giovanesantiago Postado 3 de janeiro de 2005 Postado 3 de janeiro de 2005 Amigos, Sofro de escápula alada e já estou em fisioterapia, gostaria de saber se alguém sabe de alguns exercícios que possam me ajudar com o tratamento. Grato, Giovane.
napoli Postado 4 de janeiro de 2005 Postado 4 de janeiro de 2005 Amigo, no seu caso, antes de executar os exercícios converse com seu fisioterapeuta. Devido a não saber se o caso é devido a má postura ou a uma distrofia, coloco separadamente alternativas. Alongar: reto abdominais, paravertebrais (longuíssimo, ílio, costal e multifídio); Fortalecer: Paravertebrais (ex: exercício bom dia) Com Escápula Alada ou Abduzida: alongar deltóide anterior, peitoral e córaco braquial, porção longa do bíceps braquial. Fortalecer porção transversa de trapézio e Rombóides maior e menor. Obs: tendência a lesão do manguito rotator devido a má vascularização do supraespinhoso. Flexível: trabalhar a musculatura posterior do tórax (trapézio III, rombóides, dorsal maior e redondo maior e sempre corrijir a atitude cifótica errada. Exercícios corretivos: remada curvada, crucifíxo inverso,abrir cabos no puxador duplo no plano horizontal. Rígida: hipertrofiar a musculatura posterior do tórax, alongar a musculatura anterior do tórax e um desbloqueio torácico, causado pelo abaixamento das costelas. Exercícios Corretivos: os mesmos da cifose flexível, suspensão alongada com apoio dorsal - indivíduo em suspensão alongada, coloca-se um apoio na curvatura da cifose e deslocamento dos ombros - indivíduo em pé, segura uma corda esticada nas mãos. Deve passá-la por cima da cabeça, levando-a até os glúteos, sempre esticada. Boa sorte
RlCARD0 Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Galera, desculpem ressuscitar um tópico antigo... Estou com o mesmo problema de escápula alada... já procurei o ortopedista, o neuro, e já vou começar a fisioterapia... Alguem sabe me dizer se posso praticar atividades físicas (musculação), durante a recuperação? Mesmo que seja mais leve... Ou com restrição ou ênfase em alguns exercícios... O que o Neuro me explicou é que foi uma virose que deu no músculo serrátil, que enfraqueceu e desestimulou ele... a fisioterapia irá justamente estimular e fortalecê-lo novamente... Desculpem a ignorância, mas sou leigo no assunto... Desde já, obrigado!
napoli Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Amigo, quem vai poder dizer se pode ou não é o seu fisioterapeuta, converse com ele direito e explique que pretende fazer os treinos leves.
RlCARD0 Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 Valeu Napoli! É que já to com isso a 1 mês, e a fisioterapia foi marcada só pro final do mês que vem... Desculpem a chatice e a ignorância novamente, mas... Não tenho fisioterapeuta específico ainda, apenas fiz as consultas com o ortopedista e com o neuro, e me encaminharam para as 10 sessões de fisioterapia para o ombro esquerdo, com a indicação de: Escápula alada - paralisia porção superior torácico longo. Isso é o que está na receita que irei dar para o fisioterapeuta, e provavelmente a única informação que o fisioterapeuta terá do meu caso... Irá fazer diferença pra qual fisioterapeuta eu ir? Ou qualquer fisioterapeuta vai saber o que fazer? Desculpem a ignorância novamente, mas já andei pesquisando bastante pela internet e é bem difícil arrumar informação sobre isso... parece ser um pouco raro acontecer. Desde já, obrigado!
napoli Postado 25 de abril de 2007 Postado 25 de abril de 2007 A qual ir:escolha um bom profissional, procure indicações, converse com ele para que ele possa lhe transmitir confiança. O que ele deve fazer: se é um bom profissional, ele estudou para isso. Confie. A grosso modo: alongar deltóide anterior, peitoral e córaco braquial, porção longa do bíceps braquial. Fortalecer porção transversa de trapézio e Rombóides maior e menor. Exercícios:crucifixo inverso, remada curvada, abrir cabos no puxador duplo no plano horizontal.
Cone Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 caro ricardo, vc deve alongar trapezio superior e elevador da escapula, e romboides maior e menor. deve fortalecer, pricipalmente, serratil anterior - responsavel pela protraçao da escapula. a fraqueza deste musculo causa o alamento escapular. no supino (maquina), com os braços estendidos e o peso suspenso, faz a protraçao escapular. (empurra os ombros pra frente) empurrando ainda mais o peso. protraçao escapular = abduçao escapular. abraço
rnt2222 Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 caro ricardo, vc deve alongar trapezio superior e elevador da escapula, e romboides maior e menor. deve fortalecer, pricipalmente, serratil anterior - responsavel pela protraçao da escapula. a fraqueza deste musculo causa o alamento escapular. no supino (maquina), com os braços estendidos e o peso suspenso, faz a protraçao escapular. (empurra os ombros pra frente) empurrando ainda mais o peso. protraçao escapular = abduçao escapular. abraço AMIGO, JA VAO FAZER QUASE 2 ANOS Q ESSE RICARDO NÃO APARECE MAIS AKI. CONCERTEZA NEM VAI LE TUA MENSAGEM. PRA Q RESSUCITA O TOPICO?
Cone Postado 6 de janeiro de 2009 Postado 6 de janeiro de 2009 achei esse topico por um acaso... ressucitei esse topico pq muitas informaçoes equivocadas foram passadas a ele. o cara tem escapula alada e quer saber como melhorar isso.. e as informaçoes aqui colocadas estao totalmente erradas.. se nao sabem o q fazer, nao saiam colocando programas de musculaçao q nem sabem pra q serve para q nao possam "estragar" ainda mais a estrutura corporal so sujeito... estudem antes de prescrever programas de marombeiros!
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora