Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PROTEINAS sao todas iguais?

treinandoserio

Post Destacado

Postado

ao ler rotulos de diversos tipos de alimentos vc deve ter reparado que eles apresentam certas quantidades de proteina, por exemplo: o atum tem 12g de proteina a cada 60g ingerida, a soja tem 25g de proteina a cada 50 ingerida, o frango tem 21g de proteina a cada 100g ingerida....

ao ler todos esses rotulos agente se pergunta "sera que proteina é tudo igual independentemente da fonte!?"

e a resposta é.....NÃO!!! cada fonte proteica apresenta diferentes niveis de absorviçao de uma olhada na tabela

ALIMENTO %PROTEINA POR PESO %DE PROTEINA ULTILIZADA

OVO>>>>>>>>12>>>>>>>>>>>>>>94

LEITE>>>>>>>>4>>>>>>>>>>>>>>82

PEIXE>>>>>>>18-25>>>>>>>>>>>>80

QUEIJO>>>>>>>22-36>>>>>>>>>>>70

ARROZ INTEGRAL>8>>>>>>>>>>>>>70

CARNE E AVES>>19-31>>>>>>>>>>>68

FARINHA DE SOJA>42>>>>>>>>>>>>61

( o soro do leite, um derivado lácteo,que é um produto refinado tem ainda mias proteina ultilizavel do que os ovos)

caso vc nao tenha entendido a tabela eu vou explicar, ela diz que por exemplo , um ovo comtém apenas 12% de proteína por peso (12% de um ovo é proteina) Ainda assim devido ao balanço especifico de aminoácidos presentes naquela proteina ,94% dela pode ser usada pelo corpo, em contraste com isso 42% da farinha de soja é proteína porém o corpo so pode ultilizar 61% desse tipo de proteína.

portanto ,há uma grande diferença entre quanta proteína um alimento contém e quanto dessa proteína voçe realmente utiliza para formar músculos

vejamos aki outra tabela , essa mostra o ranking das proteinas

ALIMENTO____ÍNDICE PROTÉICO

OVOS>>>>>>>>>>100

PEIXE>>>>>>>>>>70

CARNE MAGRA >>>>69

LEITE DE VACA >>>60

ARROZ INTEGRAL>>57

ARROZ BRANCO>>>56

SOJA>>>>>>>>>>47

TRIGO INTEGRAL>>44

AMENDOIM>>>>>>43

FEIJÃO>>>>>>>>>34

BATATA INGLESA>>34

fonte=enciclopédia fisiculturismo e musculaçao(exelente livro tem mais de 800 paginas , foi escrito pelo arnold tem treinos dietas,etc 35anos de dedicaçao do schwarzenegger estao escritos nessa enciclopedia)

eu sei que essas tabelas ficaram mal feitas + espero tem repondido essa duvida sobre as proteínas :)

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...