Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Espero ajuda-lo gabows, ter te dado a luz que vc pediu. Só não me chama de mãe não, pq não é essa luz que eu to te dando... ;) (péssima essa né?)

Ia por ontem o post, mas tive uns probleminhas no pc e só deu pra postar agora... :wink:

Sei que é meio extenso o post, mas faz uma força e lê tudo, para assim poder esclarecer de uma vez... :o

NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

Com a atividade física, há um aumento no gasto calórico. Quanto mais intensa for a atividade, maior será este gasto.

Uma boa nutrição será tal que o gasto seja equilibrado com o consumo. Mas todos os alimentos tem o mesmo valor? Quais que necessito mais antes, durante e após o treino? Para responder estas e outras perguntas, devemos entender qual o papel dos nutrientes no nosso organismo.

PROTEÍNAS

De origem grega, significa: "de primordial importância".

Compostas por uma estrutura química complexa de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio (16% da molécula), há necessidade de sua presença na alimentação, em quantidades variáveis além de sua qualidade biológica, para construção e reparação celular e tecidual (anabolismo).

Constituída por compostos mais simples, os aminoácidos, dos quais existem mais de vinte, sendo que oito deles considerados essenciais, isto é, que o organismo não pode sintetizar em quantidade necessária para as suas atividades específicas.

Esses aminoácidos são: lisina, valina, leucina, isoleucina, metionina, triptofano, treonina e fenilalanina, havendo ainda mais dois que são considerados essenciais apenas até determinada idade. Os outros nove aminoácidos, não essenciais, não significa que não sejam importantes, mas simplesmente que podem ser sintetizados a partir de compostos em geral existentes no corpo.

As proteínas são encontradas em alimentos de origem animal e vegetal:

ANIMAIS: carne vermelha, aves, peixe, queijos, iogurte, ovo, leite, carne suína, etc.

VEGETAIS: feijões, nozes, soja, tofu, lentilha, amendoim, vagem, etc.

Valor Biológico

Refere-se ao fornecimento dos aminoácidos essenciais. Os alimentos com proteínas de alta qualidade são de origem animal, enquanto os vegetais (lentilhas, feijões e ervilhas secos, nozes e cereais) são imcompletos em termos de um ou mais dos aminoácidos essenciais e, portanto, possuem um valor biológico relativamente mais baixo.

QUANTIDADE RECOMENDADA

Ainda está sendo debatido se existe uma maior demanda de proteína para atletas adolescentes que ainda estão crescendo, atletas que participam de programas para o aprimoramento da força que aceleram o crescimento muscular e de programa de endurance que elevam o catabolismo proteico, e os atletas submetidos a traumatismos recidivantes.

Atualmente o que se preconiza é:

- para indivíduos sedentários: 0,8 g/Kg de peso corporal/dia;

- para esportistas varia de 1,4 a 2 g/Kg de peso/dia dependendo da modalidade e período de treino.

CARBOIDRATOS

Composto por carbono e água, como o nome diz, também conhecido como glicídios.

Classificados pelo número de açúcares simples em combinação:

- Monossacarídios:

unidade básica dos carboidratos, a terminação "ose" indica que trata-se de açúcares. A glicose, frutose e galactose são os monossacarídios com importância nutricional.

A glicose, também denominada dextrose é produzida no corpo através da digestão de carboidratos mais complexos que pode ser conseguido através da alimentação. Existe ainda um processo denominado GLICONEOGÊNESE, onde principalmente através do fígado é produzida a glicose a partir de outros compostos como aminoácidos, glicerol, piruvato e lactato. Então, após absorvida pelo intestino delgado, pode ser utilizada diretamente para obtenção de energia, armazenada como glicogênio nos músculos e fígado ou transformadas em gorduras (lipídios).

A frutose (açúcar das frutas) está presente também no mel. A galactose é combinada no açúcar do leite. Ambos são transformados em glicose para o metabolismo energético.

- Oligossacarídeos (poucos monossacarídios - dissacarídios)

Os 3 principais dissacarídios são:

- Sacarose, ou açúcar de mesa: glicose + frutose - Lactose, ou açúcar do leite: glicose + galactose. Um número representativo de pessoas é intolerante a lactose por não possuírem uma quantidade adequada da enzima responsável pelo fracionamento da mesma, a lactase. - Maltose, ou açucar dos cereais e cerveja: glicose + glicose.

- Polissacarídios:

VEGETAIS - 1)amido e 2)fibras

1) AMIDO - Designado também como carboidrato complexo o amido é a forma de armazenamento dos carboidratos nas plantas, assim como o glicogênio nos animais. Suas fontes são: batatas, raízes, ervilhas, feijões, e sementes, no milho e grãos com que são feitos o pão, os cereais, os espaguetes e os produtos de pastelaria.

2) FIBRAS - Refere-se, em nutrição, ao material filamentoso dos alimentos.

Quando ingeridas como alimentos, por não serem digeridas, aumentam o bolo fecal terminando assim com maior teor de gordura e ácidos biliares nas fezes.

Previnem a prisão de ventre e, segundo estatísticas recentes, o risco de câncer do intestino grosso.

São contra- indicadas na obstrução intestinal. Elas podem ser usadas em caso de hiperlipidemia e/ou hipercolesterolemia, sob orientação médica.

POLISSACARÍDIOS ANIMAIS

Glicogênio - grande número de polissacarídios sintetizado a partir da glicose em um processo denominado GLICONEOGÊNESE, ficando armazenado no músculo e fígado dos animais.

Durante o exercício, o glicogênio muscular é a principal fonte de energia glicídica para os músculos ativos nos quais está armazenado. Já no fígado este glicogênio é degradado a glicose que será transportada no sangue para os músculos ativos. Quando finalmente o glicogênio muscular e hepático esgota seu estoque, devido ao exercício extenuante ou dieta, outros nutrientes serão utilizados para a síntese de glicose.

Ingestão recomendada de carboidratos

A ingestão diária de carboidratos deve ser suficiente para manter as reservas corporais de glicogênio. uma vez alcançada a capacidade da célula para armazenar glicogênio, os açúcares em excesso são transformados em gordura e armazenados nesta forma. Então a pergunta: posso aumentar a quantidade de gordura corporal mesmo não consumindo gordura? Sim, pois os carboidratos em excesso irão acumular-se também como gordura.

Carboidratos X Proteínas - o equilíbrio

Para não haver perda de proteínas nos tecidos, é importante a ingestão adequada de carboidratos. Quando as reservas de glicogênio são reduzidas e os níveis plasmáticos de glicose caem, existem vias metabólicas para a síntese de glicose a partir tanto da proteína quanto da porção glicerol da molécula da gordura. Entretanto, o preço a ser pago é uma redução temporária das proteínas corporais, principalmente proteína muscular havendo então uma perda de massa magra.

Referências Bibliográficas:

McArdle, W. et al. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho físico. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

Franco, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 8ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1989.

Peter, W.R. Lemon, D. Sports Science Exchange: Influência da Proteína Alimentar e do Total de Energia Ingerida no Aumento da Força Muscular. N.10. mar/abr, 1997.

• Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado

mto legal night! to ateh comovido..;)

viu, soh uma coisa intao: eu vi no fantastico q mesmo todos os tipos de carbo fornecerem 4Kcal/g, alguns carbos engordam mais facilmente q outros. C v6 viram essa reportagem ou sabem, digam ae, quais carbos viram mais facilmente gordura e quais nao? vlw!

Postado
mto legal night! to ateh comovido..;)

viu, soh uma coisa intao: eu vi no fantastico q mesmo todos os tipos de carbo fornecerem 4Kcal/g, alguns carbos engordam mais facilmente q outros. C v6 viram essa reportagem ou sabem, digam ae, quais carbos viram mais facilmente gordura e quais nao? vlw!

Pô véio é claro que vc não leu o post inteiro né: :-?

Quando ingeridas como alimentos, por não serem digeridas, aumentam o bolo fecal terminando assim com maior teor de gordura e ácidos biliares nas fezes.

Postado

Pô véio é claro que vc não leu o post inteiro né: :-?

eu li sim (c tah começando a pegar implicancia comigo jah..). :evil:

o q eu qis saber eh> quais alimentos sao esses q sao feitos de carbo fibroso ou sei lah eu como eh o nome disso. Eu sei da aveia e de algumas frutas e legumes, mas qria saber uma listinha mais completa. Vlw

Postado

eu li sim (c tah começando a pegar implicancia comigo jah..). :evil:

o q eu qis saber eh> quais alimentos sao esses q sao feitos de carbo fibroso ou sei lah eu como eh o nome disso. Eu sei da aveia e de algumas frutas e legumes, mas qria saber uma listinha mais completa. Vlw

Tô implicando não véio, é que simplesmente achei que vc não tinha lido o post que fiz com tanto carinho, opa... ficou meio gay isso heim... ;)

Vou dar uma pesquisada aqui e mais tarde posto uma listinha aí pra ti... 8)

Postado

Tô implicando não véio, é que simplesmente achei que vc não tinha lido o post que fiz com tanto carinho, opa... ficou meio gay isso heim... ;)

Vou dar uma pesquisada aqui e mais tarde posto uma listinha aí pra ti... 8)

kkkkkkkkkkk...tah me istranhando rapah?! :o

fmz vei..:o

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...