Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

A soja é tão boa para a manutenção da musculatura quanto a proteína derivada do soro do leite (whey protein)

A proteína de soja é tão efetiva para a manutenção da massa muscular após o treino de resistência quanto a proteína do trigo ou whey protein. Este é o resultado de um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Indiana no Jornal de Nutrição, este mês*.

Se o objetivo do atleta é o ganho muscular, é importante que o mesmo consuma alimentos fonte de proteína após o atividade física afim de acelerar a síntese de fibras musculares. Muitos atletas e praticantes de atividades físicas em várias modalidades optam por suplementos com proteínas do soro do leite, já que os mesmos são facilmente digeridos aumentando, teoricamente, a velocidade com que as fibras musculares são depositadas.

Geralmente, estes atletas optam pelas proteínas animais por acreditarem que as de origem vegetal (como a soja), não seriam tão eficientes. Porém, neste estudo os pesquisadores conseguiram confirmar que tanto as proteínas de origem animal quanto as de origem vegetal tem o mesmo efeito. Os estudiosos alimentaram grupos de camundongos, que se exercitaram por 2 horas consecutivas em um globo giratório, com suplementos de soja ou de proteína do leite. Os efeitos da suplementação com proteína do leite e com proteína de soja foram os mesmos em termos de síntese muscular.

Como o estudo foi feito em ratos, outros experimentos são necessários para confirmar os achados em humanos, porém as expectativas são de que realmente a proteína da soja seja tão eficiente quanto a proteína do leite, o que é uma vantagem para as pessoas alérgicas ao leite, ou que preferem, por qualquer motivo, diminuir o consumo de suplementos oriundos de fontes do reino animal.

Fonte: Anthony, T.G.; McDaniel, B.J.; Knoll, P.; et al. Feeding Meals Containing Soy or Whey Protein after Exercise Stimulates Protein Synthesis and Translation Initiation in the Skeletal Muscle of Male Rats. J. Nutr., v. 137, p. 357-362. Fev, 2007.

Site: http://andreiatorres.blogspot.com

*Atenção: O mês em questão é fevereiro de 2007.

Bem, fica aí a dica galera. Eu sei que o teste foi em ratos, mas como disse a nutricionista, o desempenho em humanos tem sido semelhante. Além do que acho o custo benefício mais interessante (uma soy protein da optimum é em média 40 reais mais barata que a whey da mesma marca).

Abraços :lol:

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado
Muitos atletas e praticantes de atividades físicas em várias modalidades optam por suplementos com proteínas do soro do leite, já que os mesmos são facilmente digeridos aumentando, teoricamente, a velocidade com que as fibras musculares são depositadas.

Talvez esse seja o X da questão. A tal VELOCIDADE.

Postado

O problema da soja é a presença desse fitoestrogênio...já li algumas coisas a respeito que o seu excesso pode ocasionar ate crescimento de mamas. Nao deve ser positivo pra quem pretende criar massa muscular...por precauçao, passo longe de qualquer coisa com soja....

Postado
O problema da soja é a presença desse fitoestrogênio...já li algumas coisas a respeito que o seu excesso pode ocasionar ate crescimento de mamas. Nao deve ser positivo pra quem pretende criar massa muscular...por precauçao, passo longe de qualquer coisa com soja....

Vc tambem leu aquela matéria da men's health de julho né?

Qualquer homem que ler ela passa longe de soja.

Postado

Eu não sou tão radical assim com soja, de vez em quando tomo aqueles sucos com soja... mais pelo gosto mesmo, mas não é rotina, não faz parte da minha dieta e a quantidade de soja que tem em um copo de 200ml não é de preocupar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...