementos. Tais como um shake proteíco com uma fruta, ou comprar um suplemento substituto de refeição como o Myoplex, que já tem as quantidades necessárias de nutrientes que suprem a necessidades de proteína, carbo, etc...

Ovo cozido demora mais ou menos 10 minutos para ficar pronto, o que demora mais é retirar a gema e depois comer todas as gemas. E os 6 ovos que eu falei, são os 6 todos de manhã, se você tiver disposto pode comer mais 6 a noite, mas eu preferia variar um pouco, pois chega uma hora que você não consegue nem sentir o cheiro de ovo cozido.

Postado

MEU COLEGA ALBUMINA PURA SEM CARBOIDRATO NENHUM E DA MARCA SALTOS. PODE TOMAR QUE É BOA. ESSA ALBUMINAS MISTURADAS AI COM GOSTO É FURADA MESMO. SE LIGA QUE TM MUITO WHEY PROTEIN AI FRAUDULENTO. PARA MIM UM PRODUTO NACIONAL QUE ACHEI BOM FOI O AGE PACK DA NUTRILATINA OK. AGORA SE TIVER DINHEIRO SÓ NO GRINGO AI VOÇê PODE ACHAR VPX, BSN, LABRADA ENTRE OUTRAS.

Postado

MESTRE, concordo com vc! A correria fica maior mais nesses dias em que faço a aula de francês, pois como só um lanche em vez de uma refeição completa. Minha faculdade é período integral, mas eu não trabalho, então nos outros dias até que dá pra levar. Só em semana de provas que fica complicado, aí é uma podreira só, tanto é que nem vou pra academia, fico dias sem durmir, me alimento muito mal, etc. Mas entre não fazer academia e fazer (e agora com suplementação), é melhor fazer não é? Mesmo com esse estilo de vida nada exemplar deu pra ganhar 4kg, que apesar de não muito expressivo já foi um resultado, não acha?

BroncoCuritiba, vc quis dizer "retirar as gemas e comer todas as claras" certo? Se eu comer 6 gemas por dia (30 por semana), eu morro de colesterol :lol:

Dei uma olhada nesse Myoplex, e achei bem carinho. Eu estava pensando em usar Albumina mesmo e, nesses dias em que apenas lancho no almoço, caprichar no lanche pré-treino (certa de 1h30 antes do treino), o que acha?

homem verde, eu pretendia comprar da Salto's mesmo! Eu fiz uma pesquisa por marcas aqui no fórum e o pessoal recomenda em peso essa Salto's. Pros outros suplementos, vou comprar as seguintes marcas: Universal, Optimum, Designer ou EAS para Whey; D.N.A. para Malto e Dextrose. Está bom assim essas marcas?

Postado
MESTRE, concordo com vc! A correria fica maior mais nesses dias em que faço a aula de francês, pois como só um lanche em vez de uma refeição completa. Minha faculdade é período integral, mas eu não trabalho, então nos outros dias até que dá pra levar. Só em semana de provas que fica complicado, aí é uma podreira só, tanto é que nem vou pra academia, fico dias sem durmir, me alimento muito mal, etc. Mas entre não fazer academia e fazer (e agora com suplementação), é melhor fazer não é? Mesmo com esse estilo de vida nada exemplar deu pra ganhar 4kg, que apesar de não muito expressivo já foi um resultado, não acha?

Ola amigo.

Nossas vidas as vezes não nos deixam fazer oque eh mesmo necessário para o crescimento muscular.

Vou apenas citar oque acho que eh necessário. Claro que sei que vc não vai poder fazer isso que vou citar abaixo. Mas depois no final explico qual eh minha ideia.

A Musculação eh uma atividade de 24 horas diárias, onde a cada minuto do dia temos que pensar se estamos fazendo tudo correto para ter melhor crescimento possivel.

Se Alimentar; Domir as horas necessárias para seu corpo; Treinar; Evitar stress desnecessário; Não ficar ansioso ao longo do dia; mantendo tbm seu emocional equilibrado em todas as areas da vida.

Vc deve estar se perguntando:

- Nos dias atuais, e vivendo na cidade tendo que estudar e trabalhar em alguns casos, tendo familia amigos e relacionamentos pessoais e etc...; QUEM VAI CONSEGUIR FAZER OQUE CITEI ACIMA TUDO PERFEITO???

- Um profissional do Fisiculturismo consegue, pois ele vive para isso, e só faz isso podendo se concentrar então em todos os fatores que citei acima, tendo assim uma disciplina ao crescimento em 100%.

Agora nós pobres mortais que não somos profissionais do Fisiculturismo, estamos sempre tentando chegar o mais perto possivel do perfeito, durante as 24 horas do dia e 7 dias por semana.

