Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Suplementos vasodilatadores prometem auxiliar na massa magra


Post Destacado

Nutrição Esportiva

Ajudinha extra na hipertrofia

Suplementos vasodilatadores prometem auxiliar no ganho de massa magra. Especialistas se dividem quanto à funcionalidade dos produtos que são uma febre nas academias

Rachel Vargas

Adauto Cruz/CB/D.A Press

O nutricionista esportivo e fisiologista do exercício Felipe Maragon condena o uso do produto sem prescrição

Na corrida pelo culto ao corpo, os suplementos tornam-se os principais aliados dos frequentadores de academia. A última novidade nas salas de ginástica são os suplementos vasodilatadores, que contêm em sua fórmula o aminoácido arginina. Quando ingerido, se transforma em óxido nítrico — gás responsável por fazer a dilatação dos vasos. A indicação e a eficácia do produto consumido pelos norte-americanos e em alta no Brasil dividem opiniões.

Indicado para quem pretende alcançar a hipetrofia muscular, ou seja, o ganho de massa magra, o suplemento não pode ser ingerido indiscriminadamente. Há risco de efeitos colaterais, como dor de cabeça, taquicardia, tremedeira, hipotensão e desidratação. “O grande problema é que as pessoas tomam sem prescrição e, na ânsia de colocar uma dosagem maior, acabam tomando além do que devem”, explica Felipe Marangon, nutricionista esportivo e fisiologista do exercício.

Geralmente, Marangon prescreve o produto disponível em pó ou em cápsulas para os pacientes homens. No caso das mulheres, existe o risco de aparecimento de varizes e a queda da pressão arterial. “Para elas não é indicado. Para eles, na fase da hipetrofia, promove um maior volume muscular, com mais nutrientes”, defende. “Tudo combinado à prática de exercícios e a uma alimentação equilibrada”.

O lutador Pedro Galiza toma o suplemento há quase dois anos. Para o atleta, a ingestão diária antes dos treinos é essencial. “Acho que é o melhor suplemento, principalmente para mim, que luto. Sinto mais gás, melhora na respiração. Na hipetrofia também ajuda. O condicionamento fica muito bom durante o treinamento”, conta. Para que o organismo não acostume com o suplemento, Pedro interrompe o ciclo, por pelo menos um mês. “Às vezes dou uma parada para o corpo não acostumar”, revela.

Olho no rótulo

Muitos especialistas não acreditam no que dizem os rótulos dos vasodilatadores expostos nas prateleiras de lojas de suplementação. “A única recomendação que faço é para quem tem colesterol alto ou arterosclerose, porque a vasodilatação evita ataque cardíaco durante o exercício”, argumenta Narayana Reinehr Ribeiro, nutricionista esportiva.

Ela acredita que o efeito do suplemento pode acabar sendo o contrário do que foi proposto, porque se o praticante não se alimentar adequadamente antes dos exercícios, o sangue fica pobre em energia. “Se ele tomar arginina, ocorrer a vasodilatação durante o exercício e a alimentação prévia for pobre, o sangue que está aumentado, indo para os músculos, acaba roubando os nutrientes dos músculos e as fibras musculares são perdidas”, explica. “Mas se a pessoa tiver a alimentação balanceada, aí acredito que não atrapalha. Ainda assim, não garanto que vai ajudar na hipetrofia.”

Nutricionista de um consultório esportivo, Anna Lou Magalhães muitas vezes se depara com pacientes que insistem em tomar o suplemento, ainda que ela reprove o uso. “Tem muita gente usando, mesmo que não recomende”, alerta. “Eu acho que pode ter efeito placebo, apesar de ter gente que sente diferença”, acrescenta.

O que eles disseram

“O grande problema é que as pessoas tomam sem prescrição e, na ânsia de colocar uma dosagem maior, acabam tomando além do que devem”

Felipe Marangon, nutricionista esportivo e fisiologista do exercício

“A única recomendação que faço é para quem tem colesterol alto ou arteroesclerose, porque a vasodilatação evita ataque cardíaco durante o exercício”

Narayana Reinehr Ribeiro

“Acho que é o melhor suplemento, principalmente para mim, que luto. Sinto mais gás, melhora na respiração. Na hipetrofia também ajuda. O condicionamento fica muito bom durante o treinamento”

Pedro Galiza, lutador

FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/impresso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Membros mais ativos neste tópico

aminoácido arginina. Quando ingerido, se transforma em óxido nítrico

Não concordo com a citação acima, POIS NÃO É TODA A ARGININA INGERIDA, QUE SE TRANSFORMA EM OXIDO NITRICO.

Pois ela não serve apenas para a produção do Oxido Nitrico no corpo, ela desempenha MUIIIIITAS tarefas no corpo, e uma delas é a produção do Oxido Nitrico.

Oque vou dizer abaixo, ja cansei de falar.

A Arginina é convertida em Oxido Nitrico no corpo, de acordo com a necessidade do corpo.

Não existe relação direta entre:

Quantidade de Arginina Ingerida X Produção de Oxido Nitrico

Uma OVERDOSE de ARGININA INGERIDA, NÃO QUER DIZER QUE VOCÊ TERÁ NO CORPO, UMA OVERDOSE DE OXIDO NITRICO

Acreditem em mim, vcs não iriam querer uma OVERDOSE DE OXIDO NITRICO NO CORPO. Pois ele possue neste caso, graves efeitos colaterais.

Mas fiquem tranquilos, pode se entupir de Arginina. Que seu CORPO NUNCA irá produzir Oxido Nitrico, além do normal aceitavel pelo corpo.

Tem alguns topicos antigos meus, que explicam isso de forma mais detalhada, e se for do interesse de alguém discutir o assunto, posso procura-los e indicar aqui para consulta e discussão.

abracos contribuinte. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...