Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DORSIFLEXÃO E LESÕES NO TORNOZELO


torque

Post Destacado

Postado

Recentemente estive conversando com um professor-doutor da Escola Paulista de Medicina e ele comentou comigo a respeito de uma

pesquisa feita com uma equipe de voley sobre a frequencia e gravidade das lesões de tornozelo entre os seus atletas, sendo que uma parte deles

além dos exercícios rotineiros de musculação , passou também a realizar exercícios com sobrecarga de dorsiflexão. A pesquisa mostrou que entre os atletas que passaram a incorporar os exercícios de dorsiflexão em sua rotina de treinamentos, teve menor número de entorses e lesões de tornozelo, além do que, os que o tiveram, tiveram em menor gravidade.

Se pensarmos bem, a articulação do tornozelo é a única do corpo em que só se trabalha a musculatura posterior(tríceps sural) responsável pelo movimento de flexão plantar.Não conheço nenhum livro que mostre o trabalho da musculatura anterior( tibial anterior,extensor dos dedos,extensor do hálux) responsável pelo movimento de dorsiflexão.Também nunca vi em nenhuma academia um aparelho específico ou alguém trabalhando essa musculatura,que poderia facilmente ser trabalhada como agonista com a utilização de adaptadores

fixados no pé e o uso de cabos e polias.Esse fato não cria realmente um desequilíbrio muscular que favorece o acometimento de lesões ? Gostaria de ouvir a opinião dos moderadores e usuários.


  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta
Postado

com certeza,o desequilibrio muscular é um grande responsavel e o outro é falta de propriocepcao,coisa resolvida apos o treinamento incorporado.

Postado
com certeza,o desequilibrio muscular é um grande responsavel e o outro é falta de propriocepcao,coisa resolvida apos o treinamento incorporado.

vitz, o que não dá pra entender é por que, com a evidência da importância do exercício de dorsiflexão na busca do equilíbrio e estabilização da articulação do tornozelo,ainda não há(pelo menos que eu saiba), um aparelho específico nas academias que trabalhe isolando essa musculatura e, mesmo sem ele , seria possível, com o uso de cabos, polias e adaptadores, improvisar tais exercícios.

Por que nas academias os professores continuam prescrevendo apenas o trabalho do tríceps sural e esquecendo-se dos extensores?Afinal, esse desequilíbrio muscular pode favorecer o surgimento de lesões até mesmo durante uma simples caminhada, onde todos estão sujeitos a ter um entorse de tornozelo.Um abraço.

Postado

é torque infelizmente muitos nao se atualizam ou nao querem ser os diferentes,querendo provar sua qualidade pelo tamanho dos musculos e nao pela qualidade do seu trabalho.está mais do que provado que o desequilibrio muscular é uma grande fonte de lesoes porem nada se faz a respeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar novo...