HOMEM GRANITO Postado 11 de dezembro de 2002 Postado 11 de dezembro de 2002 Fonte: Jornal da Tarde Data: Quarta-Feira, 17 de maio de 2001 Título: Médicos já alertam sobre a Creatina - Estudos ainda não conclusivos dão conta que seus usuários podem sofrer de hipertensão a disfunções renais e hepáticas Texto: "A creatina, suplemento alimentar que vem se tornando comum não apenas em meio aos esportistas de alto nível mas também nas academias, apresenta potenciais riscos para a saúde. A substância se tornou conhecida nos Estados Unidos principalmente por causa de Mark McGuire, astro do beisebol norte-americano que conseguiu o recorde de 70 home runs em 1998. O alerta de perigo é de médicos norte-americanos. McGwire - que admite doping publicamente, o que é permitido naquele esporte profissional dos Estados unidos - fez seu recorde e deixou de usar creatina no ano passado. Com a marca alcançada por McGwire, a venda de creatina disparou nos Estados Unidos, alcançando milhares de adolescentes. Segundo um estudo divulgado pela Escola de Medicina Monte Sinai, 44% dos universitários perto de graduação nos Estados Unidos usaram creatina e quase 6% de todos os estudantes adolescentess também está tomando a substância. Longo prazo Mas outra pesquisa detectou que cerca de um terço dos profissionais de qualquer equipe esportiva dos Estados Unidos desaprovam o uso de creatina, um pré-esteróide que atua como regenerador de músculos. Os efeitos a longo prazo na saúde dos atletas ainda não têm estudos conclusivos com relação aos danos - basicamente, dizem os pesquisadores, porque o fenômeno de popularização da creatina é recente. Mas, de todo jeito, já existem evidências preliminares descobertas por médicos, técnicos e os próprios atletas que vinculam a creatina com problemas variados, dentre eles hipertensão arterial e disfunções de fígado e rins."
Saboteur Postado 11 de dezembro de 2002 Postado 11 de dezembro de 2002 Blz, Brother. Toda informação é válida! Mais como os estudos não são conclusivos acho que câncer, problemas reais e de figado afetam se não me engano 20% da população mundial e a maioria dessas pessoas nunca colocaram 1g de qualquer suplemento em suas bocas. Então acho que devemos ver com cautela estudos preliminares, sejam eles a favor ou contra qualquer substancia.
HOMEM GRANITO Postado 11 de dezembro de 2002 Autor Postado 11 de dezembro de 2002 Fonte: Jornal da Tarde Data: Domingo, 21 de maio de 2001 Título: Creatina sem problemas Texto: "Torna-se necessário, mais uma vez, esclarecer dúvidas a respeito do uso da creatina. Isso porque são freqüentes as notícias contraditórias que continuam sendo divulgadas pela imprensa esportiva. Tratando-se de uma substância atualmente usada por muitos consumidores, tanto atleta quanto praticante de exercício não-competitivo, é absolutamente necessário o devido esclarecimento toda vez que se questiona a possibilidade de contra-indicação de seu uso em função de efeitos colaterais. O que tem sido divulgado por matérias provenientes principalmente do Exterior é a dúvida a respeito da creatina poder provocar hipertensão ou problemas renais. O esclarecimento Em primeiro lugar, devemos mais uma vez deixar bem claro que o consenso científico atual é de que não existe nenhuma evidência concreta de problemas renais ou de hipertensão causados pela creatina. Na realidade seria até contrasenso que uma substância que o próprio organismo produz pudesse ser nefrotóxica ou um agente hipertensor. É evidente que essa segurança está relacionada ao uso em dose adequada. O exagero certamente pode trazer problemas. Entretanto é fácil argumentar a respeito dos efeitos do exagero de várias substâncias. Se alguém ingerir vitamina C em excesso, certamente terá problemas de saúde. Como sabemos, o próprio sal, se ingerido em excesso, provoca hipertensão. Portanto, em dose adequada não há qualquer razão para se temer problemas causados pela creatina. A dose correta A respeito da dose de segurança, devemos sempre lembrar que o correto é a creatina ser prescrita por um profissional competente. Entretanto, como sabemos que muitas pessoas estão usando até por conta própria, vale a pena deixar aqui uma orientação. Existem vários esquemas de administração de creatina. Para uso prolongado, recomenda-se que a dose não exceda 0,03 g/kg de peso/dia. Por exemplo, um indivíduo de 80 kg não deve utilizar mais do que 2,5 g por dia de creatina quando a suplementação é mantida por longos períodos. A razão de se limitar essa dose é tanto para evitar sobrecarga exagerada quanto pelo fato de o organismo não ser capaz de aproveitar mais do que essa quantidade diariamente. Em resumo, em dose adequada a creatina (que não tem nada a ver com anabolizantes) absolutamente não tem efeitos colaterais constatados."
