Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TITIO ARNOLD SCHWARZENEGGER! Olhem e admirem!


Maquiavel

Post Destacado

O grande Arnold Schwarzenegger fazia algumas coisas de maneira errada. Por exemplo: ele executava intermináveis séries de extensão para perna, achando que dessa maneira aumentaria a definição. Roubava na rosca direta ARNOLD TINHA RAZÃO ?. Fazia abdominais no final dos treinos para melhorar a qualidade da cintura. Às vezes prolongava seus treinos por mais de 2 horas seguidas, e até fazia isso mais duas vezes por dia, ou seja, 4 horas de treino!

Hoje sabemos o quanto improdutivo pode ser um trabalho assim, não sabemos? Arnold não tinha idéia do que fazia naquela época não é mesmo? Oooops ! Um momento... Mas que droga que estou escrevendo aqui?

Schwarzenegger tinha o melhor físico de sua época, e até hoje, muita gente não consegue chegar nos seus patamares, isso com todas as novas metodologias de treino e uso de suplementação, inexistentes na época, e antes que mencionem a palavra “esteróides”, de lá pra cá isso também não mudou muito. Aliás, se compararmos a estrutura dele com de alguns fisiculturistas campeões dos dias de hoje, com seus estômagos dilatados, Arnold ainda pode ficar a frente de muitos.

Nos dias de hoje, os atletas tem a seu lado uma série de recursos, diversos estudos feitos em faculdades, milhares de teorias de treino elaboradas por teóricos (é, uns mal chegam a 35 de braço, e nunca fizeram um agachamento na vida, mas isso é outra história...), análises científicas feitas em faculdades, uso de ressonâncias magnéticas, enfim, várias ferramentas a disposição. Arnold não tinha. Ele seguia seus instintos mais do que a razão. E mais, se não saía do treino todo dolorido, sem problema, mudava a série, o exercício, a intensidade, até que saísse com dor. Ah, e hoje? Levantamento Terra? Remada? Agachamento? Não, nada disso. Os freqüentadores das academias não fazem porque ou dói o joelho ou dói as costas.

Em sua “Encyclopaedia of Modern Bodybuilding”, já editada no Brasil, ele indica vários métodos de treino, todos visando estimular nosso corpo a crescer, mas infelizmente desacreditados pelos inteligentíssimos instrutores das academias de hoje.

Bom, que tal então darmos uma checada nos métodos “errados” de treino do homem?

1 a 10

Método para ser utilizado no supino e na rosca direta.

Monte a barra com o peso que você, normalmente, só consiga fazer uma repetição. Faça o movimento, e imediatamente retire peso da barra, de modo que seja possível com que agora se façam duas repetições. Repita o processo para três repetições. Continue até chegar a dez repetições. Vai totalizar 55 repetições. Moleza não é mesmo?

Eu Vou, Você Vai (I Go, You Go)

Outro método “divertido” de fazer rosca direta. Monta-se a barra W com um peso em que você consiga executar algo entre 10 e 12 repetições. Após executar a primeira série, a barra é imediatamente passada ao parceiro de treino, que deve tentar, ou fazer mais repetições que você, ou empatar. Aí é ele que passa a barra para você. A brincadeira segue até que vocês só consigam executar uma repetição. A barra nunca descansa, seja em algum apoio, banco ou no chão. É de parceiro para parceiro, sem parar.

21

Já essa prática alguns instrutores estão mais familiarizados. De novo na rosca direta. Com a barra montada, você executa metade do primeiro movimento, ou seja, ergue a barra da posição inicial até a metade da altura, paralela ao chão. Faz isso 7 vezes. Sem parar, após a sétima repetição, você sobe da metade até a parte final do exercício, e faz isso mais 7 vezes, só da metade até a parte final. Agora, novamente sem parar, a melhor parte. Você faz 7 vezes o movimento completo. Pegou? 7 da parte inferior até a metade, 7 da metade até em cima, e 7 com o movimento todo. 3 x 7 = 21, daí o nome. Alem da tortura, você ainda treina matemática. E depois dizem que marombeiro é burro... Ah-ah...

Correndo o Suporte (Running The Rack)

Esse se assemelha ao conhecido “dropping set”. E aqui cabe ressaltar que o mérito não é do Arnold, mas sim do grande Vince Gironda, de quem o Joe Weider copiou toda aquela metodologia de treinamento. A técnica vale para exercícios com halteres, como rosca alternada para bíceps ou desenvolvimento para ombro. Você pega um par do suporte de apoio (daí o nome do método) que usa normalmente para 10 ou 12 repetições e executa até chegar a exaustão, em seguida pega outro par de 5 ou 6 kgs a menos e faz o movimento até cansar, e segue assim, diminuindo os pesos dos halteres até não agüentar mais, isso, claro, sem descansar.

Descanso e Pausa (Rest / Pause)

Execute um movimento até a exaustão, dá um descanso de alguns segundos, e tenta mais uma ou duas repetições, mais uma pausa rápida, e mais uma repetição. Aí descansa mesmo, de 30 segs a 1 minuto, e repete. Se for o caso, diminua a carga inicial antes de repetir o processo.

Um Dia de Cura

“Foi a primeira vez que entendi que dor poderia ser prazer. Nós nos beneficiávamos da dor, quebrando a barreira da resistência. Olhávamos essa dor como algo positivo, porque crescíamos. Era uma sensação fantástica ganhar tamanho da dor. A idéia da dor se tornava uma jornada de prazer”.

Arnold falava dos resultados de suas sessões de treino na Alemanha. Ele e alguns parceiros de treino carregavam o carro com pesos a dirigiam até algum bosque para treinar ao ar livre. Limitavam-se a um exercício, e o faziam durante o dia todo.

