Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MÉDICOS JÁ ALERTAM SOBRE A CREATINA...

HOMEM GRANITO

Post Destacado

Postado

Fonte: Jornal da Tarde

Data: Quarta-Feira, 17 de maio de 2001

Título: Médicos já alertam sobre a Creatina - Estudos ainda não conclusivos dão conta que seus usuários podem sofrer de hipertensão a disfunções renais e hepáticas

Texto:

"A creatina, suplemento alimentar que vem se tornando comum não apenas em meio aos esportistas de alto nível mas também nas academias, apresenta potenciais riscos para a saúde. A substância se tornou conhecida nos Estados Unidos principalmente por causa de Mark McGuire, astro do beisebol norte-americano que conseguiu o recorde de 70 home runs em 1998.

O alerta de perigo é de médicos norte-americanos. McGwire - que admite doping publicamente, o que é permitido naquele esporte profissional dos Estados unidos - fez seu recorde e deixou de usar creatina no ano passado.

Com a marca alcançada por McGwire, a venda de creatina disparou nos Estados Unidos, alcançando milhares de adolescentes.

Segundo um estudo divulgado pela Escola de Medicina Monte Sinai, 44% dos universitários perto de graduação nos Estados Unidos usaram creatina e quase 6% de todos os estudantes adolescentess também está tomando a substância.

Longo prazo Mas outra pesquisa detectou que cerca de um terço dos profissionais de qualquer equipe esportiva dos Estados Unidos desaprovam o uso de creatina, um pré-esteróide que atua como regenerador de músculos.

Os efeitos a longo prazo na saúde dos atletas ainda não têm estudos conclusivos com relação aos danos - basicamente, dizem os pesquisadores, porque o fenômeno de popularização da creatina é recente.

Mas, de todo jeito, já existem evidências preliminares descobertas por médicos, técnicos e os próprios atletas que vinculam a creatina com problemas variados, dentre eles hipertensão arterial e disfunções de fígado e rins."

• Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Blz, Brother.

Toda informação é válida!

Mais como os estudos não são conclusivos acho que câncer, problemas reais e de figado afetam se não me engano 20% da população mundial e a maioria dessas pessoas nunca colocaram 1g de qualquer suplemento em suas bocas.

Então acho que devemos ver com cautela estudos preliminares, sejam eles a favor ou contra qualquer substancia.

Postado

Fonte: Jornal da Tarde

Data: Domingo, 21 de maio de 2001

Título: Creatina sem problemas

Texto:

"Torna-se necessário, mais uma vez, esclarecer dúvidas a respeito do uso da creatina. Isso porque são freqüentes as notícias contraditórias que continuam sendo divulgadas pela imprensa esportiva. Tratando-se de uma substância atualmente usada por muitos consumidores, tanto atleta quanto praticante de exercício não-competitivo, é absolutamente necessário o devido esclarecimento toda vez que se questiona a possibilidade de contra-indicação de seu uso em função de efeitos colaterais.

O que tem sido divulgado por matérias provenientes principalmente do Exterior é a dúvida a respeito da creatina poder provocar hipertensão ou problemas renais.

O esclarecimento Em primeiro lugar, devemos mais uma vez deixar bem claro que o consenso científico atual é de que não existe nenhuma evidência concreta de problemas renais ou de hipertensão causados pela creatina.

Na realidade seria até contrasenso que uma substância que o próprio organismo produz pudesse ser nefrotóxica ou um agente hipertensor. É evidente que essa segurança está relacionada ao uso em dose adequada. O exagero certamente pode trazer problemas. Entretanto é fácil argumentar a respeito dos efeitos do exagero de várias substâncias. Se alguém ingerir vitamina C em excesso, certamente terá problemas de saúde. Como sabemos, o próprio sal, se ingerido em excesso, provoca hipertensão.

Portanto, em dose adequada não há qualquer razão para se temer problemas causados pela creatina.

A dose correta A respeito da dose de segurança, devemos sempre lembrar que o correto é a creatina ser prescrita por um profissional competente. Entretanto, como sabemos que muitas pessoas estão usando até por conta própria, vale a pena deixar aqui uma orientação.

Existem vários esquemas de administração de creatina. Para uso prolongado, recomenda-se que a dose não exceda 0,03 g/kg de peso/dia. Por exemplo, um indivíduo de 80 kg não deve utilizar mais do que 2,5 g por dia de creatina quando a suplementação é mantida por longos períodos.

A razão de se limitar essa dose é tanto para evitar sobrecarga exagerada quanto pelo fato de o organismo não ser capaz de aproveitar mais do que essa quantidade diariamente.

Em resumo, em dose adequada a creatina (que não tem nada a ver com anabolizantes) absolutamente não tem efeitos colaterais constatados."

Postado

eu ja tive problemas renais e de alteracao de pa soh usando creatina.

nao conheco mais ninguem q tenha tido, mas comigo foi real, assim que parei de usar, depois de um tempo desapareceram esses problemas.

Postado

Não é porque eu sou um defensor do uso da creatina e nem porque acho que é muito difícil ela causar problemas sérios como hipertensão e disfunções renais, mas eu raramente levo a sério matérias de jornais. Eles raramente colocam a fonte da pesquisa e sempre contém erros em suas matérias.

Por exemplo a citada acima que diz que a creatina é um pré-esteróide. Uma pessoa com o mínimo conhecimento sobre suplementação esportiva sabe que isso não é verdade.

Primeiro, pode-se dividir os anabolizantes em grupos, os nutricionais, os fisiológicos, os esteroidais, etc. A creatina é um anabolizante fisiológico. Ela é produzida pelo próprio corpo além de ser ingerida junto com a carne. Ela nada tem a ver com os esteróides.

Outra coisa, a creatina degradada é convertida em creatinina, um composto inerte de fácil secreção que é até usado em exames de filtação renal (avalia a filtração). Lógicamente tudo em excesso faz mal, até a água, dessa forma, a creatina também geraria problemas se tomada em excesso, mas 5g diárias dificilmente acarretariam em problemas sérios.

Visitante Passaro
Postado

Segundo os cientistas peidar e cherar dah cancer no nariz...

Se vcs forem acreditar em tudo o q vê... a mídia eh manipuladora e fica a escolha de vcs acredsitar ou naum !

Valeu !

Postado

Em 2002-12-11 23:36, mineiro-sp escreveu:

Não é porque eu sou um defensor do uso da creatina e nem porque acho que é muito difícil ela causar problemas sérios como hipertensão e disfunções renais, mas eu raramente levo a sério matérias de jornais. Eles raramente colocam a fonte da pesquisa e sempre contém erros em suas matérias.

Por exemplo a citada acima que diz que a creatina é um pré-esteróide. Uma pessoa com o mínimo conhecimento sobre suplementação esportiva sabe que isso não é verdade.

Primeiro, pode-se dividir os anabolizantes em grupos, os nutricionais, os fisiológicos, os esteroidais, etc. A creatina é um anabolizante fisiológico. Ela é produzida pelo próprio corpo além de ser ingerida junto com a carne. Ela nada tem a ver com os esteróides.

Outra coisa, a creatina degradada é convertida em creatinina, um composto inerte de fácil secreção que é até usado em exames de filtação renal (avalia a filtração). Lógicamente tudo em excesso faz mal, até a água, dessa forma, a creatina também geraria problemas se tomada em excesso, mas 5g diárias dificilmente acarretariam em problemas sérios.

TAlvez qdo se referiram a pre-esteroide, eles deviam estar falando ao poder anabolico, um usuário desse forum mesmo, o "beto" havia comentado comigo que conseguiu 7kg só com creatina, pode até perguntar a ele.

Mas a qtdade que ele usa tb é enorme, pode coisa em torno de 30g.

Postado

é exatamente sobre isso que eu estou falando. Um cara que tem como função em sua profissão informar as pessoas sobre determinado assunto deve ter conhecimento sobre o assunto. Não se pode confundir anabolismo com esteróides. A creatina não passa nem perto de ser um pré-esteróide.

Justamente por sua capacidade anabólica ela é um dos suplementos mais utilizados no mundo se não o mais utilizado.

A mídia é muito mal informada quanto a suplementos e anabolizantes, fazem muita confusão sobre o assunto prejudicando quiem poderia utilizar suplementos livremente com informações erradas.

Visitante Punisher_BR
Postado

Não estou aqui pra me posicionar contra ou a favor da creatina, mas sim pra relatar fatos...

Há países q possuem alta qualificação médica, como a França, em q é proibida a comercialização da creatina, por não ser conhecido seus efeitos colaterais. E certamente isso ocorre não só com a creatina, mas também com outros suplementos.

Só estou falando isso pra acrescentar mais uma informação aí... na verdade naum sou contra a creatina, ate pq comecei essa semana a tomá-la pela primeira vez

hehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...