Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Práticas do antienvelhecimento são vetadas

Conselho Federal de Medicina proíbe prescrição de hormônios para pessoas sem deficiência dessas substâncias

Norma é criticada por profissionais que atuam na área; ortomolecular também deve ser alvo de novas regras

JOHANNA NUBLAT

DE BRASÍLIA

A indicação e a divulgação do uso de hormônios e outras substâncias com o objetivo de prevenir ou reverter o envelhecimento passa a ser uma prática vedada a médicos.

É o que determina uma resolução do Conselho Federal de Medicina, que já havia sido publicada como recomendação em agosto e agora tem força de lei para médicos.

Segundo o texto, a reposição hormonal só pode ser feita quando houver um deficit comprovado da substância e nos casos de o benefício dessa reposição ser cientificamente provado ou de haver um nexo causal entre a doença e a falta do hormônio.

Ou seja, fica proibido indicar doses extra de hormônios para pacientes que têm níveis normais da substância.

O texto também proíbe a prescrição de vitaminas, antioxidantes e dos chamados hormônios bioidênticos (com estrutura igual à do hormônio natural) com o apelo do antienvelhecimento.

O conselho entende que não há evidência científica que respalde essas terapias.

"Não se pode vender uma ilusão. E uma ilusão que custa caro", afirma Gerson Zafalon, relator da resolução.

Uma prática atual -e agora condenada- é a de aumentar o nível hormonal para além do considerado normal para a faixa etária com o objetivo de aumentar a massa muscular, diz Silvia Pereira, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

A sobrecarga no corpo pelas práticas agora proibidas, explica a médica, pode desencadear problemas como diabetes, hipertensão, distúrbios do sono e câncer.

A norma, que deve ser publicada hoje no "Diário Oficial da União", tem validade imediata. O médico que não cumprir fica sujeito a punições que vão da censura reservada à cassação.

E o conselho ainda prepara nova resolução para regular a prática ortomolecular.

OUTRO LADO

O presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento, Wilmar Jorge Accursio, faz ressalvas a algumas informações técnicas divulgadas pelo CFM, mas elogia o fim das promessas de transformar o paciente num "super-homem".

Accursio defende a indicação de hormônios só quando há deficiência. E diz que não há nada contra o hormônio "bioidêntico"; o problema, segundo ele, é o discurso de que ele é inofensivo.

A médica Luciana Aun, autora do livro "Segredos do Antienvelhecimento" (ed. Livre Expressão, 165 págs.), afirma que a prática é mal compreendida até por causa do nome. "Não é uma coisa feita para estética, por motivos banais. É para prevenir as doenças da velhice."

Segundo a cirurgiã, é preciso mesmo limitar o uso de hormônios. No entanto, afirma que a resolução do CFM foi feita com base em pareceres dos médicos geriatras, que, para ela, estão atacando algo que "não conhecem bem". "Médicos sérios estão sofrendo com isso."

Já para Edson Luiz Peracchi, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, a resolução é "frustrada", ilegal e não vai impedir prescrições baseadas em justificativa técnica.

"É uma tentativa de estancar a evolução científica, permitindo que a geriatria fique na mão do médico que trata o velho e não em quem trabalha com a prevenção."

A empresária paulistana Keila Rastelli Galebe, 39, é adepta do antienvelhecimento há cerca de seis anos. Ela toma vitaminas e antioxidantes. "Já fiz duas cirurgias para troca de válvula do coração. Depois que comecei o tratamento, para minha surpresa, minhas próteses não se desgastaram mais."

Keila diz que nunca tomou hormônios. "Aprendi a me alimentar melhor, com proteínas magras, castanhas e alimentos integrais."

Postado

bem, isto foi publicado na FOLHA de SÃO PAULO..os hormônios bioidênticos não poderão ser prescritos pra quem tem os níveis de hormônios normais....ou seja o médico q prescrever pra quem não tem déficit pode ter a licença cassada e perder o direito de clinicar....uma pena.

Postado

não sei o quanto a ANVISA vai mexer nisto..estava até "escutando" em proibir tais......e não sei como será o controle destes hormônios e prescrição pelo CFM...mas que os médicos vão cagar de medo pra prescrever vão...daí vai complicar..

Postado

o problema agora é...se o CFM não tem certeza da segurança das drogas a ANVISA terá que reestudar e rever a posição destas no mercado...ou seja....eu acho que poderão vetar tudo: GH, durateston, deposteron, androxon, e até oxa ...vamos ver

Postado

Mas como isso seria fiscalizado?

Como saber se o Médico receitou para uma pessoa que tinha deficiência da produção hormonal ou não?

Como saber se ha um não um deficit da substância no ato da fiscalização?

Toda lei para poder ser efetiva, deve ter um meio forte real e pratico de fiscalização, pois se não tem a lei não serve de nada.

Postado

era isso que comentava com o Ninga no face Mestre...não sei como...mas há uma diciplina na Medicina sobre conduta ética...e muitos deles realmente agem de acordo com as normativas de seus conselhos...a fiscalização parte das vigilâncias sanitárias, que vão focar as receitas sobre hormônios agora com esta publicação no DOU...e tem mais...note que as sociedades brasileiras de geriatria, ortomolecular...entre outras...já estão mobilizando quanto a atitude do CFM...agora é esperar mesmo...mas como isso se aplica as substâncias que conhecemos vamos ver o tiro na rolinha não pega no gavião...

Postado

Ai a gente voltaria naquele velho ponto que discutíamos algumas vezes.

Até que ponto eh correto pelo conselho de medicina receitar Anabolizantes visando finalidade estética? Não sei se eh correto isso perante ao conselho de medicina, mas se não for correto e somente pode ser receitado para fins terapêuticos atualmente, isso não adiantou de nada até agora, pois o acesso que as pessoas tem aos Anabolizantes de venda nas farmacias(Dura,Depo,Deca,Hemo) ainda eh grande.

Eh esperar para ver mesmo.

abracos colegas. icon_wink.gif

Postado

se medicos fazem procedimentos como lipoaspiração e implantes de silicones, que também são praticas puramente esteticas e com possibilidades de riscos e colaterias, não tem logica um medico não poder receitar anabolizantes pra pessoas com fins esteticos que treinam serio e saibam bem o que esta fazendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...