paullao Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 eu ja tive problemas renais e de alteracao de pa soh usando creatina. nao conheco mais ninguem q tenha tido, mas comigo foi real, assim que parei de usar, depois de um tempo desapareceram esses problemas.
mineiro-sp Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 Não é porque eu sou um defensor do uso da creatina e nem porque acho que é muito difícil ela causar problemas sérios como hipertensão e disfunções renais, mas eu raramente levo a sério matérias de jornais. Eles raramente colocam a fonte da pesquisa e sempre contém erros em suas matérias. Por exemplo a citada acima que diz que a creatina é um pré-esteróide. Uma pessoa com o mínimo conhecimento sobre suplementação esportiva sabe que isso não é verdade. Primeiro, pode-se dividir os anabolizantes em grupos, os nutricionais, os fisiológicos, os esteroidais, etc. A creatina é um anabolizante fisiológico. Ela é produzida pelo próprio corpo além de ser ingerida junto com a carne. Ela nada tem a ver com os esteróides. Outra coisa, a creatina degradada é convertida em creatinina, um composto inerte de fácil secreção que é até usado em exames de filtação renal (avalia a filtração). Lógicamente tudo em excesso faz mal, até a água, dessa forma, a creatina também geraria problemas se tomada em excesso, mas 5g diárias dificilmente acarretariam em problemas sérios.
Visitante Passaro Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 Segundo os cientistas peidar e cherar dah cancer no nariz... Se vcs forem acreditar em tudo o q vê... a mídia eh manipuladora e fica a escolha de vcs acredsitar ou naum ! Valeu !
thiago_sa Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 Em 2002-12-11 23:36, mineiro-sp escreveu: Não é porque eu sou um defensor do uso da creatina e nem porque acho que é muito difícil ela causar problemas sérios como hipertensão e disfunções renais, mas eu raramente levo a sério matérias de jornais. Eles raramente colocam a fonte da pesquisa e sempre contém erros em suas matérias. Por exemplo a citada acima que diz que a creatina é um pré-esteróide. Uma pessoa com o mínimo conhecimento sobre suplementação esportiva sabe que isso não é verdade. Primeiro, pode-se dividir os anabolizantes em grupos, os nutricionais, os fisiológicos, os esteroidais, etc. A creatina é um anabolizante fisiológico. Ela é produzida pelo próprio corpo além de ser ingerida junto com a carne. Ela nada tem a ver com os esteróides. Outra coisa, a creatina degradada é convertida em creatinina, um composto inerte de fácil secreção que é até usado em exames de filtação renal (avalia a filtração). Lógicamente tudo em excesso faz mal, até a água, dessa forma, a creatina também geraria problemas se tomada em excesso, mas 5g diárias dificilmente acarretariam em problemas sérios. TAlvez qdo se referiram a pre-esteroide, eles deviam estar falando ao poder anabolico, um usuário desse forum mesmo, o "beto" havia comentado comigo que conseguiu 7kg só com creatina, pode até perguntar a ele. Mas a qtdade que ele usa tb é enorme, pode coisa em torno de 30g.
mineiro-sp Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 é exatamente sobre isso que eu estou falando. Um cara que tem como função em sua profissão informar as pessoas sobre determinado assunto deve ter conhecimento sobre o assunto. Não se pode confundir anabolismo com esteróides. A creatina não passa nem perto de ser um pré-esteróide. Justamente por sua capacidade anabólica ela é um dos suplementos mais utilizados no mundo se não o mais utilizado. A mídia é muito mal informada quanto a suplementos e anabolizantes, fazem muita confusão sobre o assunto prejudicando quiem poderia utilizar suplementos livremente com informações erradas.
Visitante Punisher_BR Postado 12 de dezembro de 2002 Postado 12 de dezembro de 2002 Não estou aqui pra me posicionar contra ou a favor da creatina, mas sim pra relatar fatos... Há países q possuem alta qualificação médica, como a França, em q é proibida a comercialização da creatina, por não ser conhecido seus efeitos colaterais. E certamente isso ocorre não só com a creatina, mas também com outros suplementos. Só estou falando isso pra acrescentar mais uma informação aí... na verdade naum sou contra a creatina, ate pq comecei essa semana a tomá-la pela primeira vez hehe
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.