Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como perder gordura sem perder massa muscular?


oblador

Post Destacado

Olá amigos,blz?

Peso 80 kg e estou com 20 e poucos a 25 % de gordura corporal.

Ainda assim, minha massa muscular aumentou muito em relação ao que era e só comecei a engordar tanto nos últimos meses, mas sem perder massa.

Gostaria de saber o seguinte:

1- Como perder gordura sem perder massa muscular?

2- Pesando 80 kg, 25% de gordura, 1,715 de altura, fazendo musculação 3 vezes por semana e aeróbicos 3 vezes tb(20 a 30 min de corrida), intercalados, em quanto tempo eu perderia 10 kg de gordura sem prejuízo nenhum de massa muscular e, se possível, com algum ganho?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

...em quanto tempo eu perderia 10 kg de gordura sem prejuízo nenhum de massa muscular e, se possível, com algum ganho?

Muito obrigado!

Amigo, com dieta, treino e descanso adequados, dificilmente em menos de 10 semanas. Com sorte, penso eu, levará cerca de 15 a 20 semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas dá pra alcançar o resultado de perder 10 kg em umas 20 semanas fazendo musculação 3x por semana e intercalando com aeróbicos tb 3x por semana? alternar os dias de musculação e aeróbicos pode ser bom pra isso?

flw!

Sim, mas depende muiiito da dieta... Em linhas gerais, deve-se evitar os carboidratos de alto IG (com exceção da refeição pós-treino). Para uma dieta bem equilibrada a seus objetivos, acho que seria interessante você procurar um bom nutricionista esportivo (e não um nutricionista clínico).

meu nutrólogo disse que conforme o índice de massa corporal eu deveria estar pesando 70 kg e não 80 como estou, mas seria tal índice bom o suficiente para determinar o peso ideal?

obs: tenho 1,71 de altura, 80kg de peso.

O importante é saber seu % de gordura, o IMC, para quem pratica musculação, deve ser relativizado... Vi em sua primeira mensagem que seu bf é de 25%, se perder 10Kg de gordura e manter toda a massa magra, seu bf passará a pouco mais de 14%, o que fica bem próximo do que se esperaria de um atleta (bf até 13%). Se ainda conseguir ganhar massa magra, seu bf iria para a casa dos 13%. Minha sugestão é: nesse período, atenha-se a seu objetivo de perder gordura; se a massa magra aumentar (o que é muito difícil, mas não impossível), sorte sua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é o nutrólogo fez um cálculo de IMC e depois olhou a grossura dos meus pulsos e do tornozelo, daí disse que eu deveria pesar 70 kg...

assim, eu não sou alto pra ter muita massa muscular, tenho 1,71, mas também não quero ficar com aparência de esqueleto.

a) como posso saber os exercícios corretos pra alcançar o objetivo de perder gordura sem perder massa?

:lol: tenho uma revisão marcada com o nutrólogo, mas como saber o quanto e como devo me alimentar pra atingir meu objetivo?

Muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: tenho uma revisão marcada com o nutrólogo, mas como saber o quanto e como devo me alimentar pra atingir meu objetivo?

É aí que entraria o nutricionista esportivo! Se você preferir, contudo, dá para montar uma boa dieta com informações colhidas aqui no fórum... Quanto ao treino para atingir esse objetivo, imagino que o ideal seria que houvesse uma variação de estimúlos, pois 20 semanas é bastante tempo para manter o mesmo treino. Vi seu treino na outra sessão e achei ele volumoso demais, principalmente o aeróbico. Do jeito que está, fica difícil não perder massa magra.

Amigo, deixe-me esclarecer que essas opiniões são baseadas unicamente na minha experiência recente, pois também venho treinando com o objetivo de perder gordura (mais ou menos há 15 semanas e já se foram quase 9Kg de gordura; a massa magra está praticamente inalterada, caiu 0,5Kg). Não sou nutricionista nem educador físico.

Pelo jeito você está começando agora, então vão aí algumas de minhas impressões:

1. Dê muita atenção ao treino de musculação, talvez até mais que ao aeróbico, para que você emagreça sem perder músculos;

2. Os carbos da dieta devem ser de médio e, preferencialmente, baixo IG;

3. O processo não é linear: tem semanas que você faz tudo certinho e o resultado não vem como o esperado... tenha paciência e reavalie seu treino, mas nunca o seu objetivo de ter um corpo mais saudável;

4. Se for usar suplementos, fique no básico (whey, albumina) e tome cuidado com os milagrosos, pois a maior parte dos suplementos, em minha, quero frisar, minha opinião, vão te desapontar;

5. Se ainda não fez, faça uma avaliação de sua composição corporal o mais rápido possível. Refaça essas avaliações a cada 3 ou 4 semanas, para se certificar de que sua estratégia está funcionando, pois, com esses "ciclos" mais curtos, se algo não estiver adequado, o prejuízo não será muito grande;

6. Ainda não fiz mas estou pensando em fazer isso: colocar um "ciclo" de treinamento para hipertrofia com duração de 3 ou 4 semanas, com uma dieta iso ou levemente hipercalórica, e depois voltar para a dieta hipo (acho que isso pode dar uma revigorada na disposição, além de sacudir um pouco o metabolismo);

7. Dividir as refeições em pelo menos 5 durante todo o dia (sendo uma logo que você acorda e outra logo antes de dormir). Eu mantive 6 ou 7 refeições na maior parte do tempo até agora; 8 refeições eu achei fracionado demais e difícil de encaixar na minha rotina;

8. Deixe o dia de descanso para o meio da semana (quarta ou quinta), pois treinando no fim de semana a tentação de sair da dieta diminui muito;

9. Talvez o mais importante: adapte-se aos contratempos e aprenda a conviver com as restrições (leve sua "malmita" para o trabalho/escola, ainda que fiquem te zoando lá por causa disso). É aquela máxima: treine (e se alimente) para viver e não o contrário. Mas cuidado para não "viver demais", senão seus resultados, tempo e dinheiro vão para o ralo...

É isso. Espero que aproveite, pois gastei um tempão escrevendo, hehehe. Se os experts do fórum e o resto da galera puderem comentar, agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...