gpa Postado 17 de junho de 2006 Postado 17 de junho de 2006 olá amigos, tenho uma duvida e gostaria de esclarece-la... quem puder ajudar e tiver alguma base ficaria grato meu vô e meu pai já tiveram hérnia inguinal, não sei se é hereditário, mas tudo leva a crer que sim... meu pai fez musculação por muito tempo e disse que quando comecou a fazer o levantamento terra e o agachamento possivelmente piorou devido a uma grande pressão e força que fazia na região do abdomen, fazendo com que ele posterioremente viesse a operar pois o tecido já havia "esgarçado" e cedido. será que realmente existe alguma relação do levantamento terra e a hérnia inguinal?? pois não gostaria de ter que operar futuramente e deixar de treinar ou ficar treinando leve sem poder fazer grandes esforços... obrigado!!
Moderador Locemar Postado 17 de junho de 2006 Moderador Postado 17 de junho de 2006 Não é só a pressão provocada pelos exercícios que contraem a musculatura do abdômen. Durante o esforço da evacuação, a parede abdominal funciona como uma prensa, prensa de que as mulheres também se valem, na hora do parto, para expulsar o feto do interior do útero. Não é que seja uma predisposição genética que faz uma pessoa ter um hérnia inguinal, mas sim o tipo de formação do indivídio que faz com que ele tenha uma parede abdominal diferente com a inserção desses músculos mais alta. Além disso, com o passar dos anos, os tecidos ficam naturalmente mais frouxos e podem sofrer ruptura que permite a passagem de um segmento do intestino delgado e grosso. Toda a atividade que exige emprego de grande força física pode facilitar o aparecimento de hérnias, principalmente nas pessoas com predisposição. Portanto, atletas de alta performance, levantadores de peso, indivíduos com prisão de ventre ou que desenvolveram problemas na próstata e fazem força para urinar, estão mais sujeitos ao aumento da pressão intra-abdominal, que pode provocar ruptura dos tecidos e o aparecimento de hérnia. Especificamente em relação ao exercício físico que muitos jovens gostam de fazer nas academias, é preciso esclarecer que eles podem levantar pesos se a atividade for feita de forma lenta e progressiva, respeitando o ritmo de adaptação do organismo. Portano gpa, se seu pai e seu avô já tiveram, é bom você ficar de olho, pois mesmo não sendo algo genético, é mais fácil de você desenvolver uma hérnia caso não tome cuidado. Fique atento a dores na região abdominal na altura da bacia e controle o peso que vc pega, não indo além do seu limite.
jaay Postado 17 de junho de 2006 Postado 17 de junho de 2006 Mas uma vez que a pessoa teve que operar essa hernia, ela nunca mais podera voltar a treinar, ou tera que treinar leve para sempre? Valew
jaay Postado 17 de junho de 2006 Postado 17 de junho de 2006 A foi mal mas fiquei encanadao... Fortalecer o abdome ajuda né? Essas dores sao mais na ''parte de dentro'', ou no musculo mesmo? Valew
gpa Postado 18 de junho de 2006 Autor Postado 18 de junho de 2006 muito obrigado Locemar, seu post foi extremamente esclarecedor, porém, o melhor seria substituir o exercicio ou continuar e caso sentir dores suspender? Jaay, primeiro após operar você deve ficar em torno de uns 3 meses sem fazer esforços...aí depois vai voltar a treinar leve, e com o tempo vai progredindo novamente, lembrando que se fizer grandes esforços novamente pode "estourar" denovo....isso foi meu pai quem disse, pois ele também fazia musculação ah, é no tecido interno...por dentro! como o locemar disse, o tecido vai se romper e o intestino grosso ou delgado ( parte dele ) irá procurar um lugar, e provavelmente esse lugar será o saco escrotal.
Visitante Postado 18 de junho de 2006 Postado 18 de junho de 2006 Se fizer de maneira errônea, com certeza poderá desenvolver a Hérnia de Disco. Leia abaixo: A execução do levantamento terra mostra que uma técnica errônea é fácil de adquirir, porém difícil de corrigir. Às vezes, a técnica errônea é conseqüência de uma anormalidade física menor, conseqüentemente, aumentada por força dos movimentos. É evidenciado o grande risco de lesão na região lombar provocado pela realização deste exercício. A principal lesão é observada no disco intervertebral. A relação disco intervertebral e levantamento terra são observados quando flexionamos a coluna com a sobrecarga imposta, assim, as vértebras entram em atrito e ocorre aumento da pressão sobre a parede anterior do disco, forçando o núcleo polposo contra a parede posterior. Quando lesionamos o disco, este pode criar uma protuberância ou prolapso, que pressiona a raiz nervosa da medula espinhal, afeta o movimento e causa restrições e dor (STALLARD, 1995), estes fatores proporcionam a hérnia de disco. Em suma, a execução de exercício gera uma grande tensão no corpo da vértebra abalando a estrutura anatômica da coluna vertebral. Espero que tenha ajudado.
gpa Postado 18 de junho de 2006 Autor Postado 18 de junho de 2006 Olá Jrcampos, valeu pelo seu post, mas a hérnia na qual me relacionei foi a inguinal, e não a de disco, da mesma maneira obrigado! abraços
Moderador Locemar Postado 18 de junho de 2006 Moderador Postado 18 de junho de 2006 muito obrigado Locemar, seu post foi extremamente esclarecedor, porém, o melhor seria substituir o exercicio ou continuar e caso sentir dores suspender? Se vc está sentindo dores, o certo é procurar um médico para começar a tratar logo. Substituir o exercício não será o suficiente, pois como disse acima, o que causa a hérnia é a pressão intra abdominal que pode acontecer em qualquer outro exercício que vc faça um grande esforço.
jaay Postado 18 de junho de 2006 Postado 18 de junho de 2006 muito obrigado Locemar, seu post foi extremamente esclarecedor, porém, o melhor seria substituir o exercicio ou continuar e caso sentir dores suspender? Jaay, primeiro após operar você deve ficar em torno de uns 3 meses sem fazer esforços...aí depois vai voltar a treinar leve, e com o tempo vai progredindo novamente, lembrando que se fizer grandes esforços novamente pode "estourar" denovo....isso foi meu pai quem disse, pois ele também fazia musculação ah, é no tecido interno...por dentro! como o locemar disse, o tecido vai se romper e o intestino grosso ou delgado ( parte dele ) irá procurar um lugar, e provavelmente esse lugar será o saco escrotal. Valew gpa, penei que quem operasse nao poderia voltar a treinair normalmente nunca mais. Valew
gpa Postado 19 de junho de 2006 Autor Postado 19 de junho de 2006 Se vc está sentindo dores, o certo é procurar um médico para começar a tratar logo. Substituir o exercício não será o suficiente, pois como disse acima, o que causa a hérnia é a pressão intra abdominal que pode acontecer em qualquer outro exercício que vc faça um grande esforço. certo, bom nao estou sentindo dores, mas quando começar a sentir qualquer tipo de dor nessa região vou manerar e procurar um médico, obrigado novamente locemar
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora