Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Olá, pessoal !

Conhecem algum site que contenha algum artigo científico, gráfico, etc ... que relacione Musculação e Longevidade ? Opinião a gente ouve de qualquer um. Gostaria de algum trabalho científico a respeito dizendo algo como a porcentagem de fisiculturistas que passam dos 80 anos e coisas do tipo.

É importante sabermos disso, pelo menos para os fisiculturistas que querem viver bastante e com qualidade: O que estamos fazendo com a nossa saúde, já pensaram nisso ? Pois muitos só pensam em malhar e hipertrofiar.

• Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Visitante Ricky!
Postado

É pra alguma tese ou trabalho né? :P

Postado

Também tenho muito interesse em algum artigo cientifico com essa dicotomia - Musculação-Longevidade.

Muito bem exposto, eu já havia pensado nisso diversas vezes.

Se alguém puder ajudar...

Postado
É pra alguma tese ou trabalho né? :P

Não, Ricky. É só por curiosidade mesmo e interesse no assunto. Se o assunto "saúde" não é importante, o que é importante então, não é verdade ? :wink:

Postado
Não responde a sua pergunta, na BIREME não encontrei nada... agora de uma olhada:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S00 ... xt&tlng=pt

Sobre musculação em idosos - cardiopatias -

Valeu pela contribuição, apesar de não falar sobre a relação musculação e longevidade, não deixa de ser um artigo interessante, haja vista que fala-se apenas dos benefícios dos aeróbios e não dos resistidos em cardiopatias.

O tópico que enviei esta novo ainda, vamos ver se alguém encontra na net algum artigo científico a respeito.

Postado

Muito boa pergunta!

Às vezes fico pensando se, com o passar dos anos, não começam a surgir problemas — especialmente nas articulações (ligamentos, cartilagens, tendões e etc). Será que musculação por muito tempo não acarreta envelhecimento ou desgaste precoce nas articulações? O sistema ósteo-muscular ficará de fato fortalecido, após anos de musculação, ou justamente devido ao longo tempo de treino ficará precocemente desgastado?

Fico imaginando os meniscos, por exemplo, se — após comprimidos por cargas muito acima do normal (entenda-se "normal" como sendo o peso do próprio corpo apenas), durante os vários anos de treinamento — não acabam ficando precocemente com uma espessura menor, comprometendo toda a articulação.

Postado

Q eu saiba existe um fator negativo na musculação: é a alta ingestão calórica pra q haja hipertrofia. A comunidade científica jah divulgou alguns estudos a respeito da restrição calórica q comprovadamente aumenta a longevidade.

Postado
Q eu saiba existe um fator negativo na musculação: é a alta ingestão calórica pra q haja hipertrofia. A comunidade científica jah divulgou alguns estudos a respeito da restrição calórica q comprovadamente aumenta a longevidade.

verdade... quem come menos, vive mais !

Postado

Confesso que eu não conhecia esses estudos, o que eu já conhecia era que os maus hábitos alimentares dos dias de hoje (muita comida fast-food por exemplo) — o que implica alta ingestão calórica — isso sim faz mal e reduz longevidade.

Agora, a alta ingestão calórica à qual vc se referiu é, idealmente, totalmente balanceada, sem o grande excesso de gorudras e carboidratos da dieta "fastfood", e contempla também todos os outros nutrientes necessários a uma dieta saudável (fibras, vitaminas, etc). Sem contar a alta ingestão de água, que possui inúmeros benefícios à saúde. Até esse tipo de dieta hipercalórica faz mal?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...