Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lutadores usam cremes femininos para se desidratar


contribuinte
 Compartilhar

Post Destacado

MMA

Vale tudo para perder peso

Lutadores apelam a cremes femininos para se desidratar e diminuir peso antes da pesagem que antecede as disputas, mas ficam expostos ao risco de inflamações na pele

Patrícia Banuth

Iano Andrade/CB/D.A Press - 17/9/10

Para se garantir nos combates, os lutadores têm de se enquadrar na exigência de peso de cada categoria, o que às vezes se torna uma dificuldade

Antes de competições, lutadores recorrem a diversas técnicas que os auxiliam a perder peso. Momentos antes da pesagem, que ocorre na véspera das disputas, é comum ver os atletas se esforçando para diminuir ao máximo o peso e se enquadrar na exigência da categoria. A prática de exercícios com agasalhos e a permanência em saunas são recursos bastante comuns. Agora, surgiu uma novidade: a utilização de cremes que ajudam na liberação do suor.

De acordo com André Pederneiras, representante do Shooto na América Latina — evento japonês de MMA —, um dos produtos que vêm sendo amplamente usado por atletas do exterior na tentativa de driblar a balança é um creme para gestantes. Segundo ele, a mulher passa essa substância na barriga, que “faz com que a água do corpo suba e fique na superfície da pele, mantendo-a sempre hidratada”.

No caso dos lutadores, eles espalham o creme por todo o corpo e depois se exercitam ou fazem sauna. “Com o uso do produto, os lutadores suam mais e chegam a perder o dobro do peso que conseguiriam em situações normais. E isso em um período menor de tempo e sem ter que se desgastar muito com exercícios”, garante.

Ivan Canello, empresário de lutadores, como John Lineker(1), de Curitiba, disse que no exterior teve contato com atletas que usavam demaquilantes na intenção de perder líquido e, assim, diminuir o peso na hora do controle. “Esse creme para retirada de maquiagem acaba por abrir os poros. Isso facilita na hora de perder água”, explica.

Canello lembra, contudo, que o atleta não perde gordura lançando mão dessa técnica. “Isso é utilizado apenas no dia da pesagem. O atleta passa por um processo de desidratação. Não existe motivo para usar em outras datas, porque a desidratação acaba agredindo o organismo”, reconhece.

A coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Andréia Mateus, desaconselha o uso desses produtos para redução do peso. “Mesmo porque, não existe nenhuma comprovação científica de que essa técnica seja eficaz”, alerta. A médica explica que os riscos de inflamação aos quais os lutadores ficam suscetíveis são muito altos. “Principalmente porque esses ambientes de lutas são sujos e o risco de contaminação é grande. A pessoa pode desenvolver acne, foliculite (inflamação dos pelos). Corre o risco de evoluir para um furúnculo, que pode acarretar dor e febre”, destaca.

1 - Campeão

De 15 lutas no Mixed Martial Arts (MMA), o paranaense de Paranaguá John Lineker venceu 10. Ele teve êxito nas últimas cinco vezes em que entrou no ringue. Na mais recente, em Brasília, o curitibano de 66kg derrotou Alvino Torres por finalização.

SAIBA MAIS

O suor é uma das formas de regular a temperatura corporal. Quando utilizamos um creme que contém em sua fórmula óleos lubrificantes, eles funcionam como um obstrutivo e impedem a evaporação do suor. Como a evaporação natural é impedida, a pele fica mais quente. Acredita-se que, com esse aquecimento da pele, a pessoa perde mais calor e queima mais gordura.

Isso é utilizado apenas no dia da pesagem. Não existe motivo para usar em outras datas, porque a desidratação acaba agredindo o organismo”

Ivan Canello, empresário de lutadores

FONTE:

Correio Braziliense

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
 Compartilhar

×
×
  • Criar novo...