Lipstick Postado 17 de fevereiro de 2010 Postado 17 de fevereiro de 2010 Sozinha, ela não faz verão. Precisa estar de mãos dadas com outro elemento para trazer benefícios ao organismo feminino. A fibra, tão importante para o intestino e bem estar, não é nada sem a parceria da água. Os nutricionistas e gastroenterologistas não cansam de recomendar uma dieta rica em fibras (frutas, hortaliças e cereais) como importante segredo para “esquentar os tamborins” do intestino preguiçoso. Isso porque, a conhecida prisão de ventre pode ser motivada pela ausência dos nutrientes trazidos por estes alimentos. No caso das mulheres, explica o presidente da Federação Brasileira de Gatroenteorologia, Aytan Sipahi, o problema é acentuado por causa dos hormônios. Na gravidez, a dificuldade de ir ao banheiro aumenta ainda mais. A estimativa é de que o dobro de mulheres sofra com o problema em relação aos homens. Eles, segundo o fabricante de um iogurte que promete dar uma forcinha ao intestino, somam 5 milhões no Brasil. Elas, portanto, seriam 10 milhões em todo País. Pois bem, nada adianta sair por aí comendo fibras se, em paralelo, a ingestão de líquidos não acompanhar o cardápio, advertem os especialistas. Além de não favorecer o trânsito intestinal, o efeito no auxílio para emagrecer – outro benefício creditado às fibras – tampouco é alcançado. E o piro: de super-heroína a fibra pode se transformar em vilã do intestino. Como? Os nutricionistas explicam: sem receber um “balde de água” o excesso de fibra provoca até mesmo constipação intestinal. “A fibra precisa de água para funcionar. Se for consumida em parceria com o líquido, forma uma espécie de gel no intestino”, esclarece a nutricionista clínica Flávia Morais, especializada em dietas e alimentos naturais. “É este gel que promove a sensação de saciedade e a consequente redução do apetite”. Mas sem a companhia da água, adverte ela, não há este efeito e nem a melhora do funcionamento do intestino. Para que tudo funcione direitinho, o ideal é comer frutas, (morango, ameixa, abacaxi, damasco são bons exemplos), dois pratos de verduras e legumes (espinafre, cenoura, couve e brócolis são ótimos), cereais (como milho), farelos de trigo e feijão – o indicado são 20 gramas de fibras diariamente. Além disso, é importante beber dois litros de água ao longo do dia. E atenção: não vale beber e comer tudo de uma vez. É preciso separar em doses para ter o efeito desejado. Fonte: http://delas.ig.com.br/bemestar/balde+de+agua+fria+nas+fibras/n1237545319239.html
clark18 Postado 17 de fevereiro de 2010 Postado 17 de fevereiro de 2010 realmente . desde que começei a treinar escuto issu . òtimo artigo !
Fran Fran Postado 23 de fevereiro de 2010 Postado 23 de fevereiro de 2010 hehe, isso foi questão de uma prova minha. Esse artigo serve pro pessoal que está pensando em comer a tal ração humana. Outros benefícios das fibras que não foram citados no texto: diminui a taxa de colesterol e diabetes; aumenta a quantidade de gordura eliminada nas fezes (as fibras solúveis formam um gel em contato com a água, diminuindo a absorção de lipídios); absorvem toxinas; O consumo exagerado e o consumo sem a quantidade adequada de água pode causar gases e diarréia, além de diminuir a absorção de cálcio e algumas vitaminas.
O Garoto Destemido Postado 23 de fevereiro de 2010 Postado 23 de fevereiro de 2010 Esse texto é mais direcionado a mulhers, mas valeu pela leitura. Ja li tb que fibras aumentam a consistencia das fezes, procede isso?
Fernando Bull Postado 27 de fevereiro de 2010 Postado 27 de fevereiro de 2010 Lipstick escreveu: Pq para mulheres?
Lipstick Postado 27 de fevereiro de 2010 Autor Postado 27 de fevereiro de 2010 Garoto Destemido, estamos aguardando sua resposta! hehehehehe
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.