giovanesantiago Postado 3 de janeiro de 2005 Postado 3 de janeiro de 2005 Amigos, Sofro de escápula alada e já estou em fisioterapia, gostaria de saber se alguém sabe de alguns exercícios que possam me ajudar com o tratamento. Grato, Giovane.
napoli Postado 4 de janeiro de 2005 Postado 4 de janeiro de 2005 Amigo, no seu caso, antes de executar os exercícios converse com seu fisioterapeuta. Devido a não saber se o caso é devido a má postura ou a uma distrofia, coloco separadamente alternativas. Alongar: reto abdominais, paravertebrais (longuíssimo, ílio, costal e multifídio); Fortalecer: Paravertebrais (ex: exercício bom dia) Com Escápula Alada ou Abduzida: alongar deltóide anterior, peitoral e córaco braquial, porção longa do bíceps braquial. Fortalecer porção transversa de trapézio e Rombóides maior e menor. Obs: tendência a lesão do manguito rotator devido a má vascularização do supraespinhoso. Flexível: trabalhar a musculatura posterior do tórax (trapézio III, rombóides, dorsal maior e redondo maior e sempre corrijir a atitude cifótica errada. Exercícios corretivos: remada curvada, crucifíxo inverso,abrir cabos no puxador duplo no plano horizontal. Rígida: hipertrofiar a musculatura posterior do tórax, alongar a musculatura anterior do tórax e um desbloqueio torácico, causado pelo abaixamento das costelas. Exercícios Corretivos: os mesmos da cifose flexível, suspensão alongada com apoio dorsal - indivíduo em suspensão alongada, coloca-se um apoio na curvatura da cifose e deslocamento dos ombros - indivíduo em pé, segura uma corda esticada nas mãos. Deve passá-la por cima da cabeça, levando-a até os glúteos, sempre esticada. Boa sorte
RlCARD0 Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Galera, desculpem ressuscitar um tópico antigo... Estou com o mesmo problema de escápula alada... já procurei o ortopedista, o neuro, e já vou começar a fisioterapia... Alguem sabe me dizer se posso praticar atividades físicas (musculação), durante a recuperação? Mesmo que seja mais leve... Ou com restrição ou ênfase em alguns exercícios... O que o Neuro me explicou é que foi uma virose que deu no músculo serrátil, que enfraqueceu e desestimulou ele... a fisioterapia irá justamente estimular e fortalecê-lo novamente... Desculpem a ignorância, mas sou leigo no assunto... Desde já, obrigado!
napoli Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Amigo, quem vai poder dizer se pode ou não é o seu fisioterapeuta, converse com ele direito e explique que pretende fazer os treinos leves.
RlCARD0 Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Valeu Napoli! É que já to com isso a 1 mês, e a fisioterapia foi marcada só pro final do mês que vem... Desculpem a chatice e a ignorância novamente, mas... Não tenho fisioterapeuta específico ainda, apenas fiz as consultas com o ortopedista e com o neuro, e me encaminharam para as 10 sessões de fisioterapia para o ombro esquerdo, com a indicação de: Escápula alada - paralisia porção superior torácico longo. Isso é o que está na receita que irei dar para o fisioterapeuta, e provavelmente a única informação que o fisioterapeuta terá do meu caso... Irá fazer diferença pra qual fisioterapeuta eu ir? Ou qualquer fisioterapeuta vai saber o que fazer? Desculpem a ignorância novamente, mas já andei pesquisando bastante pela internet e é bem difícil arrumar informação sobre isso... parece ser um pouco raro acontecer. Desde já, obrigado!
napoli Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 A qual ir:escolha um bom profissional, procure indicações, converse com ele para que ele possa lhe transmitir confiança. O que ele deve fazer: se é um bom profissional, ele estudou para isso. Confie. A grosso modo: alongar deltóide anterior, peitoral e córaco braquial, porção longa do bíceps braquial. Fortalecer porção transversa de trapézio e Rombóides maior e menor. Exercícios:crucifixo inverso, remada curvada, abrir cabos no puxador duplo no plano horizontal.
Cone Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 caro ricardo, vc deve alongar trapezio superior e elevador da escapula, e romboides maior e menor. deve fortalecer, pricipalmente, serratil anterior - responsavel pela protraçao da escapula. a fraqueza deste musculo causa o alamento escapular. no supino (maquina), com os braços estendidos e o peso suspenso, faz a protraçao escapular. (empurra os ombros pra frente) empurrando ainda mais o peso. protraçao escapular = abduçao escapular. abraço
rnt2222 Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 caro ricardo, vc deve alongar trapezio superior e elevador da escapula, e romboides maior e menor. deve fortalecer, pricipalmente, serratil anterior - responsavel pela protraçao da escapula. a fraqueza deste musculo causa o alamento escapular. no supino (maquina), com os braços estendidos e o peso suspenso, faz a protraçao escapular. (empurra os ombros pra frente) empurrando ainda mais o peso. protraçao escapular = abduçao escapular. abraço AMIGO, JA VAO FAZER QUASE 2 ANOS Q ESSE RICARDO NÃO APARECE MAIS AKI. CONCERTEZA NEM VAI LE TUA MENSAGEM. PRA Q RESSUCITA O TOPICO?
Cone Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 achei esse topico por um acaso... ressucitei esse topico pq muitas informaçoes equivocadas foram passadas a ele. o cara tem escapula alada e quer saber como melhorar isso.. e as informaçoes aqui colocadas estao totalmente erradas.. se nao sabem o q fazer, nao saiam colocando programas de musculaçao q nem sabem pra q serve para q nao possam "estragar" ainda mais a estrutura corporal so sujeito... estudem antes de prescrever programas de marombeiros!
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.