Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que é Homeostase


Otavio Bortolin

Post Destacado

repassando....

 

 

A homeostase é o equilíbrio mantido pelo organismo em seu conjunto, este termo também pode ser descrito como estado estável ou estado de equilíbrio, veja, o metabolismo pode ser definido como um conjunto de transformações fisiológicas no organismo através de estímulos externos ou internos, ele é dividido em anabolismo (construção) e catabolismo (degradação).

 

O processo de catabolismo ocorre através do estímulo que gera algum estress, na seqüência, em resposta, o organismo busca causar o anabolismo que gera uma supercompensação, preparando o organismo para estímulos mais elevados.

Isso é representado pelos estímulos externos dos exercícios físicos.

 

A homeostase é bastante visualizada nas academias de musculação, onde praticantes de várias idades, sexo e outras particularidades especificas,acabam realizando o mesmo método de treinamento sem direcionar seus objetivos.

Um exemplo disso é o famoso 3X10 (três séries de dez repetições em cada exercício), utilizado por vários ainda.

 

O princípio básico da hipertrofia muscular é quebrar a homeostase (equilíbrio), agredindo, por assim dizer, as fibras musculares e como resposta bioquímica o anabolismo (crescimento). Os descansos insuficientes entre as séries, ou a insistência em um número fixo de repetições, podem provocar uma resposta bioquímica contrária de destruição da fibra muscular conhecida como catabolismo.

 

O estímulo certo no tempo certo é capaz de produzir respostas hormonais satisfatórias, especialmente no que diz respeito ao GH (hormônio de crescimento), a insulina e a testosterona, hormônios intimamente ligados à hipertrofia muscular.

 

 

 

Literatura sugerida:

 

 

Matos, D. C, - Dicionário de educação física, desporto e saúde. 1ºEdição, Rio de Janeiro, Ed. Rubio, 2005.

 

Rodrigues, C. E,- Musculação, métodos e sistemas. 3ºEdição, Rio de Janeiro, Ed. Sprint, 2001.

Guimarães, W. M,-Musculação: Além do anabolismo.2ºEdição, Rio de Janeiro, Phorte editora, 2003.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...