Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a função da Melatonina? Pros e contras etc...


Careca

Post Destacado


Melatonina e saúde << voltar

>> Introdução

A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio que é produzida na glândula pineal (localizada profundamente no cérebro) e por outros tecidos, como o aparelho gastrointestinal. Ela está relacionada, de várias formas, com o ritmo circadiano e a regulação fisiológica do organismo, ajustando e mantendo o relógio biológico que administra o ritmo de funcionamento do corpo. Do ponto de vista experimental, a melatonina modifica a imunidade, a resposta ao estresse e algumas características do processo de envelhecimento.

No contexto clínico, tem sido utilizada nos distúrbios do ritmo biológico, alterações relacionadas ao sono e o câncer. Ela possui vários e significativos efeitos biológicos. Foi lançada no mercado em 1993. Na área de distúrbios do sono, a melatonina tem se mostrado eficaz no tratamento de uma condição denominada síndrome da fase do sono retardada e na correção de alterações do ritmo circadiano ligados a mudanças de fuso horário e pelo trabalho. Os pesquisadores estudaram os efeitos anti-câncer da melatonina, que parece funcionar em conjunto com a vitamina B6 e o zinco, opondo-se à degradação do sistema imunológico proporcionada pelo envelhecimento.

Um trabalho recente descreve a utilização da melatonina no tratamento dos distúrbios do sono em crianças hiperativas e com comprometimento neurológico: pequenas doses noturnas corrigem as alterações do sono, e os investigadores observaram uma melhora no humor e um posicionamento social favorável e mais estável em crianças que receberam melatonina. A melatonina também pareceu promissora no tratamento de problemas femininos, como a osteoporose, a síndrome pré-menstrual, e até mesmo o controle da natalidade. Por se tratar de um dos principais hormônios anti-estresse, participa ainda das funções adaptativas e estimulantes.

>> Bioquímica da melatonina

A melatonina estabiliza e sincroniza a atividade elétrica do sistema nervoso central. Por outro lado, a ausência da glândula pineal predispõe os animais a crises convulsivas. Muitos defendem que a pineal, atuando não apenas através da melatonina, é uma "estrutura tranqüilizadora que suporta o equilíbrio do organismo", agindo como um órgão sincronizador, estabilizador e moderador. Isso sugere que a melatonina pode ter muitas aplicações em condições onde é importante estabilizar e harmonizar a atividade cerebral.

>> Contra-indicações

Ainda existem poucos dados sobre as influências indiretas da melatonina a longo prazo sobre o organismo. As pessoas devem descobrir qual é a melhor dose individual, iniciando-se com cerca de 3mg por dia. A melatonina tem de ser tomada à noite, de preferência algumas horas antes de dormir (17-20h). A dose ideal pode variar bastante entre pessoas diferentes, aparentemente devido a variações no metabolismo hepático dessa substância. A velocidade do metabolismo é fundamental para o incremento nas doses com o decorrer do tempo.

Alguns trabalhos recentes relatam alguns distúrbios do sono, principalmente pesadelos, com a utilização de altas doses de melatonina. Esses estudos foram publicados principalmente sob a forma de relatos de caso, mas devem ser levados em consideração por pessoas que acreditam não existirem efeitos colaterais. Deve-se lembrar que todas as drogas, particularmente quando utilizadas com doses inadequadas, apresentam efeitos colaterais.

>> Desempenho esportivo

Um dos aspectos mais importantes para o desempenho adequado (e um dos menos praticados) é o conceito de padrão de sono regular. Acredita-se que os atletas exigem muito do seu corpo e não dormem adequadamente, limitando a sua performance e a longevidade.

>> A melatonina e a saúde em geral

Hoje em dia, as pessoas têm uma vida cheia de estresse. Estima-se que cerca de um quarto da população apresenta distúrbios do sono. Além disso, a melatonina parece ser promissora para indivíduos portadores de doenças crônicas e os aspectos psicológicos negativos do estresse. Conseguir uma boa noite de sono ajuda bastante no processo de melhora. Os profissionais da área de saúde devem estar familiarizados com os benefícios e os efeitos colaterais do uso da melatonina, além das doses iniciais recomendadas. A ingestão durante o dia pode exacerbar as lesões provocadas pela luz em receptores dos olhos. Para a maior segurança, a melatonina deve ser tomada à noite.

>> Aumentando a produção de melatonina

A lista a seguir apresenta algumas observações relacionadas à produção de melatonina. Observando essas recomendações, é possível aumentar a produção de melatonina natural durante o transcorrer do dia.

Aproveite mais a luz do dia pela manhã. Dormir excessivamente pode dificultar a distinção entre a noite e o dia, reduzindo a amplitude dos ciclos sono-vigília.

Permaneça ativo durante o dia, restringindo os cochilos durante o dia a não mais que 30 minutos. A atividade física diminui a produção de melatonina durante o dia e atua também elevando a temperatura corporal.

Tente exercitar-se pela manhã, e não à tarde. A glândula pineal funciona como um relógio que precisa ser ajustado todos os dias. O melhor modo de fazê-lo é a combinação de luz e atividade física.

Evite a ingestão de cafeína e bebidas alcóolicas durante a noite.

Dê preferência a refeições maiores e ricas em proteínas durante o dia, comendo em menor quantidade uma dieta rica em carboidratos à noite. Os carboidratos promovem a produção e oferta de triptofano ao cérebro, aminoácido a partir do qual são produzidas a melatonina e a serotonina.

O jantar deve ser servido bem antes da hora de dormir. A digestão aumenta a temperatura do corpo, dificultando o sono.

Evite atividade física ou mental excessiva após as 18 horas. A liberação de hormônios ligados ao estresse provocado por essas atividades interfere com a produção de serotonina e melatonina.

Referências

1. Barnett, ER. (pub). Physician's Desk Reference for non-prescription drugs. Medical Economics Co. 1990.

2. Herbert, J. The age of dehyroepiandrosterone. Lancet. 345:1193-94, 1995.

3. Lewis, A.E., Cloutre, D. Melatonin and the biological clock. Keats Good Health Guide. Keats Publishing, New Canoon, CT. 1996.

Editôra responsável:

Dra. Elisabete F. Almeida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

A Melatonina é um homonio não anabolico que controla o ciclo biológico do ser humano.

Sua quantidade é maior no periodo noturno e vai diminuindo quando acordamos, ela é o hormonio que faz com que o ser humano consiga dormir.

Algums fatores resultam em uma produção de Melatonina, entre eles quando não há luz batendo da retina do olho, ou seja no escuro. Por este motivo que sua quantidade é maior a noite, e quando fechamos os olhos conseguimos dormir.

Ela é produzida pela glandula Pineal que se localiza no cerebro, esta glandula produz a Melatonina apartir do neutransmissor Serotonina, que por dua vez é sintetizado apartir do aminoácido Triptofano. Portanto baixas doses do aminoácido Triptofano podem causar insonia, o leite é rico em Triptofano, daí pode ter surgido a ideia de que um copo de leite a noite possa induzir ao sono.

Como já dissemos anteriormente a Melatonina é responsavel pelo ciclo biológico que consiste em dormir e acordar, que casa com o ciclo natural do dia e da noite.

Existe um hormonio que ajuda a Melatonina neste controle do ciclo biológico, ele é o Cortisol, logo pela manhã quando acordamos os niveis de Melatonina já estão bastante baixos e quando abrimos os olhos e captamos os primeiros raios de sol da manhã, nesta fase o corpo libera um quantidade extra de cortisol que vai fazer com que a pessoa disperte mais rapidamente.

Portanto a Melatonina e o Cortisol controlam nosso relógio biológico que distingue o ciclo do dia e da noite.

Este ciclo pode facilmente ser quebrado, e nos dia de hoje isto é muito comum, isto ocorre em pessoas que trabalham a noite, ou fazem viajens de avião que auteram o fuso horário.

No caso de quem trabalha a noite existe uma quebra neste ciclo, pois ocasionalmente e quando estamos sob estress, condições que ocorrem quando trabalhamos, o corpo libera cortisol para ajudar a pessoa a lidar com a situação, agora para quem trabalha a noite isto é ruim, pois esta pessoa vai ter neste momento dois hormonios agindo um contra o outro o Cortisol e a Melatonina o que pode acarretar problemas de saude a medio e longo prazo.

A Melatonina começou a ser usada como suplemento alimentar para resolver um problema muito comum que foi citado acima, que é o probelma de quem viaja de avião e atravessa vários fusos, imagine você saindo a noite às 00:00 de São Paulo e vai para para Moscou que possui um fuso de 6 horas de diferença, quando você chegar lá estara de dia, mas seu corpo ainda estará com grandes doses de Melatonina pois para ele ainda é de noite, este desequulibrio é chamado de “Jet Leg”.

Para corrigir o problema do Jet Leg é que a melatonina foi usada pela primeira vez como suplemento, pois o corpo demora cerca de 3 dias para adaptar o relógio biológico para o novo fuso, e como uso de Melatonina este tempo pode ser diminuido.

Na musculação a Melatonina é usada para induzir o sono, pois um sono tranquilo é fundamental para quem pratica musculação, porque é durante o sono que o corpo libera o GH, um dos homônios anabolicos naturais do corpo humano.

Aconselha-se o uso de 2mg a5mg de Melatonina para induzir o sono, sendo que a dose deve ser ajustada de acordo com a pessoa, pois a capacidade e entrar em estado de sono muda de pessoa para pessoa.

Quando formos comprar Melatonina devemos dar preferência para as que possuem Vitamina B6 junto na sua formulação, pois a vitamina B6 aumenta o efeito da Melatonina.

Por Mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

A Melatonina regula o Sono e fortaleçe o sistema imunológico

A Melatonina é uma hormônio produzido pela glândula pineal, que tem o tamanho de uma pequena ervilha e situa-se no centro do cérebro. A secreção da Melatonina produz-se durante a noite em resposta à obscuridade. Atinge um nível máximo no meio da noite, depois diminui até à manhã. A síntese e a entrada em circulação da Melatonina, são inibidas pela luz: é o hormômio do ritmo circadiano.

O que realmente é a Melatonina?

A Melatonina é um hormônio liposolúvel e hidrosoluble que o organismo metaboliza de maneira notavelmente rápida. A produção de Melatonina diminui com a idade. Quando o homem envelhece, a glândula pineal calcifica-se e produz cada vez menos Melatonina.

Os níveis de Melatonina são muito abundantes nas crianças, diminuem a partir da puberdade e reduzem-se seguidamente mais que 90%, até à idade de 70 anos.

Pare que serve a Melatonina?

A Melatonina regulariza e controla o nosso relógio biológico: melhora o sono, estimula o sistema imunológico e protege o sistema nervoso central. Em estudos em Vitro, a Melatonina mostrou uma atividade que não muda, em sete tipos diferentes de células humanas câncerosas, incluindo as do seio e próstata. A Melatonina influencia tão positivamente os sistemas reprodutores, cardiovasculares e neurológicos. O Melatonina é um antioxidante extremamente potente e versátil, que protege cada parte da célula e cada célula do organismo, incluindo os neurônios.

Mais de 100 doenças degenerativas (incluindo as cataratas, a deterioração macular da retina, a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a osteosdistrofia, etc.... ) são associadas a redução das defesas antioxidantes do organismo. A oxidação é também um dos factores principais do processo de envelhecimento! Com efeito, a Melatonina pode ser, com o DHEA, o produto mais efetivo de prevenção a saúde , o mais eficaz e o mais caro barato que existe!

A Melatonina sob a forma de suplemento e os seus benefícios

A Melatonina é exactamente um produto de síntese idêntico ao hormonio producido naturalmente pela glândula pineal, que traz múltiplos benefícios:

Contra a insónia: A Melatonina é a melhor e a mais certa dos indutores de sono disponíveis, é eficaz em uma hora em 90% dos usuarios. O sono facilitado pela Melatonina é natural, mais correctivo e de melhor qualidade que o sono provocado por soníferos. Os utilizadores de Melatonina arcordam sempre dispostos e bem descansados.

A Melatonina é particularmente eficaz para acabar com as perturbações do ritmo circadieano que resultam do trabalho noturno.

A Melatonina neutraliza os efeitos do tensão e reduz o declínio gradual do sistema imunológico que o acompanha.

Numerosos estudos demonstram que o Melatonina protege contra o câncer e contra os efeitos tóxicos da quimioterapia. Restaura o funcionamento do tiróide e aumenta a população de linfócitos T. A pesquisa mostra também que suplementos de Melatonina permitem reduzir a hipertensão, para resistir melhor os resfriados, e mais geralmente, de prevenir ou resistir melhor grandes números de doenças associadas ao envelhecimento.

Há efeitos colaterais?

O Melatonina em suplemento dietético está notavelmente certo e privado de efeitos colaterais. Certamente, é desaconselhado conduzir ou utilizar instrumentos perigosos após ter consumido da Melatonina, dado que esta induz o sono e, consequentimente, diminui a rapidez da reacção. Um estudo realizado na Holanda sobre uma população de 5.000 mulheres acaba de demonstrar definitivamente que a Melatonina, mesmo em quantidade significante e por muito tempo, pode ser utilizado sem perigo. Estas mulheres tomaram 75 mg de Melatonina por dia durante 5 anos, demonstrando que com esta dosagem ao Melatonina inibe a produção de estrogénios. Nenhum efeito adverso foi constatado.

Melatonina ou soníferos?

Sendo o contrario dos soníferos, a Melatonina, em doses adequadas, induz um sono natural e fisiológico que sincroniza novamente o ritmo circadiano. Melhora a rapidez endormissement bem como a duração e a qualidade do sono. O Melatonina não cria hábito nem dependência. Em contraste, os soníferos retiram a fase essencial do sono consagrada ao sonho, requerem a tomada de doses cada vez mais elevadas, criam uma terrível dependência, e podem mesmo matá-los, se abusa.

Qual é a quantidade recomendada?

As necessidades individuais variam significativamente: 1 à 3 mg são suficiente geralmente para induzir o sono. Se tem um pouco de dificuldade para acordar no dia seguinte, é que tomou masi que o necesário. Se não dormir suficientemente, pode aumentar a vossa dose. Utilizem o vosso bom senso para adaptar o vosso consumo às necessidades do vosso organismo. Mas, o melhor meio para conhecer a vossa necessidade exacta é o exame de saliva (método médico preciso para restabelecer o vosso nível óptimo de melatonina).

Quando é necessário tomar a Melatonina?

Tomem sempre a vossa Melatonina a noite. Tomar da Melatonina de dia poderá gerar sonolencia e te deixar dissincronizado. Tome a Melatonina uma hora antes de ir deitar.

Quem não deve tomar Melatonina?

As mulheres grávidas ou amamentando, as crianças, as pessoas com perturbações mentais graves e doenças auto-imunológicos devem abster-se de tomar suplementos de Melatonina.

Como posso estar certo de que estou obtendo uma Melatonina de boa qualidade?

Atenção aos produtos que pretendem vim da Melatonina "natural" ou dos extractos de glândula pineal. Estes produtos de origem animal podem ser contaminados. A síntese da Melatonina é realizada a partir de ingredientes de qualidade farmacêutica por laboratorios. A sua estrutura molecular e a sua actividade fisiológica são exactamente idênticas às do Melatonina produzido pelo organismo.

O nosso Melatonina é um produto de qualidade farmacêutica garantida, de uma pureza superior à 99.5%.

Ver Qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...