Portanto acho que vc deve continuar sua vida corrida como eh, e quando possivel tentar adaptar usando sua criatividade, às necessidades que vc já sabe que são essenciais para crescer.

Claro que vc não vai poder fazer tudo perfeito como faz um profissional do Fisiculturismo, mas vc pode tentar de uma forma ou de outra, adaptar-se como puder.

Eu não sou a favor do uso de suplementos para substituir refeições, pois vejo que a alimentação eh mais importante que qualquer suplemento.

Mas no seu caso, como eh um caso extremo, tente o maximo que puder estar ligado tbm um pouco no seu corpo melhorando sua dieta, e quando não puder seja inventivo usando sua criatividade, e tentando com isso chegar o mais perto possivel de um ambiente favoravel ao crescimento.

E se precisar para isso fazer uso de suplementos ao longo do dia, no seu caso que eh um caso extremo, faça.

- Whey e Malto no pós treino.

- Albumina antes de dormir(Saltos ou alguma outra marca de Albumina pura, que existe sim no mercado. E se for comer Ovos, coma somente as Claras e sempre cozidas.)

- Um Hipercalorico para as horas onde vc perceber que sua dieta está precaria naquele momento.

- Procure tbm não ir treinar desnutrido, se não tiver como fazer uma refeição completa com cerca de 1 hora antes do treino, que eh o ideal; tente ao menos alguma outra opção que esteja ao seu alcance, mas nunca treine desnutrido.

Mas tente tbm perder um tempinho para fazer algumas refeições melhores, o café da manhá eh muito importante e tente melhora-lo um pouco.

Outra refeição que acho que vc deve tentar dar um enfase e faze-la a qualquer custo, eh a primeira refeição após o treino que eh demais importante(mesmo vc usando Whey e Malto imediatamente após o treino que vc deve e vai fazer).

Alias, as 6 primeiras horas pós treino são muito importantes.

Procure tbm avitar ansiedades e ficar longos periodos sem comer, pois nessa hora as vezes não eh falta de tempo, e sim ansiedade demais em fazer as coisas todas do seu dia que lhe tira o apetite.

Boa Sorte com tudo, e continue treinando sim. :wink:

Postado

MESTRE, que bela dica de vida! Vou tentar usar todo o meu jogo de cintura e inventividade sim pra suprir as constantes deficiências (não só alimentares) do meu estilo de vida. Vou tentar começar a acordar meia hora mais cedo pra poder fazer um café da manhã. Todos dizem que é a refeição mais importante do dia! E eu nunca o faço :x

Depois do treino eu sempre fazia uma bela refeição, basicamente de muito arroz com feijão e 2 bifões (frango e carne geralmente, às vezes salmão grelhado), geralmente também com tofu e couve/bróculis. Mas eu tenho certeza que deve ter muitas vitaminas e minerais que nunca tomei na vida, e sei que, assim como os suplementos, elas são importantíssimas pois intermedeiam muitas reações químicas da digestão! Minha dieta é bem pobre em legumes e verduras também. Vou tentar inserir mais variedade nos meus pratos. Estava pensando em comprar aquele Centrum, vc acha que é um investimento válido?

Postado
MESTRE, que bela dica de vida! Vou tentar usar todo o meu jogo de cintura e inventividade sim pra suprir as constantes deficiências (não só alimentares) do meu estilo de vida. Vou tentar começar a acordar meia hora mais cedo pra poder fazer um café da manhã. Todos dizem que é a refeição mais importante do dia! E eu nunca o faço :x

Depois do treino eu sempre fazia uma bela refeição, basicamente de muito arroz com feijão e 2 bifões (frango e carne geralmente, às vezes salmão grelhado), geralmente também com tofu e couve/bróculis. Mas eu tenho certeza que deve ter muitas vitaminas e minerais que nunca tomei na vida, e sei que, assim como os suplementos, elas são importantíssimas pois intermedeiam muitas reações químicas da digestão! Minha dieta é bem pobre em legumes e verduras também. Vou tentar inserir mais variedade nos meus pratos. Estava pensando em comprar aquele Centrum, vc acha que é um investimento válido?

Isso ai amigo.

A forma inventiva com que vc escreveu sua primeira postagem neste topico, já provou que vc tem capacidade para usar sua criatividade, para criar um ambiente mais favorável ao crescimento, adaptando com oque vc tiver às mãos.

Eu não sou muito a favor do uso de Centrun e outros suplementos Vitaminicos, pois até já comentei no Blog que escrevo sobre isso no tema de Medicina Ortomolecuar. Mas no seu caso acho que seria de grande valia.

Eu costumo sim suplementar em mim Vitaminas e Minerais, mas apenas em momentos ocasionais.

Mas no seu caso específico, acho que um Centrum seria sim bem vindo.

abracos e sucessos nas suas atividades. :wink:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...