Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Sem ofender nem nada, tem algumas besteiras ae.

Primeiro que a semente de linhaça é ÓTIMA. Ótima fonte de gorduras carregadas de EFAs (Omega3 principalmente), rica em proteína e muuuito rica em fibra. Então sua nutricionista ta falando besteira. Falar que qualquer alimento é ruim pela quantidade de calorias é igual fazer dieta dos pontos, coisa de ignorante.

Avian, não é besteira, não é ignorante e não é dos pontos. Simplesmente para mim que desejo baixar fat e aumentar massa não posso sair batendo semente de linhaça no liquidificador a torto e a direito, não é a mesma coisa que consumir o CLA; este na forma de suplemento para mim será ótimo pois auxilia sim na queima de gordura, mas a linhaça não possui apenas fibras e Ômega3, existe uma gama de "Ômegas" e é sim calórico , por isto tenho a restrição na quantidade, talvez eu não tenha me expresado corretamente. Além do mais ele não disse em momento algum que qualquer alimento é ruim pela quantidade de caloria, não sei de onde você tirou esta frase. A castanha do Pará, é um alimento bom do ponto de vista nutricional, estudos demonstram que atua até na prevenção de depressão...Há um estudo na Europa dizendo que ciclistas tem maior chance de ter câncer de próstata e o consumo de 6 castanhas por dia diminuiria este risco...mas não posso consumir em grande quantidade pois é altamente calórico. Se eu comer 6 castanhas do Pará por dia + minha alimentação normal eu viro um boi. E encho a cara de espinhas...

O conjugado é uma forma rara do ácido linoleico, que teoricamente tem propriedades de queima de gordura mais acentuadas. Pode ser parecido, mas não é a mesma coisa.

Como disse, não estudo nutrição, mas pelas minhas passeadas pelo Google lí que são a mesma coisa. Se não for, agradeço por sua elucidação, a internet está cheia de informações erradas.

CLA se eu não me engano, normalmente é tirado do óleo de girassol...

Que eu saiba é linhaça mesmo.

mesmo que seja da linhaça, como eu disse, nunca vai ser a mesma coisa que ingerir o óleo de linhaça, pois a porção de CLA/outras formas de gorduras é pequena, comparando com o suplemento isolado.

Foi o que eu tentei dizer, posso consumir o suplemento CLA porém maneirar na linhaça.

Salmão realmente não é bom comer muito, isso eu concordo.

;)

Pois é...ele até brincou comigo, falou que eu que continue comendo salmão todo dia que vou ficar igual aos ursos que consomem salmão para inbernar... :wink:

• Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Como eu disse o ômega3 e CLA não são a mesma coisa, mas é bom você ingerir a linhaça. Mas NADA é bom ingerir demais.

O que eu quis dizer é que você não deve substituir a semente de linhaça por CLA, porque o CLA contém na dose recomendada 3g de gordura o que é muito pouco para uma dieta qualquer.

Se você ingerir por exemplo, só o CLA como fonte de gordura saudável (eu sei que você não faz isso, mas to exagerando pra explicitar os problemas) você tá deixando de lado o ômega 6 e 9 que vão ajudar você a perder gordura E ganhar massa magra.

E pesquisando hoje dei de cara com algumas curiosidades sobre o CLA bem pouco promissoras, vou tentar colocar em inglês ou resumir em português.

Postado

Bom tae, depois dou uma ULTRA resumida:

CLA promotes insulin resistance (in adipocytes good, in skeletal muscle less so). Plus it displaces fish oil in the phospholipid membrane. Additionally:

"Supplementation with trans10cis12=conjugated linoleic acid induces hyperproinsulinaemia in obese men: close association with impaired insulin sensitivity"

AU: Riserus,-U [Author,-Reprint-Author]; Vessby,-B [Author]; Arner,-P [Author]; Zethelius,-B [Author]

SO: Diabetologia-. 2004; 47(6): 1016-1019.

