Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento para perda de gordura x Diabetes tipo 1.


alexandrenb

Post Destacado

Olá, meu nome é Alexandre, e seis meses atrás tive uma crise de cetoacidose diabética. Dei entrada no hospital com mais de 1000 de glicemia, vivo e, para quem conhece sobre diabetes, inacreditavelmente, consciente (tenho os exames para comprovar).

Tenho 26 anos, 130 kgs, 1.85 de altura. Trabalho em uma multi-nacional, e passei por severos momentos de stress no último ano. Antes da crise, 5 meses antes, tinha feito um check-up completo, e foi diagnosticado, apenas, leve alteração nos triglicerídios. Colesterol e glicemia OK, sem alterações. Revendo meu histórico, a crise foi atribuída à vida sedentária e os severos momentos de stress no ano que antecedeu essa crise.

Bem, em decorrência desse problema, tive complicações de pressão, apesar de estar anteriormente alta devido a meu peso, porém o quadro era de cautela.

Hoje, 6 meses e 1 semana após a crise, após inúmeros exames cardiológicos e ergométricos, fui liberado para a prática de exercícios, sendo minha pressão, resultante do peso e não de possíveis problemas crônicos de pressão, também sem danos ao aparelho circulatório.

Fiz inúmeras pesquisas sobre exercícios e cargas energéticas, a influência da insulina. Benefícios e auxílios. Encontrei material claro sobre os benefícios de treinamento para portadores de Diabetes tipo 2, nos ganhos para controle da glicemia, mas não encontrei informação clara sobre a Diabete tipo 1.

Citei todo o histórico pra tentar ser claro em meu questionamento: Qual o melhor treinamento para perda de gordura, levando em conta que sou insulino-dependente? Musculação? Natação? Há 7 anos atrás tive uma grave contusão no joelho, o que me afastou dos exercícios físicos e me renderam 40 quilos. Em recente consulta a um ortopedista e fisiologista, ele descartou exercícios aeróbicos de impacto, como corridas, devido ao grande excesso de sobrepeso e o risco de lesões graves. Ele recomendou Natação de início. E para dar continuidade ao treinamento, auxílio de musculação, apenas para condicionamento e recuperação muscular do tempo em que fiquei "inerte".

Volto a me focar no ponto? Há algum método de treinamento visando atletas insulino-dependentes? Sei que o atacante Washinton do São Paulo, ex-Fluminense, é insulino dependente, mas não encontrei material nenhum sobre treinamento específico.

Perdão o post longo, mas 6 anos foi muito tempo para voltar a me preocupar com minha forma física. E agora tenho sérios agravantes.

Conto com a colaboração de quem puder ajudar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Já mudei completamente minha alimentação devido a Diabetes. Tenho baseado minha alimentação em Fibras e vegetais. Carbo complexo e proteínas animais magras, em quantidade balanceada.

O nutricionista me passou uma dieta de 1400 calorias dia, mas quase bati o carro duas vezes devido a complicações de hipoglicemia, comendo 6 vezes por dia, como um paciente diabético assustado faz. Por decisão minha subi a dieta para 1900 calorias, com o consumo mínimo de insulina, para manter a glicemia entre 90 e 110, conforme o aconselhável. Nunca mais tive crises de hipoglicemia, só quanto tentava diminuir a quantidade da dieta.

Creio eu que com parte na alimentação, esteja tranquilo, apesar de isso não ter alterado em nada meu peso. Aumentou sim, meu sono e sensação de letargia. Diminuiu a disposição e o ânimo para atividades prolongadas.

Novamente, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara, acho dificil alguem aqui ajudar realmente, pq eh um caso muito especifico e q exige analise de varios profissionais.

Eu sei q o prof Paulo Gentil trabalha com musculaçao e exercicios em geral pra grupos especiais e esses tipos de doenças, etc. Ele trabalha junto com uma equipe multi-disciplinar, com medicos, nutricionistas, educadores fisicos, etc.

Nao sou amigo nem nada dele, so to dando a dica pq ja fui a varias paletras dele, uma inclusive sobre exercicios pra grupos especiais, e vi q o trabalho eh realmente serio. De repende vc mora na mesma cidade, ou ele possa te ajudar de alguma outra forma, indicando algum treino especifico, ou ate indicando alguma outra pessoa.

Acho q tem como entrar em contato com ele no http://gease.pro.br/principal.php

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Romarcos

MUSCULAÇÃO meu amigo.!!

Você precisa de exercicios que trabalhem força muscular, para queima de glicogenio (cadeia de glicoses) e gordura, e, nada melhor que musculação para isso.

Mas, contrate um personal trainer qualificado para isso, que tenha cursos sobre casos especiais (idosos, diabeticos, reumaticos e cardiacos) que, provavelmente ele saberá exatamente como deve treinar.

Se o personal ainda por cima sou ber atuar como fisiologista, ou for especialista em fisiologia, ele poderá lhe explicar melhor como funcionam as bases energéticas do nosso corpo e fará um programa de treinamento para vc, controlar, primeiramente o diabetes, e, consequentemente, ganhar qualidade de vida e emagrecer ok?!

Sucesso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um colega de trabalho que é diabético e dependente de insulina como vc, após várias tentativas com a alimentação um médico receitou o consumo regular de alho, ele melhorou bastante da letargia mencionada por vc, além de fazer um investimento na sua saúde, faça algumas pesquisas a respeito do alho, acho que é válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...