SbZ Postado 29 de julho de 2011 Postado 29 de julho de 2011 Eu estava pesquisando se o IG da maltodextrina é baixo e o da dextrose é alto devido a velocidade de absorção ou não tem nada a ver. E acabei vendo que existem muitas controvérsias sobre o assunto e que na verdade os dois suplementos possuem quase a mesma taxa de IG, porém a dextrose possui um IG um pouco maior. Poucos sabem sobre isso, esse é o motivo de tantas divergências: https://fisiculturismo.com.br/forum2/viewtopic.php?t=15239 E acabou que depois de eu pesquisar bastante sobre o assunto eu achei que o uso continuo desses suplementos de carboidratos podem causar hipoglicemia tipo 2 devido ao pico de insulina causado. O problema é que eu já tenho hipoglicemia tipo 2, não por esse motivo, mas agora eu estou muito em duvida. Fazer o uso continuo da dextrose após os treinos podem piorar a hipoglicemia? Obs: eu já sei que se a hipoglicemia aumentar pode causar diabete porque o pâncreas para de produzir a insulina e blá blá blá. Mas é melhor não tomar esses suplementos e tomar apenas quando estiver fazendo o uso de whey, creatina, etc? E se for melhor não tomar, existe alguma coisa pós treino que seja mais adequado pra mim?
Mestre Postado 29 de julho de 2011 Postado 29 de julho de 2011 Já tem topicos no forum falando disso, eu escrevi sobre isso a uns tempos atraz, e peguei para vc ler, pois nem vou escrever tudo denovo. Da uma lida ai: Esse assunto já foi amplamente discutido aqui no passado remoto, e no passado mais recente. Mas ter respondido nesses dois últimos dias, a dois questionamentos sobre o assunto, me motivou a escrever sobre isso novamente, mas agora olhando o assunto de um outro prisma. Como eh feita a obtenção da Maltodextrina, e suas diferenças, vou tentar explicar aqui nesse tópico. ... Tudo parte do Amido, que eh a principal fonte de estocagem de carboidrato nos vegetais. No nosso caso, vamos partir do amido do milho. Muitas pessoas costumam dizer, que caiu em desuso o termo Carboidrato Simples, e Carboidrato Complexo. Mas como esse termo ainda eh usado nas embalagens dos Suplementos Alimentares, vou usa-lo aqui nesse tópico. Oque temos na verdade são 3 classes de Carboidratos: - Monossacarídeos - Dissacarídeos - Polissacarídeos O Monossacarídeo eh composto por uma única unidade de açúcar, enquanto o Dissacarídeo composto por duas e o Polissacarídeo por varias. Os Carboidratos Simples, abrangem a classe dos Monossacarídeos e Dissacarídeos, enquanto os Complexos abrangem a classe dos Polissacarídeos. - Dextrose/Glicose, eh um Carboidrato Simples Monossacarídeo, que passa direto pela barreira intestinal caindo em forma de Glicose na corrente sanguínea. - Já os Complexos, como o Amido por exemplo que eh um Polissacarídeo, precisa ser quebrado em uma única unidade de açúcar, para poder passar a berreira intestinal, rumo à corrente sanguínea. Portanto os Monossacarídeos e os Dissacarídeos, atuam mais rapidamente no aumento glicêmico na corrente sanguínea. ... Para entender o processo do produção da Maltodextrina, vamos partir de um Carboidrato Polissacarídeo Complexo, que eh o Amido do Milho. Através de um processo de Hidrolise, o Amido eh degradado, como mostra o esquema abaixo: Amido--->Dextrina---->Maltose - Na primeira passagem de degradação, obtemos a Dextrina que eh um Carboidrato Complexo Polissacarídeo; - Após uma outra passagem de degradação, obtemos a Maltose que eh um Carboidrato Simples Dissacarídeo; - Se a degradação continuar, obtemos finalmente a Glicose, que eh um Carboidrato Simples Monossacarídeo. A Maltodextrina eh um Carboidrato Parcialmente Degradado, intermediário nesse processo de degradação do Amido que foi descrito acima, e formada por Maltose + Dextrina. Porisso, não podemos chamar a Maltodextrina de Carboidrato Simples(como alguns chamam), pois ela possui na sua formulação um Polissacarídeo que eh a Dextrina. Mas nem porisso a Maltodextrina eh um Carboidrato de Absorção Gradativa, como os fabricantes de Suplementos Alimentares costumam chama-la. A Maltodextrina possui na sua formulação, dois Carboidratos de fácil quebra, e isso faz com que ela tenha uma Rápida Absorção pela corrente sanguínea, diferente do que dizem alguns, que ela possui uma Absorção Gradativa. Absorção Gradativa, podemos dizer que possui o AMIDO, que eh o Polissacarídeo Complexo que deu inicio a isso tudo. Referencias: Profa. Denise E. Moritz(UNISUL)
SbZ Postado 29 de julho de 2011 Autor Postado 29 de julho de 2011 MESTRE, sobre sua resposta tem sim tópicos falando sobre. E isso tudo eu já havia pesquisado. A minha duvida é sobre a hipoglicemia, se devo ou não tomar continuamente a dextrose pós treino.
Mestre Postado 29 de julho de 2011 Postado 29 de julho de 2011 MESTRE, sobre sua resposta tem sim tópicos falando sobre. E isso tudo eu já havia pesquisado. A minha duvida é sobre a hipoglicemia, se devo ou não tomar continuamente a dextrose pós treino. Entendi amigo. Vou relatar oque ocorre comigo, e talvez possa ajuda-lo. Eu tenho Hipoglicemia pós treino, usando Malto pós treino ou não. E sempre treino muito bem alimentado e minha alimentação eh boa até demais. Quando treino, após um determinado tempo, eu tenho que me alimentar de qualquer maneira, pois se eu não fizer, começo a ter fortes sintomas hipoglicemicos. Começo a suar, fico irritado e tudo que vejo na minha frente eh um grande prato de comida e uma vontade imensa de ingerir qualquer liquido de origem adocicada junto com a comida. Oque eu faço então, sempre que treino, eu no pós treino tomo minha Maltodextrina normal, vou para casa e não deixo chegar nesse estado, pois antes que meu corpo manifeste esses sintomas, eu já comi um belo prato de comida. Seguindo essa regra basica que coloquei acima, não tenho problemas. Não sei se eh esse seu caso, mas de qualquer forma acho que um Medico seria mais adequado para tirar essa sua duvida. abracos.
SbZ Postado 29 de julho de 2011 Autor Postado 29 de julho de 2011 Entendi, no meu caso a hipoglicemia é porque a insulina aumenta demais e faz a glicose no sangue cair, e sempre no final dos treinos eu sinto tontura, cansaço e as vezes minha visão embaça tanto que eu não enxergo nada. E o endocrinologista disse que não é bom ficar comendo muito doce pra não aumentar muito a taxa de glicose e não subir exageradamente a insulina. E sempre que eu tomo a dextrose no final do treino eu não sinto nada. A minha duvida é que a dextrose é transformada em glicose, e mesmo assim os meus sintomas de hipoglicemia tipo 2 (aumento de insulina devido a glicose) não aparecem. E eu tenho medo de estar acontecendo alguma coisa do tipo a insulina aumentar demais e mesmo assim não dá conta de "eliminar" toda a glicose e por isso eu não sentir nada por causa da carência de glicose. E eu não posso ficar fazendo a insulina aumentar porque pode causar diabete futuramente.
ninga Postado 30 de julho de 2011 Postado 30 de julho de 2011 Cara, dextrose C6H12O6 é glicose. Verdadeiramente falando aquele açucar branco que todos chamam de açucar na verdade é sacarose, que seria C12H22O11. Essa molecula sofre isomeria e existem outros carboidratos que possuem essa mesma formula porem propriedades quimicas diferentes. Voce se refere a hipoglicemia tipo 2, nao sei a que voce se refere, seria diabetes tipo 2? Voce relatou que fica tonto, sonolento no final do treino. Quanto tempo voce fica no treino? O que come no pré treino e com quanto tempo de antecedencia? Esta MUITO confusa essa historia, voce esta com varios conceitos deturpados, como esse de achar que fazer a insulina subir seria prejudicial. No pos treino é o momento mais sucetivel a insulina, se quiser regular a insulina para fins de saude, preocupe-se mais com ela nas outras refeiçoes, procure consumir carbos de ig baixo/moderado. Mas no pos treino os beneficios superam de longe qualquer possivel maleficio.
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora