Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como deve ser a regulamentação do mercado de suplementos alimentares?  

13 votos

1. 1. Como deve ser a regulamentação do mercado de suplementos alimentares?

• A venda deve ser liberada antes que se prove a sua eficiência e segurança.
      6
    • Os suplementos devem ser vendidos somente após prova de segurança e eficiência.
      10

Post Destacado

• Administrador
Postado

Na edição de junho de 2009 de nossa newsletter é apresentada uma matéria sobre a regulamentação do mercado de suplementos alimentares nos EUA pela FDA.

Por lá o suplemento alimentar pode ser vendido livremente quando lançado pela indústria, somente podendo ser proibido pela FDA se ela demonstrar que o produto faz mal à saúde.

No Brasil o sistema é inverso, aqui a indústria de suplementos somente pode vender um produto depois que ele recebe autorização da ANVISA.

Qual sistema é o melhor? Dê a sua opinião.

Para ler a matéria completa, clique no link:

• Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Eu n acredito q 3 pessoas antes de mim votaram que preferem ingerir qlqr porcaria que esses fabricantes de fundo de quintal produzem doq consumir produtos testados.

Eh altamente contraditorio à nossa aclamacao pelo Inmetro fazer inspecoes nas wheys. Eh como dizer: nao importa oq tem dentro desse pote; se tiver uma propaganda muscletech style, eu compro.

Infelizmente rola mta utopia; vide os milhares de produtos placebos no brasil que sao liberados (GHx da vida)

Mas na teoria, nao há duvidas que o sistema brasileiro eh melhor.

Edit: eu fiz o comentario acima ANTES de ler a newsletter

Postado

Concordo com o Pedro e o oozaru. Acho que os suplementos devem ser vendidos somente após prova de segurança e eficiência. A vida já é curta sem tomar nada, imagina tomando porcaria! A saúde em primeiro lugar! Só acho que as pesquisas e os testes devem ser rigorosos porém rápidos para que não ocorra falta desse ou daquele suplemento. E todos os laboratórios deveriam ter certificados ISO e produzirem suplementos adequados a alimentação e estilo de vida dos brasileiros que são diferentes dos americanos.

Postado

Bom, agora vamos pensar como realmente é.

No Brasil, a gente está acostumado com coisas meia boca. A gente está acostumado com burocracia. A gente tá acostumado com o jeitinho brasileiro de tirar vantagem. A gente tá acostumado com os impostos abusivos, bitributações, e a quantidade de impostos. A gente tá acostumado com corrupção.

Levando em consideração este 'meio ambiente', vocês acham que a ANVISA libera porque é seguro, ou porque alguém pagou "pra ser seguro"? Porque tem tanta rigidez com produtos importados, pedindo receita para suplementos, se pelo menos, substâncias que são liberadas aqui dentro, muscle milk por exemplo, são barrados e tem toda aquela burocracia pra retirar? Ou os que tem eficácia e segurança comprovada lá fora (vide creatina), são proibidos aqui?

Acho que o sistema é inverso justamente porque aqui, os órgãos públicos tem que ganhar (desviar) mais, e não porque eles realmente estão preocupados com a nossa saúde. Se fosse o caso mesmo do interesse pela saúde, alcool e cigarro seriam proibidos, mas o Ministério da Saúde, hipocritamente, coloca na embalagem "Ministério da saúde adverte: fumar pode dar câncer no pulmão".

É só pensar. Cigarro é "caro", vende todo dia e o dia todo. Rende zilhões pro governo. Mesma coisa com cerveja, cachaça, etc.

Se suplemento estivesse no mesmo patamar, iria ter um selinho escrito "O Ministério da Saúde adverte: whey protein pode causar hipertrofia nos músculos" hehe

E whey protein pagaria 180% de imposto, teria preço de banana, 1kg por R$10, e poderia comprar na padaria.

