Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

1 - Multiplique a massa corporal total em libras (1 libra = 0,434 Kg) por 1.082 e somar 94.42.

2 - Multiplicar o perímetro da cintura em polegadas e pela altura do umbigo (1 polegada = 2,53 cm) por 4,15 e subtrair o produto do número obtido no item 1. Essa é a sua massa muscular magra (M) ou massa livre de gordura.

3 - Para obter a percentagem de gordura corporal, subtrair a massa muscular magra (obtida no item 2) da massa corporal total, multiplicar esse número por 100 e dividir o produto pela massa corporal total.

Exemplo: o atleta pesa 92 Kg = 212 libras

a cintura mede 86 cm = 34 polegadas

1 - 1.082*212+94.42 = 323,80

2 - 4.15*34 = 141,10

323.80-141.10 = 182,70 ►esta é a massa muscular magra ( em libras )

3 - 212-182,70*100 = 2930 ► 2930 : 212 = 13,82% ► esta é a percentagem de gordura corporal

• Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Para avaliar a composicao corporal existem 3 metodos:

Direto: Dissecação

Indireto: Densitometria, Dexa, Ultra Som, etc.

Duplamente Indiretos: Antropometria

Para cada metodo aumenta a possibilidade de erro de cerca de 5%.

Nao sei de onde voce tirou esses calculos malucos, mesmo se eles estiverem corretos, sera um resultado quem nem podemos chama-lo de aproximado. A melhor maneira de avaliar a composicao corporal ainda eh a antropometria.

Postado

Fiz avaliação física na semana passada e deu 5,5% de gordura por esse cálculo deu 5,39%!

Valew

Postado

Fiz avaliação física na semana passada e deu 5,5% de gordura por esse cálculo deu 5,39%!

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Postado

Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Postado
Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Isso mesmo, agora eu pergunto:

Alguem ainda acha que essa formula funcionaria pra um fisiculturista?

Postado
aquelas balanças q medem %bf medem errado tb neh?

Eu acho que nao, porque eh por um metodo que seria o mais correto (eletrico, mede a resposta da corrente que passa no seu corpo).

ACHO

Visitante ToM CRuiSe
Postado

num é mais pratico e seguro fazer o exame em um Lab? hehe

Postado

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Tenho 1,77 e 80kg!! Quando fiz a avliação nem eu acreditei q tava com percentul tão baixo pois o único aeróbico q faço são 7 minutos pra ir e mais 5 minutos pra voltar da faculdade de bike!! E quanto a antropometria, isso é quela parda q mede a gordura com akele aparelho tipo uma pinça??

Valew galera

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...