Em um dia desses faziam agachamentos, no outro supino, e assim seguiam com essa prática. A idéia era dar um choque no organismo e estimular o crescimento muscular. Para o Arnold, se 10 séries de um exercício era bom, então 20 seriam melhores ainda. Overtraining? A moçada da World Gym, onde o Arnold treinava, e todo mundo era gigante, nem sabiam o que era isso.

Treino Duas Vezes por Dia

Enquanto muita gente sempre tem a desculpa de não ter tempo para treinar, Arnold sugeria que se treinasse duas vezes no mesmo dia, método que usou enquanto serviu no exército austríaco, e que acreditava ser um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso. Os teóricos de hoje são praticamente unânimes em dizer que se treine apenas uma hora, ou menos por dia.

No auge de sua carreira como Mr. Olympia, ele chegava a treinar por três horas seguidas, duas vezes por dia, seis horas de treino diários! Claro, sua genética era incomparável, e tinha ajuda de esteróides, mas talvez seja a sua fome por crescer sempre que o separava de todos os outros atletas.

Programa de treino – 2 x por dia:

Manhã e Noite

Dia 1) Costas e Peito

Dia 2) Perna

Dia 3) Ombro e Braço

Charles Poliquin, um dos grandes técnicos em musculação da atualidade, adaptou um método inspirado no de Schwarzenegeer:

. No treino da manhã, muita carga e pouca repetição – 4 a 6 repetições.

. No treino da noite, pouca carga e muita repetição – 12 a 15 repetições.

. Cada sessão de treino com duração de 40 minutos

. Duas semanas de treino por uma de descanso

Filosofia de Treino

Arnold mudava constantemente sua rotina de treino. Mas sempre procurava seguir as mesmas quantidades de séries. Eram cinco séries – 15, 10, 8, 6, 6. A primeira série era para aquecimento, depois ia aumentando as cargas e diminuindo o número de repetições. Ele acreditava que cinco séries eram o suficiente para o estímulo das fibras musculares, e batizava as três últimas de “power training”, com mais pesos e executadas no estilo dos basistas – os levantadores de peso – com muita explosão.

É possível que você já tenha visto alguém executar algumas dessas técnicas, ou mesmo utilizado por conta própria. A verdade é que muitas delas são reinventadas por novos instrutores, e às vezes batizadas com nomes especiais para que causem alguma impressão.

Como dizia o homem:

“Nunca se satisfaça com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e procure sempre estar faminto”.

“Pessoas normais são felizes com vidas normais. Eu era diferente. Eu sentia que existia mais na vida do que se arrastar em um dia depois do outro... Eu era mais rigoroso que muitos dos meus amigos porque eu queria mais, eu exigia mais. Eu era mais faminto por sucesso do que qualquer pessoa que conhecia”.

Arnold Schwarzenegeer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Eu simplesmente adorei esse texto.

Mas agora eu tô confuso!

Diferente do que está escrito neste texto, aqui no fórum sempre dizem "máximo 1h, 1h 15 de treino e tal tal tal", falam sobre quantidade de repetições.. e várias outra coisas, como disse, divergentes do que está no texto! (isto não é uma crítica)

Treino há pouco tempo e entendo pouca coisa, talvez por isso a minha confusão!

Eu tenho/estou (atualmente, e espero que por muito tempo) com uma vontade monstruosa em treinar. Por mim (eu disse por mim), eu ficaria na academia direto, faria coisas do tipo que estão escritas neste texto, mas essas diferentes opiniões/sugestões me confundem.

Pretendo ver os posts dos amigos aqui do fórum sobre tal assunto para melhores conclusões minhas! :wink:

E valeu pelo texto Alex, por incrível que pareça, esse texto me serviu como motivação!

"Ele seguia seus instintos mais do que a razão."

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou a pouco treinando e busco nas minhas pesquisas todo tipo de opiniões, métodos, sugestões etc...

Acho que cabe a cada um estipular o seu limite, estabelecer uma meta e busca-la.

Acredito nos estudos, mas também vejo muitas, mas muita mesmo, contradições.

Como leigo também fico confuso com tantas opiniões, mas escolhi o meu ritmo de treino para meu objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

Exatamente!

Arnold, para além dos anabolizantes, era uma aberração genética.

Qualquer um de nós, mesmo que tenha uma ótima genética, se tentasse imitar o Arnold treinando horas e horas seguidas, sabe o que ia acontecer?

Entraria em overtraining em pouquíssimo tempo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Arnold treinava horas por dia, ELE.

Nunca tente imitar um profissional que se entope de anabolizante. Não há contradições, o que acontece é que o corpo de todos nós não tem o mesmo rendimento do que o dele.

Com certeza Daniel, somente ELE poderia fazer isso! Postei esse texto aqui pra motivar a galera! A genética dele era impecável! Lógico, teve ajuda doas AE's, mas o Arnold era ... ELE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

“Nunca se satisfaça com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e procure sempre estar faminto”.

“Pessoas normais são felizes com vidas normais. Eu era diferente. Eu sentia que existia mais na vida do que se arrastar em um dia depois do outro... Eu era mais rigoroso que muitos dos meus amigos porque eu queria mais, eu exigia mais. Eu era mais faminto por sucesso do que qualquer pessoa que conhecia”.

Olha a frase do cara! Ele era fenomenal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

São subejamente conhecidas as "ajudas" que ele teve, em relação a anabolizantes, genética, etc. Porém, ele era realmente diferente de todas as outras pessoas!

Tinha uma determinação, uma força de vontade fora do comum.

Nasceu para ser um vencedor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...