Essa é a minha opinião

PS: Digo acostumado porque aposto que todo mundo aqui ou a maioria já nasceu nesse "Brasilzão prontinho", do jeito que tá, sempre foi

Postado

Como deve ser a regulamentação do mercado de suplementos alimentares?

-A venda deve ser liberada antes que se prove a sua eficiência e segurança.

-Os suplementos devem ser vendidos somente após prova de segurança e eficiência.

Está aí uma pergunta complicada. Antes de concluir, acho interessante citar que nos EUA suplementos são vendidos livremente. Isso porque eles não são medicamentos, supostos a tratar qualquer doença, sendo assim, o FDA, não tem poder de fiscalizar os suplementos. Tanto que, propaganda de medicamentos (remédios) são proibidos, e o que mais se vê são propaganda de suplementos, por estarem em outra categoria, são liberados.

No Brasil, como deveria ser? Na minha sincera opinião, conhecendo o sistema do Brasil, creio que somente os suplementos anábolicos (EA e PH´s) deveriam ser fiscalizados caso fosse liberado no Brasil, ou seja, somente aqueles que tem poder de hepatoxidade associado ao seu uso. Imagina se a anvisa resolve fiscalizar tudo: o sistema demoraria 3 anos para liberar parcialmente a venda de whey protein e a discussão entre os técnicos não estaria finalizada. Ia ser uma eterna disputa egoísta, aonde apenas interesses financeiros sobressairiam (e já é assim).

A venda de suplementos alimentares, entende-se por suplemento alimentar aquilo que vem suplementar a alimentação, deve ser totalmente liberada. Porque suplementos, na definição que dei anteriormente, são substância encontradas em alimentos comuns, porém estão concentrados em forma e quantidade. Se isso fosse o problema, iriam fiscalizar o consumo diário de peito de frango, melancia e tudo mais que a população come. Porém os interesses são outros...

Mas creio que nenhuma das duas opções dada pela enquente se encaixa perfeitamente ao meu conceito. Seria um meio termo, pois claro, os produtos precisariam uma análise superficial para comprovar o que realmente está sendo vendido.

Postado

O video mostrado na newsletter é trecho do documentário Bigger Stronger Faster.

Alguém daqui já assistiu? Muito bom.

bigger_stronger_faster_ver6.jpg

Concordo com tudo.

Pra que se preocupar com a saúde do cidadão? No fim, tudo se baseia em dinheiro.

Postado

caras... realmente concordo com minduca e caesar q eh mto utopico funcionar na pratica a ideia de fiscalizar/provar eficiencia antes, e liberar a venda depois.

Mas fala serio... eu tenho medo doq tem dentro dakele meu shotgun. Sera msmo q eh soh oq esta no rotulo? Sera q um dakeles trekos n faz um mal do caralho a saude a longo prazo?

Eu n sei... e vcs?

Postado

Acho que faltou falar que nos EUA, as empresas se responsabilizam pelos produtos que põe pra vender. Se der merda, eles vão ser processados e o FDA vai atrás. Recall de produtos, etc.

Acho que também cabe a cada consumidor saber e se responsabilizar pelo que está consumindo. Se o cara quer consumir PH, ele que pesquise e veja o que pode acontecer. Se quiser tomar, que assuma os riscos. Acho que ninguém aqui precisa de um governo que diga o que se pode e não se pode consumir. O mesmo governo que permite o cigarro, como já foi citado. É uma incoêrencia.

(Acho que PHs devem ser fiscalizados sim, mas mesmo com fiscalização, cabe ao cidadão se informar e decidir pela compra...).

Agora quanto ao vídeo, quem é que vai em uma loja, e compra assim um produto desconhecido? Acho que o vídeo trata mais de um extremo, pessoas desinformadas (que existem), porque eu não compraria um produto sem antes pesquisar pelo menos sobre a empresa (no caso, pessoas?), que fabricaram.

É um assunto complexo :-? .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...