Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Olá! Queria uma orientação em relação a consumo de vitaminas. Estava tomando um comprimido de Centrum e Complexo B plus em horários determinados por um nutricionista. Só que eu tive uma idéia que não sei se é muito recomendável: Eu notava que minha urina saia com uma coloração diferente após a ingestão das vitaminas, o que seria o excesso que meu organismo não conseguiu absorver. Resolvi fazer um "shake" com os comprimidos, leite em pó desnatado, uma clara de ovo e água e tomá-los aos poucos durante o dia. Percebi que não havia mais diferença na coloração normal da minha urina. Em termos de nutrição eu posso estar perdendo algo, ou tomei uma atitude correta?

Um grande abraço a todos e obrigado pela atenção a um texto tão grande.

Alex.

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Postado

Segundo a bula do Complexo B plus da Roche, último parágrafo: "Atenção:A coloração amarela após administração do Complexo B Plus Roche é normal devido a riboflavina (vitamina B2)"

Não é minha imaginação. Eu já uso suplementos há muitos anos e, apesar de algumas vitaminas não serem eliminadas na urina dando coloração, algumas dão. Quando vc ingere polivitamínicos isso é mais evidente ainda. Só que isso significa que o corpo não absorveu tudo que foi ingerido e está eliminando o excesso. Na maneira que estou tomando atualmente essa coloração se reduziu. A minha pergunta é se eu consegui realmente aumentar a absorção ou se essa mistura prejudica em algum aspecto. Obrigado por responder, mas acho que vc não tinha entendido muito bem a pergunta, quero crer.

Abraços,

Alex.

Postado

Essa cor eh normal mesmo, e nao eh soh com vitaminas. Tem coisas que vc pode consumir que ate o cheiro da urina modifica. Cafe, por exemplo, eh uma delas. Se tomar bastante cafe, sai o cheiro dele na urina.

Eu particularmente nao acho que mude muita coisa o lance do shake. Talvez vc esteja apenas colocando mais liquido pra dentro e "diluindo a cor" ao longo das vezes em que vc vai urinar. Alem do mais, tem comprimido que eh revestido pra resistir aos acidos do estomago, pra soh se abrir no intestino/duodeno. Se vc triturar os comprimidos (drageas, na verdade), vc manda pro espaco essa protecao. O conteudo deles cai desprotegido no estomago, as enzimas de la fazem a festa, dai la se vao as vitaminas... :cry:

Nao sei se isso ocorre com qquer vitamina, nem se eh o caso das suas. Mas se um medicamento nao for dakeles comprimidos que sao "pós que foram comprimidos", mas sim "pós comprimidos e revestidos de uma capinha colorida", eu nao os quebraria, trituraria, nem nada.

Bom... essa eh pelo menos a minha opiniao :wink:

Abraco!

Postado

Tem uma diferença da digestão entre cápsulas e comprimidos, uns são digeridos no estômago outros no intestino, e como já foi dito, as drágeas tem uma proteção por causa da irritabilidade no estômago e acreditem em mim, até as cápsular por causa do gosto. Éca.

:lol:

Olha, se foi fechado em cápsula ou comprimido, melhor consumir assim viu, pode haver alguma combinação de reações que se expostos ao ar, os componentes podem perder a capacidade de realizar.

A urina realmente pode modificar de acordo com algumas substâncias excretadas nela, se você está tomando vitaminas sob supervisão não há com o que se preocupar, o que não é correto é a ingestão indiscriminada de vitaminas que são ou excretadas ou provocam hipervitaminose, o que não é bom também.

Não recomendo este shake aí não, viu...ah, e note as bulas pois há certas vitaminas que devem ser tomadas em horários específicos para um melhor ciclo de ação.

Abraço e boa sorte, amigo.

Postado

bom, a Shera ja falou td ai...axo q é + legal vc tomar os comprimidos e/ou capsulas mesmo, e procure beber muita agua durante o dia...assim sua urina não ficara tão "forte" alem do q a agua ajuda a eliminar as "sobras" de vitaminas q vc naum consumiu...

Postado

Gente, muito obrigado mesmo! Eu não tinha aventado essa possibilidade da proteção dos comprimidos. Vou tomar nos horários indicados então.

Um grande abraço,

Alex.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...