JOTAEME Postado 26 de janeiro de 2010 Postado 26 de janeiro de 2010 Ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento das glândulas mamárias no peito do homem. Pode ocorrer fisiologicamente nas fases de alterações hormonais sem nenhuma patologia de base, na maior parte dos casos. O nascimento constitui a primeira fase de uma possível ocorrência, em meninos e meninas, devido aos altos neveis de estradiol e progesterona (hormônios predominantemente femininos) herdados do corpo da mãe durante a gravidez. Pode persistir por algumas semanas, com produção, inclusive, de secreção leitosa. A puberdade marca o segundo momento no qual pode surgir uma ginecomastia fisiológica, normalmente na faixa dos 14 anos de idade, podendo durar por até 3 anos. Nesta idade a relação estrógeno/andrógeno é alterada, até porque a produção estrogênica se dá durante todo o período diurno, em contraponto a testosterona que é estimulada principalmente à noite. A terceira etapa é a velhice (>60 anos). Embora ainda não esclarecida, este tipo de ginecomastia ocorre provavelmente pela excessiva produção de aromatase, bem como pelo hipogonadismo (funcionamento insuficiente dos testículos) relativo à idade. Há outros fatores que podem levar a um aumento das concentrações de estrógenos, ou agindo por outros mecanismos, podendo causar ginecomastia: tumores, aumento de atividade aromática, doenças, e algumas drogas, entre elas: hCG (gonadotrofina coriônica), maconha, agentes citotóxicos, drogas antiandrogências (espironolactona, ciproterona, flutamida, cetoconazol), além de alguns anabolizantes. É preciso diferenciar também uma ginecomastia verdadeira de uma pseudoginecomastia (lipomastia), A diferença está no tipo de conteúdo mamário predominante em seu aumento de volume. A pseudoginecomastia trata-se apenas de aumento mamário predominantemente causado por tecido gorduroso e a ginecomastia (verdadeira) ao aumento com predomínio de tecido glandular e estroma mamário. Como ocorre a ginecomastia? O desenvolvimento ocorre analogamente ao que ocorre nos seios da mulher. A progesterona e estrogênio são os principais hormônios produzidos pelo aparelho reprodutor feminino. O homem também dispõe destes hormônios, porém em quantidades bastante inferiores. Nos machos, eles são derivados da conversão de outros hormônios, como a testosterona e a androstenediona e exerce funções ainda não totalmente esclarecidas. Estes hormônios, principalmente os estrógenos, quando em excesso no corpo masculino, podem levar a efeitos feminilizantes, sendo o principal a ginecomastia. Mas não é só isso, a iniciação e progressão envolve também hormônios da pituitária, bem como mediadores locais. Fazem parte do processo, além dos estrógenos: o GH e o IGF-1, a progesterona e a prolactina. Os estrógenos promovem o principal papel, que é o crescimento dos ductos das glândulas, enquanto a progesterona dá suporte ao desenvolvimento dos alvéolos. A prolactina é um outro hormônio produzido na pituitária anterior, e nas próprias células epiteliais da mama, que estimula a proliferação celular e a diferenciação dos alvéolos, mas somente na presença de estrogênio ou de progesterona, respectivamente. Embora os estrógenos e a progesterona sejam vitais no processo, eles são inefetivos na ausência dos mediadores GH e IGF-1. Porque usuários de anabolizantes, algumas vezes, desenvolvem ginecomastia? Porque, neste caso, o estrógeno que atinge a mama é aquele derivado da conversão dos anabolizantes para aquele hormônio, isto porque há, presente no corpo masculino, uma enzima capaz de converter a testosterona e alguns anabolizantes para o estrogênio. Esta enzima se chama aromatase. Esta é a razão pela qual se diz que determinados anabolizantes “aromatizam” e outros não. Presumi-se que a maioria, se não todos os esteróides de carbono 19, possam se convertidos em estrógenos. Assim, com o uso de esteróides há uma abundância de substrato para conversão, o que aumenta a atividade da enzima, levando ao aumento nas concentrações de estrogênio. Alguns anabolizantes, derivados da 19-nortestosterona, são conhecidos como progestinas ou progestogênios. São anabolizantes que possuem a capacidade de se ligarem ao receptor da progesterona, simulando seus efeitos. Uma vez que o estrogênio é fundamental no desenvolvimento da ginecomastia, o uso desses anabolizantes não causarão ginecomastia sozinhos, já que a progesterona, por si só, é incapaz disso. Qual o tratamento para um ginecomastia e como sei que tenho? A ginecomastia causada pelo uso de esteróides tem início com uma leve sensibilidade e prurido (coceira) local. O tratamento medicamentoso só é eficiente quando o processo é incipiente e recente. Para a ginecomastia causada pelo uso de esteróides, depois de já instalada, o tratamento efetivo é a cirurgia. É bom ressaltar que o crescimento é benigno, então a cirurgia só será recomendada se o paciente apresentar desconforto psicológico. A técnica cirúrgica indicada depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e mamoplastia redutora . O edema pós-operatório dura cerca de 7 a 10 dias e o déficit de sensibilidade local em geral é transitório, durando no máximo um ano em grande parte dos casos. A cirurgia consiste em um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola (mamilo). A cicatriz não é aparente e fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, que deverá ser examinada por um patologista. No pós-operatório o paciente deverá manter repouco relativo e, muitas vezes, é obrigado a usar uma faixa de compressão por aproximadamente sete dias. Como posso diferenciar uma gine "verdadeira" de uma pseudoginecomastia ? O diagnóstico diferencial deve ser feito por um médico, que pode buscar auxílio em exames sanguíneos, mamografia e ultrassonografia. A lipomastia é mais comum em pacientes que estão acima do peso. Com a obesidade ocorre acúmulo de gordura na região torácica levando ao aumento das mamas. Este aumento é acompanhado pelo crescimento da pele à sua volta. Com o emagrecimento vem a flacidez levando à queda das mamas. Já fiz a cirurgia, posso ter ginecomastia de novo? É possível, pois, por razões estéticas, a glândula não é inteiramente retirada, podeno no futuro desenvolver-se novamente. Assista ao vídeo "Gynecomastia & You & Me ": Imagens reais de cirurgia plástica de ginecomastia. __________________
Visitante Henker Postado 26 de janeiro de 2010 Postado 26 de janeiro de 2010 vc flw q há medicamento para isso mesmo q talvez nao seja eficiente em certo momento... poderia me dizer qual o tratamento medicamentoso?
Visitante Henker Postado 27 de janeiro de 2010 Postado 27 de janeiro de 2010 Pesquisei bastante sobre o tratamento medicamentoso e achei dois grupos de remédios para a ginecomastia: os antiestrogenicos e os anti aromatase. Os aromatase sao caro pra se fuder. uma caixinha é 300 conto, e nao é tao eficiente quanto os antiestrogenicos. O melhor anti estrogenico, segundo minhas pesquisas é o tamoxifeno, vou comprar e tomar essa porra pra ver se faz efeito, minha ginecomastia é a mais persistente, eu esqueci o nome, mas é quando dura mais de 18 meses. Algm tem uma dica ai pra mim, para esse tratamento medicamentoso ? OBS: nunca tomei bomba nao, é genética msm, tenho mt hormonio acho q é por isso q fico forte rapido e passo meus colega tudo Acho q essa porra iniciou em mim qdo eu tinha uns 13, 14 anos nem lembro, to com 16 agora vlw...
kamedak Postado 27 de junho de 2010 Postado 27 de junho de 2010 e se for lipomastia como eu trato ? da um help ae,também tenho 16(já vou fazer 17 mês que vem) como o cara acima,só naum tenho gine e sim lipo segue o tópico: viewtopic.php?f=18&t=109683 ''A puberdade marca o segundo momento no qual pode surgir uma ginecomastia fisiológica, normalmente na faixa dos 14 anos de idade, podendo durar por até 3 anos. Nesta idade a relação estrógeno/andrógeno é alterada, até porque a produção estrogênica se dá durante todo o período diurno, em contraponto a testosterona que é estimulada principalmente à noite. '' se eu não me engano a minha "gi ou lip'' começou por ai mesmo.
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora