Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VERDADES SOBRE A VITAMINA C

ninga

Post Destacado

Pesquisadores ingleses relataram que um suplemento diario de 500mg de vitamina C por 6 semanas produzia um efeito anti oxidante sobre o DNA. O exesso de vitamina C promovia um dano genetico atravez dos radicais livres na base de Adenina do DNA, que nao havia cido previamente medido nos estudos das propriedades oxidativas da vitamina C. A vitamina C na forma natural nos alimentos como suco de laranja nao atua como pró oxidante. (WILLIAM D. MCARDLE, et all 2000)

Segundo JACK H. WILMORE e DAVID L. COSTILL a suplementaçao de vitamina C produziu efeito controverso nas pesquisas até agora. Entretanto aqueles que revisaram essa area geralmente concordam que mesmo com o aumento das necessidades no treinamento, a suplementaçao de vitamina C não melhora o desempenho quando nao existe deficiencia na dieta. Foi tambem observado que vitaminas, incluindo a vitamina C tambem podem atuar como antioxidantes, combatendo lesoes produzidas pelos radicais livres gerados metabolicamente.

Ainda conforme JACK H. WILMORE e DAVID L. COSTILL a vitamina C atua no metabolismo de aminoacidos, sintese de adrenalina, corticoides e na absorçao intestinal do ferro.

Ainda tem mais conteudo pra postar, principalmente no Mcardle, mais tive pouco tempo pra digitar. Logo posto mais! :wink:

Vou deixar fixo por um tempo, só como informativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

esta molécula tbm tem um importante efeito anti-catabólico pois inibi a produçãodo cortisol,q eh um hormônio liberado quando uma pessoa entra em stress ou faz exercícios muito intensos.O CORTISOL EH ANTAGONISTA À TESTOSTERONA,ou seja sua liberação suprime a liberação da testosterona natural,com isso ocorre uma disputa entre esse dois hormônios,por isso deve-se ingerir uma certa quantidade de vitamina C.

Link para o comentário

Visitante rafinha

Tem + informações ninga ?

Queria saber por quanto tempo devo usar a vitamina C e por quanto tempo parar, tipo ciclar, saca...?

Esse efeito anti-catabólico realmente ajuda a conservar a massa depois do fim de algum ciclo, tipo creatina ou AE's ...?

Tanta dúvida eh pq to com 100 comprimidos de 500mg de vitamina C =D !! To usando creatina, whey, malto.., E qnd acabarem vo dar uma definida, mas tenho medo de perder a massa magra... Será que a vit C será realmente eficiente pra mantê-la ?

Link para o comentário

Olha, segundo o livro o estudo foi feito por 6 semanas... faça isso tambem!

obs: 500mg ja é uma super dose, fique pelo menos mais 1 mes sem usar... :wink:

Mas ninga, a vitamina C é hidrosolúvel, sendo assim eliminada na urina, portanto não acumula no corpo. Não vejo necessidade de parar por um mês...seguindo esse raciocínio, poderia usa-la diariamente, claro q aumentando tbm o consumo de liquídos e tal.

Link para o comentário

Mas ninga, a vitamina C é hidrosolúvel, sendo assim eliminada na urina, portanto não acumula no corpo. Não vejo necessidade de parar por um mês...seguindo esse raciocínio, poderia usa-la diariamente, claro q aumentando tbm o consumo de liquídos e tal.

É eu to por dentro disso, tem que ficar atento com o consumo das lipossoluveis que ficam armazenadas no tecido conjuntivo...

As hidrossoluveis como tu disse nao ficam no corpo, vao embora, entao pergunto, qual o motivo de tomar muitas vezes 10x mais que o corpo precisa? Vai tudo embora.. Eu uso por volta de 200mg +-, repatirdos durante o dia.. ja é mais que o triplo...

Link para o comentário

É eu to por dentro disso, tem que ficar atento com o consumo das lipossoluveis que ficam armazenadas no tecido conjuntivo...

As hidrossoluveis como tu disse nao ficam no corpo, vao embora, entao pergunto, qual o motivo de tomar muitas vezes 10x mais que o corpo precisa? Vai tudo embora.. Eu uso por volta de 200mg +-, repatirdos durante o dia.. ja é mais que o triplo...

Claro, tbm concordo, mas to dizendo qto a parar de tomar por 1 mês por exemplo, não vejo essa necessidade. Agora, se fossem lipossoluveis, aí sim isso faria sentido.

valeu!

Link para o comentário

Visitante rafinha
O exesso de vitamina C promovia um dano genetico atravez dos radicais livres na base de Adenina do DNA, que nao havia cido previamente medido nos estudos das propriedades oxidativas da vitamina C

O que isso quer dizer ninga ?? Será que tomando 500mg de vit. C por muito tempo pode fazer mal então ?? Eu n sei muito bem o que isso quer dizer, mas to vendo aí "dano genético" e isso não me parece bom...

Mas ao mesmo tempo, tão dizendo aí que ela eh hidrossolúvel e não tem como fazer mal...

E aí, no final das contas, faz algum mal ??

Link para o comentário

O que isso quer dizer ninga ?? Será que tomando 500mg de vit. C por muito tempo pode fazer mal então ?? Eu n sei muito bem o que isso quer dizer, mas to vendo aí "dano genético" e isso não me parece bom...

Mas ao mesmo tempo, tão dizendo aí que ela eh hidrossolúvel e não tem como fazer mal...

E aí, no final das contas, faz algum mal ??

Não sou a pessoa mais apta a dizer algo assim tao recente, mais existem pesquisas que mostraram que esporadicamente a vitamina C acaba instabilizando as ligaçoes do DNA. Isso seria uma potencial alteraçao no DNA, provocando uma falha na transcriçao das proteinas.. caos celular. As tao temidas neoplasias.. que é divisao celular descontrolada. Agora se vai ser invasiva(maligna) ou nao, nao sei dizer... Só sei que eu nao abuso da vitamina C por os seguintes motivos:

-A dose diaria recomendada é apenas 60mg a suplementaçao em maioria vai embora pela facil eliminaçao

-O cortisol pode ser baixado com o uso de carboidratos de IG alto nos picos de cortisol, e durante o dia usar carbos de IG baixo e moderado.

-O efeito anti oxidante da vitamina C pode ser obtido com dosagens menores, ja que uma pouca porcentagem dos que suplementam sao atletas realmente.. :wink:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...