Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Citrulina Malato: aumente os resultados da creatina


chacalll

Post Destacado

CITRULINA MALATO:

A creatina, embora seja proibida no Brasil, é até hoje um dos suplementos mais utilizados pelos atletas que desejam aumento de força, potência e ganhos de massa muscular magra. Ela é segura e eficaz.

Naturalmente produzida por nosso organismo através dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, a creatina ganhou mais credibilidade a partir do momento em que foi comprovada a sua eficácia em estudos científicos. Um desses estudos, publicado em um artigo do International Journal of Sport Nutrition, citava o seguinte: "A creatina não deve ser vista como outro truque apresentado pelos suplementos; sua ingestão é uma forma de prover melhoras imediatas e significativas de desempenho em atletas envolvidos em esportes com movimentos explosivos".

Assim como a creatina, existem hoje no mercado produtos capazes de produzir efeitos similares ou tão melhores quanto a própria creatina e um destes novos compostos, que você terá acesso em primeira mão aqui na Xtreme News, é o mais novo melhorador de performance atualmente no mercado - A Citrulina Malato.

Utilizado por atletas de renome internacional como Ronnie Coleman, Jay Cutler e aqui no Brasil pela Miss Universe 2006, Silvia Finocchi, a Citrulina veio para ficar e promete beneficiar muitos atletas que se utilizarem dela assim como ocorreu com a creatina.

O QUE É A CITRULINA MALATO?

A citrulina é um aminoácido não-essencial encontrada no Citrullus vulgaris Schrad, ou melhor, falando, melancia de onde foi isolada inicialmente. Já o malato é um derivado de maçãs. A citrulina é também encontrada em menor quantidade em melões, porém, a quantidade de citrulina encontrada nestes alimentos é muito baixa para que sejam observados melhoras em performance atlética, além de variar de uma espécie para outra (3.9 - 28.3 mg/g) sendo que a casca apresenta uma quantidade maior deste aminoácido. Seriam necessárias muitas melancias e vários melões em sua dieta diária para obter-se uma quantidade adequada deste aminoácido para promover algum efeito ergogênico.

Há pessoas que podem ter intolerância a melancias ou outros alimentos que contenham o aminoácido citrulina. Isso é comum em indivíduos que sofrem de artrite reumatóide ou uma deficiência genética, a Citrulinemia, uma deficiência de uma das cinco enzimas envolvidas no ciclo da uréia, a arginino-succinato-sintetase (AS), não sendo este o seu caso, a citrulina é uma grande arma em seu arsenal de suplementos. A citrulina é formada a partir do aminoácido Ornitina e do Carbamoil Fosfato em uma das principais reações do ciclo da uréia. Também é possível que se obtenha Citrulina a partir de outro aminoácido, a Arginina. Este componente foi inicialmente testado e utilizado pelos europeus (o mesmo ocorreu com a creatina) e devido ao seu alto custo de produção ficou por um bom tempo na prateleira dos pesquisadores. Graças a novas tecnologias de fabricação (mais baratas), este incrível suplemento não é mais exclusividade única dos europeus.

Apesar de não ser um aminoácido abundante em nossa dieta, a citrulina tem um importante papel em diversas funções biológicas e, entre elas, vale destacar o seu envolvimento na produção de NO que atualmente é a grande vedete dos suplementos alimentares e provoca uma avalanche de questões por parte dos iniciantes nos esportes de força e várias matérias em revistas especializadas. Através de um processo catalisador da enzima NO-sintase, a arginina é convertida em L-citrulina. A citrulina tem como principal função aumentar os níveis plasmáticos de arginina e o que nos faz ficar com muita vontade de colocar as mãos em um suplemento contendo citrulina é o fato de que ela é capaz de provocar aumentos incríveis deste aminoácido no plasma muito maiores do que se você tomar apenas o sal de arginina isoladamente. Se você faz uso de sais de L-arginina com o intuito de aumentar sua produção de NO é melhor você estudar mais sobre a citrulina, pois o uso de altas doses de arginina e suas formas como AKG (Arginina alfa cetoglutarato) e AEX (Arginina etil éster) podem levar ao surgimento de herpes, já com a citrulina você não corre este risco.

CITRULINA: REDUÇÃO DE AMÔNIA E ÁCIDO LÁTICO

Lembro-me de um produto chamado "Amônia Scavengers" da década de 90 que prometia erradicar a amônia de seu corpo. Mais uma promessa. A única coisa que ele erradicava com eficiência era o dinheiro de sua carteira. Sir Hans Adolf Krebs (1900 - 1981) nos deixou vários trabalhos de pesquisas sobre o metabolismo celular. É "cria" dele os pesadelos das aulas de bioquímica - O Ciclo da Uréia e o Ciclo de Krebs.

