Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pela última vez, enzicoba e cobavital - bulas


Post Destacado

ENZICOBA 1 mg

Cobamamida. Anabolizante Não Esteróide. Emb. com 12 e 40 microcomprimidos de 1 mg.

FORMA FARMACÊUTICA, COMPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES

ENZICOBA 1 mg microcomprimidos (cobamamida) - cada microcomprimido contém 1mg de cobamamida (coenzima da vitamina B12) - embalagem com 12 e 40 microcomprimidos.

ENZICOBA 5 mg microcomprimidos (cobamamida) - cada microcomprimido contém 5mg de cobamamida (coenzima da vitamina B12) - embalagem com 20 microcomprimidos.

Excipientes: lactose, amido, polivinilpirrolidona, sacarina, ciclamato, bióxido de silício, estearato de magnésio, essência de cereja.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

A cobamamida atua nos distúrbios metabólicos do crescimento e desenvolvimento. O produto deve ser mantido em sua embalagem original ao abrigo da luz, umidade e calor. O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Não há contra-indicações para uso da cobamamida durante a gravidez e lactação.

O ENZICOBA (cobamamida) é muito bem tolerado, sendo praticamente desprovido de efeitos adversos. De qualquer modo, se surgir qualquer reação desagradável informe imediatamente seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A cobamamida (coenzima da vitamina B12) é um cofator presente em condições fisiológicas em vários tecidos animais e no homem. Esta substância possui a propriedade de intervir nos processos metabólicos da síntese protéica, especialmente realizados no fígado, sendo essencial para o crescimento e para o eutrofismo do parênquima hepático.

Sendo um composto anabolizante, a cobamamida se diferencia de outras substâncias anabolizantes como os esteróides, por não possuir os inconvenientes destes (virilização, hirsutismo, pseudo-hermafroditismo etc.). Estimula o anabolismo celular ativando a síntese protéica, tornando positivo o balanço nitrogenado, favorecendo o uso de glicídios e lipídios. Tem efeito notável sobre o sistema hematopoético e sobre a crase sangüínea (ação antianêmica), além de agir nos sistemas nervoso central e periférico (ações neurotrófica e neurorregeneradora).

INDICAÇÕES

Hipotrofia de prematuros e lactentes; atraso do crescimento e distrofias das crianças.

Períodos de convalescença de adultos, após doenças infecciosas ou intervenções cirúrgicas. Em quadros de astenia, anorexia e afecções caquetizantes.

Em hepatopatias e nefropatias. Em geriatria. Na gravidez, nos períodos de puerpério e lactação. Nas anemias macrocíticas e megaloblásticas.

CONTRA-INDICAÇÕES

HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A COBAMAMIDA OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA.

PRECAUÇÕES

NÃO SÃO CONHECIDAS PRECAUÇÕES ESPECÍFICAS.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

NÃO HÁ RELATOS DE OCORRÊNCIA DE INTERAÇÕES CLINICAMENTE RELEVANTES.

REAÇÕES ADVERSAS

AINDA NÃO SÃO CONHECIDAS A INTENSIDADE E FREQÜÊNCIA DE REAÇÕES ADVERSAS.

POSOLOGIA

Prematuros e lactentes: 1 microcomprimido de 1mg para cada 2kg de peso corporal ao dia, durante 3 a 6 semanas.

Crianças: 2 a 3 microcomprimidos de 1mg ou 1 microcomprimido de 5mg ao dia, durante 3 a 6 semanas.

Adultos: 3 a 5 microcomprimidos de 1mg ou 1 a 2 microcomprimidos de 5mg ao dia, durante 3 a 6 semanas.

A posologia, em qualquer faixa etária, pode ser alterada a critério médico, de acordo com o estado do paciente.

Observação: Os microcomprimidos têm sabor agradável e podem ser deglutidos com líquidos ou deixados dissolver na boca.

Além disso, pelas características dos excipientes são bastante solúveis em água e no leite, facilitando sua administração a qualquer paciente, de qualquer idade.

SUPERDOSAGEM :

Não há relato de superdosagem até o momento.

COBAVITAL

Comprimidos e xarope

Cobamamida/Cloridrato de ciproeptadina

Orexígeno e anabolizante

Uso pediátrico e adulto

Composição — Cada microcomprimido contém: Cobamamida 1 mg, cloridrato de ciproeptadina 4 mg. Cada 5 ml de xarope contêm após reconstituição: Cobamamida 1 mg, cloridrato de ciproeptadina 4 mg.

Propriedades — COBAVITAL associa a ação anabolizante-protéica da cobamamida ao efeito estimulante do apetite da ciproeptadina.

Indicações — Como estimulante do apetite. Nos distúrbios pôndero-estaturais da infância. Nos estados de astenia e anorexia. Nos períodos de convalescença.

Contra-indicações — COBAVITAL é contra-indicado na gravidez, no glaucoma, nos pacientes com retenção urinária, com úlcera péptica estenosante ou obstrução piloroduodenal. Antecedentes alérgicos à cobamamida e ciproeptadina e a outros fármacos de estrutura química semelhante.

Precauções — Deve ser evitada a ingestão concomitante de álcool e outros depressores do sistema nervoso central, pois COBAVITAL pode aumentar o efeito desses agentes. Deve-se ter precauções de uso em pacientes com hipertrofia prostática e glaucomas de ângulos aberto e fechado.

Interações medicamentosas — A ciproeptadina pode potencializar os efeitos de agentes antidepressivos, anticonvulsivantes e do álcool, bem como dos IMAO.

Posologia — Comprimidos: Crianças de 2 a 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições. Crianças acima de 6 anos: 1 comprimido duas vezes ao dia, antes das refeições. A posologia diária não deve exceder 8 mg de ciproeptadina. Adultos: 1 comprimido, três vezes ao dia, antes das refeições. A posologia diária de 12 mg de ciproeptadina geralmente é satisfatória. Xarope: Crianças de 2 a 6 anos: 1/2 colher-medida (2,5 ml) a 1 colher-medida (5,0 ml), duas vezes ao dia, antes das refeições. Crianças acima de 6 anos: 1 colher-medida (5,0 ml), duas vezes ao dia, antes das refeições.

Apresentações — Comprimidos: Caixa com 16 comprimidos hidrossolúveis. Xarope: Caixa contendo 1 envelope com granulado e 1 frasco de xarope, para preparação de 100 ml de xarope.

Vale a pena lembrar que estes remédios são descritos como anabolizantes, mas diferentemente dos anabolizantes esteróides, não causam nenhuma reação adversa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...