canadion_boy Postado 20 de agosto de 2007 Postado 20 de agosto de 2007 O seguinte link do site da rede Pão de Açúcar informa que em cada 50 g de arroz parboilizado Uncle Ben's, há 4 g de proteína, ou seja, se cada saquinho contém 125 g de arroz parboilizado, cada saquinho ( dos 8 ) contém 10 g de proteína. Mas isso é do arroz cru ou do arroz cozido? Porque vi que, pelo menos caloricamente falando, perde-se muito ao cozinhar o arroz. E quanto às proteínas do mesmo? Isso ainda é um mistério para mim. http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.a ... uto=154109 Também há o arroz parboilizado Tio João (mais em conta) em que cada 62.5 g do mesmo contém 5 g de proteína, sendo também de 125 g cada saquinho ( dos 8 ). Total também de 10 g por saquinho. http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.a ... to=4485452 Eu comprei esse de 1 kg com 8 saquinhos de 125 g e na tabela nutricional diz: Porção de 62.5 g de arroz CRU (meio saquinho) valor energético = 217 kcal carbo = 49 g proteínas = 4.5 g Mas logo abaixo diz "3 colheres de sopa de Arroz Tio João Parboilizado COZIDO (cerca de 60g, ou seja, 62.5 g) fornece 84 kcal. OU SEJA, o arroz parboilizado Tio João CRU contém 217 kcal e o mesmo COZIDO contém 84 kcal. 2.5 vezes menos kcal quando cozido. ISSO OCORRE COM AS PROTEÍNAS TAMBÉM? Porque só tem 9 ou 10 g de proteínas por saquinho de 125 g... Se as proteínas diminuirem quando o arroz for cozido, o que sobra? Obs.: Pelo que eu percebo através da tabela nutricional, o arroz parboilizado Tio João vale mais a pena que o Uncle Ben's... Uncle Ben's tem APENAS 10 kcal a mais e 0.5 g de carbo a menos por saquinho em relação ao Tio João. E Tio João é mais barato... UNCLE BEN'S Porção de 50 g (saquinho de 125 g) 180 kcal X 2 = 360 + 90 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 450 kcal Carboidratos 39 g X 2 = 78 + 19.5 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 97.5 g de carbo Proteínas 4 g X 2 = 8 + 2 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 10 g de proteínas TIO JOÃO Porção de 62.2 g (& TOTAL por saquinho de 125 g) 220 kcal X 2 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 440 kcal Carboidratos 49 g X 2 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 98 g de carbo Proteínas 5 g X 2 >> TOTAL por saquinho de 125 g = 10 g de proteínas
canadion_boy Postado 30 de agosto de 2007 Autor Postado 30 de agosto de 2007 Alguém com esse "know-how" para me informar? Alguém vive? Alguém? Hellooo...
Murilo_RS Postado 31 de agosto de 2007 Postado 31 de agosto de 2007 amigo, qdo vc cozinha o arroz, vc nao diminui os nutrientes, voce estara incluindo agua dentro do grao, o que vai acontecer eh uma "diluicao" pelo aumento do peso devido a umidade. agora, qto as informacoes nutricionais, nao custa nada dar uma ligada para o SAC destas empresas ou pesquisar no Inmetro. abraco!
junior.1387 Postado 31 de agosto de 2007 Postado 31 de agosto de 2007 vamos aos fatos... mano, o arroz depois de cozido fica mais pesado, como o outro camarada disse... LOGO.... 62,5g devem +- triplicar de peso... ñ sei no exato... se você cozinhar 62,5CRU ... e comer tudo q tive ali (seila umas 200g) vai te dar 217KCAL !!! se vc cozinhar 25g.... e comer issu... deve dar essas tais 60g ... vc vai tar ingerindo 84KCAL... entendeu ? ñ fiz os calculos "exatos" mais issu vc pode fazer com simples regra de 3... flw;
canadion_boy Postado 2 de setembro de 2007 Autor Postado 2 de setembro de 2007 vamos aos fatos... mano, o arroz depois de cozido fica mais pesado, como o outro camarada disse... LOGO.... 62,5g devem +- triplicar de peso... ñ sei no exato... se você cozinhar 62,5CRU ... e comer tudo q tive ali (seila umas 200g) vai te dar 217KCAL !!! se vc cozinhar 25g.... e comer issu... deve dar essas tais 60g ... vc vai tar ingerindo 84KCAL... entendeu ? ñ fiz os calculos "exatos" mais issu vc pode fazer com simples regra de 3... flw; >>> Ah, entendi! Então +/- 60 g de arroz cozido no caso é referente aos passos: 1) Cozinhar 62.5 g de arroz cru até crescer e ter um peso e volume maior 2) Pegar +/- 60 g de arroz que cresceu no cozimento E então ter nisso 84 kcal. Eu estava entendendo de outra forma. Então é isso mesmo, afinal, 84 kcal naquilo tudo de arroz seria muito pouco mesmo porque é um prato inteiro de arroz parboilizado! Muito obrigado, pessoal! Vou ver como faço para pesar o arroz depois de cozido, em alguma balança de algum mercadinho porque não disponho de uma!
junior.1387 Postado 2 de setembro de 2007 Postado 2 de setembro de 2007 calcula pelo arroz cru... 1 colher de sopa (se não me engano) representa 15g de arroz... (da uma olhada na embalagem... talvez diga em Xicaras...) flw..
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora