Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Minha contribuicao sobre CLA. FAQ, Tipos de CLA, Pesquisas.

Post Destacado

Postado

Bem, essa ai eh minha contribuicao para a lista.. .

Algumas consideracoes minhas sobre a pesquisa:

- Fui eu que traduzi. Se quiserem os artigos na integra, eh soh pedir..

- Desculpem meu teclado mas ele nao tem acentos.

- Para quem tem como comprar, eu recomendaria o uso desse produto diariamente, pois nao serve soh apenas para perda de peso, mas eh um grande agente anti-catabolico, tem efeitos em ganhos de massa magra, e eh bem aceito pelo organismo durante longa data.

- Sejam pacientes e leiam ate o final, bem interessante.

O que eh isso?

O Acido Linoleico Conjugado (CLA) eh uma acido graxo natural encontrado em carne e produtos lacteos.

Porque fisiculturistas deveriam consumi-lo?

Estudos tem mostrado que alguns isomeros do CLA ajudam a promover construcao de musculos e prevenir ganhos de gordura. Esses efeitos sao especialmente uteis em fisiculturistas fora de temporada de competicao.

Qual a dose recomendada?

Tome CLA com refeicoes. No minimo 3.4 gramas por dia – e mais eh provavelmente melhor – pode ser requerido mais de 3 meses para aparecer resultados, entao compre capsulas grandes (500mg ou mais) para evitar ter que engolir grandes numeros de capsulas.

Quais sao os efeitos colaterais?

Efeitos colaterais do CLA sao desconhecidos, devido a limitadas pesquisas em humanos, embora algumas pesquisas mostraram que nao existem efeitos colaterais alem de ocasionais pertubacoes no estomagos, nos niveis de dosagem testados.

Isomeros

Das nove formas de CLA, duas delas sao especialmente potenciais: 9,11 CLA e 10,12 CLA. Os numeros se referem a diferentes isomeros. Ainda bem que a maioria das marcas de suplementos contem os dois isomeros.

O 10,12 isomero eh mais um fat fighter do que um muscle builder. Os jeitos que lutam contra a gordura sao surpreendente e muitas vezes entendidos de maneiras incorretas. Algumas evidencias em ratos sugeriram que o 10,12 CLA aumenta o metabolismo e acelera a utilizacao de gordura; indicou-se tambem que desacelera a producao e o deposito de novas gorduras no corpo.

O interessante eh que esses dois isomeros agem diferentemente no musculo e na gordura. Em geral, o 9,11 CLA parecer ter efeitos em crescimento muscular. O 10,12 CLA promove perda de gordura e ajuda a prevenir novos ganhos de gordura. Primeiramente, ele previne a sintese da gordura, bloqueando a enzima formadora de gordura delta-9 insaturada. Segundo, ele bloqueia preenchimento de celulas de gordura, bloqueando “lipases lipoproteicas”, entao menos gorduras serao transferidas do sangue para depositos de gordura na barriga. Terceiro, ele reduz a divisao de celulas de gorduras e pode ate destruir algumas dessas celulas.

Tendo em vista que a maioria dos estudos que mostram bons efeitos do CLA terem usado uma mistura especifica chamada de Tonalin, que contem 50/50 dos isomeros 9,11 e do 10,12 CLA, nos sugerimos suplementos que usem essa mistura. Tonalin nao eh uma marca comercial, eh uma marca padrao que muitas empresas de suplementos usam como fonte para seus produtos CLA. Examine rotulos; mesmo os que nao comentam sobre a presenca do Tonalin, voce deve olhar comentarios especificos sobre a fonte e a composicao do CLA.

Estudos

Cientistas da Noruega deram a individuos 1.7, 3.4, 5.1 e 6.8g do suplemento ou um placebo. Os voluntarios eram 60 pessoas obesas ou simplesmente acima do peso e a pesquisa foi feita com pessoas aleatorias. O percentual de gordura foi testado em um metodo seguro conhecido de “dual energy x-ray absorptiometry”. Durante o periodo de 3 meses, os individuos que tomaram CLA perderam muito mais bodyfat do que os que tomaram o placebo, com os efeitos obviamente (e estatisticamente) significantes em doses de 3.4 e 6.8g ao dia.

Num dos mais recentes estudos de perda de peso, pesquisadores relataram que quando 134 adultos saudaveis e acima do peso tomaram CLA por 24 meses, nao soh o suplemento foi bem aceito pelo corpo, mas tambem ajudou bastante na perda de gordura e colaborou com que individuos tenham mantido um peso menor. O estudo foi publicado em abril de 2005 no Jornal de Nutricao.

De acordo com um estudo recentemente publicado no Jornal Internacional de Obesidade, a suplementacao com CLA tem mostrado ajudar a reduzir o percentual de gordura abdominal em homens obesos. O estudo envolveu 25 homens com significante percentual de gordura na regiao do abdomen. Depois de um periodo de 1 mes, os participantes que tomaram CLA perderam um media de 2.5 cm em suas cinturas.

Fontes

FLEX, Fevereiro de 2002, by Brian Rowley

Better Nutrition, Janeiro de 2006, by Christi Hanson

Alternative Medicine Review, Junho de 2005, by J.M. Gaullier

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário