Ok, tudo muito interessante na teoria. Só que na prática, quem segue dieta restrita de verdade, sabe que chega uma hora que o metabolismo fica lento mesmo e não tem jeito, tem que jogar a insulina pra cima no dia do lixo. Inclusive tem artigos recentes da Flex Magazine (US) mostrando que é ruim suprimir demais a liberação de insulina.
Talvez seja uma questão de individualidade biológica, só que comigo, que possuo o metabolismo rápido, jogar carbo de baixo índice glicêmico no dia do lixo realmente não funciona. Também lí artigo do nutricionista Rodolfo Peres onde ele apoia, respeitando os limites individuais de cada um, um do Dia do Lixo feito com porcarias.
Sem querer discordar do artigo acima, deixo aqui apenas o relato da experiência do que funciona para mim, não deixando de lado que cada indivíduo é diferente e reage de forma diferente a certos procedimentos na dieta. Afinal, tenho amigo próximo que nunca dispensa doces e alcool e tá sempre trincadão o ano todo. Genética é genética e cada um faz um o que funciona pra cada um.