PY: 2004

"AB: Aims/hypothesis. Hyperproinsulinaemia reflects both beta cell dysfunction and insulin resistance in cross-sectional studies, but it is not known whether changes in proinsulin concentrations are related to insulin resistance over time. As trans10cis12 (t10c12)-conjugated linoleic acid (CLA) supplementation induces insulin resistance in obese men, we used this fatty acid to investigate the effects on plasma proinsulin, insulin, C-peptide and adiponectin concentrations, including their associations with change in insulin sensitivity. Methods. We randomised (double-blind) 57 non-diabetic abdominally obese men to receive either 3.4 g t10c12CLA, CLA-isomer mixture or control oil for 12 weeks. Insulin sensitivity (hyperinsulinaemic-euglycaemic clamp), intact proinsulin, insulin, the proinsulin : insulin ratio, C-peptide, glucose and adiponectin were assessed before and after supplementation. Results. Supplementation with t10c12CLA increased proinsulin (p<0.01), the proinsulin : insulin ratio (p<0.05) and C-peptide concentrations (p<0.001) in comparison with control subjects. Adiponectin, however, did not change significantly. The change in proinsulin, but not the proinsulin : insulin ratio, was related to impaired insulin sensitivity (r=-0.58, p<0.0001), independently of changes in insulin, C-peptide, glucose, adiponectin and BMI. Conversely, the correlation between insulin sensitivity and specific insulin (r=-0.46, p<0.001) did not remain significant after adjustment for proinsulin. Induced hyperproinsulinaemia was also correlated to adiponectin concentrations (r=-0.34, p<0.01). Conclusions/interpretation. In obese men, t10c12CLA induces hyperproinsulinaemia that is related to impaired insulin sensitivity, independently of changes in insulin concentrations. These results are of clinical interest, as hyperproinsulinaemia predicts diabetes and cardiovascular disease. The use of weight-loss supplements containing this fatty acid is worrying."

Now, granted, the t10c12CLA is only 50% of the isomer content (the other is t9c11), but, from what I've seen on 9-11-isomer studies, there are similar issues that should generally dissuade most from using CLA.

I know CLA may be beneficial (to a transient degree) in terms of body-composition, as it seems to regulate PPAR-alpha/gamma expression and may also exert some of its effects via PCG-1 (I don't know how this is mediated exactly, but studies seem to indicate it). However, even these studies note increased levels of insulin resistance, impaired insulin sensitivity, and implicative ramifications for lipid peroxidation alterations (which could very well be negative health-wise long-term). Point is: considering how non-cost effective CLA is to begin with (you seem to need about 12-15g/day to see anything), I would not be risking my health on such a fatty acid when one can cheaply supplement with fish oil, extra virgin olive oil, and lecithin, and see even better body composition changes while improving overall circulatory health, insulin sensitivity, etc.

Postado

Algumas partes que dão pra resumir são:

"O uso de CLA como suplemento para perda de peso pode ser preocupante"

"Você precisa de 12-15g pra sentir a diferença"

Postado

Achei interessante o assunto, visto que tomo CLA, dei uma pesquisada e achei o seguinte texto, espero ajudar a todos... :wink:

CLA – Ácido Linoléico Conjugado

Letícia Azen Alves - Nutricionista

O CLA (Conjugated Linoleic Acid) ou Ácido Linoléico Conjugado é um nutriente naturalmente encontrado na nossa alimentação, estando presente principalmente nas carnes, aves, ovos, leite e derivados (ex. queijos e iogurtes).

Estudos realizados quase sempre com animais têm sugerido que o CLA possui ação anti-cancerígena, anti-aterogênica (dificulta o depósito de placas de Ateroma nas artérias, uma vez que melhora o perfil lipídico do sangue), anti-diabetogênica (reduz as taxas de açúcar no sangue de Diabéticos Tipo II), além de estar relacionado a alterações na composição corporal, uma vez que levaria ao aumento da massa muscular e redução do percentual de gordura. Quem não gostaria de aumentar a massa muscular e reduzir o percentual de gordura ao mesmo tempo? Em função principalmente destes prováveis efeitos ergogênicos, o CLA começou a ser comercializado por alguns laboratórios e vem tomando espaço nas prateleiras das lojas especializadas na venda de “suplementos”.

Mas de que maneira o CLA seria responsável por todos estes efeitos? Infelizmente, o mecanismo de ação do CLA ainda não foi claramente compreendido, além de faltarem estudos em humanos para que possamos especular com mais segurança os efeitos do CLA, mas existem algumas propostas.

Muitos autores acreditam que a suplementação com CLA promova modificações na membrana do tecido adiposo, alterando a expressão gênica do adipócito, através da diminuição da atividade da enzima stearoyl-CoA desaturase (Lee, Pariza, Ntambi, 1998; Choi et al., 2000; PDR, 2001). Outros propõem que os efeitos do CLA sobre a composição corporal estejam relacionados à redução do tecido adiposo (Park et al., 1998; PDR, 2001) e aumento da lipólise (Park et al., 1998).

Park et al (1997) estudaram os efeitos do CLA sobre a composição corporal de camundongos. Os animais foram separados em dois grupos e suplementados com 5,5% de óleo de milho ou 5,0% de óleo de milho mais 0,5% CLA. Este último grupo reduziu de 57 a 60% de gordura corporal e aumentou de 5 a 14% a massa corporal magra.

Em 1998, um grupo de pesquisadores acrescentou CLA na dieta de camundongos, que receberam 45% ou 15% de lipídios, durante seis semanas. Eles observaram que o CLA proporcionou uma redução de 43 a 88% do tecido adiposo, além de ter havido declínio do consumo de energia, da Taxa Metabólica e do Quociente Respiratório noturno, independente da composição da dieta recebida (West et al., 1998)

Ostrowska et al. (1999) observaram que a suplementação de CLA reduziu a massa adiposa de porcos e o mesmo resultado foi observado em camundongos por Choi et al. (2000).

Outro estudo realizado em 2000 com o objetivo de avaliar os efeitos do CLA sobre o perfil lipídico sanguíneo, demonstrou que os ratos que recebiam dieta contendo colesterol e gordura hidrogenada do coco mais 1% de CLA apresentaram menores níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos, além de terem ganho significativamente menos peso. A suplementação com CLA não promoveu alteração nos níveis da Lipoproteína HDL-colesterol (Gavino et al., 2000)

Como a maioria dos estudos foram realizados com animais, Blankson et al. (2000) resolveram verificar os efeitos do CLA sobre a composição corporal em humanos. Para isso, sessenta indivíduos obesos (com IMC acima de 25-35 kg/m2) foram divididos em 5 grupos (placebo (9g de óleo de oliva), 1.7g de CLA, 3.4g de CLA, 5.1g de CLA e 6.8 g de CLA). Ao final de 12 semanas, verificou-se que todos os grupos que receberam CLA apresentaram redução significativa do percentual de gordura em comparação com o grupo placebo e dentre os grupos que receberam CLA a redução da gordura corporal foi significativamente maior tanto no grupo que recebeu 3,4 quanto 6,8 gramas por dia, sugerindo que doses acima de 3,4 gramas de CLA ao dia sejam desnecessárias. Neste estudo, não foi possível observar alterações na massa corporal magra e nos lipídios sanguíneos.

Apesar de as doses suplementadas costumarem variar de 2 a 6 gramas ao dia, o PDR for Nutritional Supplements (2001) aponta para possíveis efeitos colaterais do CLA, tais como transtornos gastro-intestinais (ex. náuseas), a partir de doses acima de 2 gramas ao dia.

Postado

se alguem souber onde consigo comprar o acido linoleico livre, isolado, com no minimo 90% de pureza, por favor me digam ae, valeu?

tem uma companhia chamada TCI America q vende, mas nao p clientes comuns como eu. so p academicos, grupos, pesquisadores, industrias, etc.

antes q me perguntem p q eu quero, é para calvicie androgenetica.

Postado

Conheço não amigo, infelizmente...

Ah, só um detalhe:

Quem for usar CLA ou qualquer outro destes suplementos citados, não deve misturar estes Quitosanas da vida nem outros produtos que ajudem na "absorção de gorduras".

B-jithos,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...