No entanto, isso só é um pesadelo se você dormiu nas aulas e não entendeu bulhufas, porque para quem prestou atenção terá a certeza de que aprendeu algo de extrema utilidade para a sua carreira, seja como educador físico, nutricionista ou atleta. Uma série de reações enzimáticas no ciclo da uréia converte a amônia que é liberada a partir do catabolismo protéico, em uréia, um produto de menor toxidade ao nosso organismo. Altos níveis de amônia são altamente neurotóxicos ao nosso organismo podendo até ser fatal. Até mesmo em atletas saudáveis, níveis altos de amônia podem levar a extrema fadiga, o que reduz drasticamente a formação de glicogênio, o que inibe o ciclo de energia. Isso nenhum atleta deseja. Para a sua felicidade, não há nenhum exercício que você faça que irá produzir toneladas deste escória nitrogenada. A amônia também é formada no trato intestinal quando bactérias quebram proteínas. Quanto mais amônia em circulação, menor será a sua capacidade de trabalho, seu desempenho atlético desaba. A citrulina malato é um grande auxiliar na eliminação de bioprodutos tóxicos resultantes do metabolismo protéico. A sensação de queima produzido pelo ácido lático durante a atividade física pode ser minimizado com o uso de citrulina, aumentando assim a capacidade de suportar a dor (positiva) durante treinos permitindo assim sessões de treino mais árduas e pesadas (atletas de elite). Pesquisas demonstraram que a citrulina pode oferecer proteção contra acidose e intoxicação por amônia.

MAIOR PRODUÇÃO DE ENERGIA AERÓBICA

Um estudo conduzido pelo professor Cozzone do Centro de Résonance Magnétique et Médicale, da Faculdade de Medicina de Marselha na França mostrou que a ingestão de citrulina malato resultou em uma redução significativa na sensação de fadiga e um aumento de 34% na taxa produção de ATP durante o exercício além de um aumento de 20% na recuperação da fosfocreatina pós exercício. A conclusão do estudo foi que a citrulina malato pode promover aumento da produção de energia aeróbica. Nota-se que a suplementação com este aminoácido promete não só beneficiar aos que buscam treinos mais intensos, mas também aos atletas de provas de longa duração como as ultra-maratonas e o iron man.

FORMAS DE USO DA CITRULINA MALATO

Atualmente em nosso país é difícil encontrar suplementos comercializados contendo citrulina malato. O uso deste aminoácido combinado com BCAA´s promove efeitos ainda maiores em melhora de performance, já que os BCAA´s são de eficiência comprovada no combate à fadiga central. Durante o exercício, a oxidação de BCAA´s é aumentada. A suplementação com BCAA´s evita que eles sejam quebrados e utilizados como fonte de energia. A Isoleucina aumenta a captação de glicose via ativação da PI3K, a Valina reduz a ácido graxo síntase nos adipócitos em 40% o que permite menor estocagem de gordura. A Leucina deve ser sempre suplementada com os outros dois BCAA´s, apesar de hoje ser comum a indicação dela isoladamente, por ser mais barata, porém o seu uso isolado causa um desequilíbrio entre os BCAA´s e redução plasmática da valina e isoleucina.

O uso de citrulina malato que atualmente é feito em atletas gira em torno de 6 g ao dia.

Cada dose fornece:

- Citrulina Malato 1 g

- BCAA´s: 7 g

- L-glutamina: 2.5 g

- Vitamina B6: 10 mg

As doses são oferecidas ao longo do dia, geralmente nos intervalos das refeições, pré-treino, durante o treino e pós-treino. Os resultados notados são:

- Melhora da capacidade de trabalho

- Mais "gás" para o treino

- Melhora geral na vascularização

- Massa muscular mais densa e definida com cortes musculares mais profundos

http://www.mundoanabolico.com/nutricao-arquivo/23667-melancia-e-oxido-nitrico.html

EM BREVE USAREI CEE E CITRULINA(PRIMAFORCE) P/VER QL Q É

ENCOMENDA JA FIZ,FALTA+ALGUNS SUPLEMENTOS Q VO ADD

AÍ RELATO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • 13 anos depois...

Citrulina Malato da marca ALLMAX simplesmente fantástico, tome isso 30 minutos antes do treino, mesmo depois de um dia desgastante de trabalho, a sensação é que você dormiu umas 8 horas seguidas e se recuperou, realmente elimina a amônia (toxina de cansaço) aumenta e muito a vasodilatação e o pump durante e após o treino, ajuda no transporte de nutrientes para os músculos. A dificuldade é encontrar por aqui, geralmente apenas pelo mercado livre é importado e as lojas no Brasil ainda não vendem este suplemento, já testei de outras marcas  mas essa da ALLMAX é diferenciada, outra coisa é um aminoácido com gosto de vinagre, para beber eu jogo comprimido de vitamina C+Arginina efervescente e depois de 8 a 6gramas da citrulina malato, é top demais e não faz formigamento pois não tem beta alanina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, fisiculturismo disse:

Citrulina pura ou tem mais algum elemento na fórmula?

Existe a citrulina pura e a citrulina malato, essa tem o ácido málico, citrulina pura é melhor do que arginina para vasodilatação, mas não elimina a fadiga como a citrulina malato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
11 horas atrás, Jeff1986 disse:

Existe a citrulina pura e a citrulina malato, essa tem o ácido málico, citrulina pura é melhor do que arginina para vasodilatação, mas não elimina a fadiga como a citrulina malato.

Esse detalhe merece uma matéria no site!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A Citrulina Malato é um suplemento que tem ganhado popularidade e pode oferecer benefícios relacionados ao desempenho físico. Vou explicar como ela pode estar relacionada à creatina:

  1. Melhora da Produção de Energia Aeróbica:

    • Estudos indicam que a suplementação com citrulina malato pode aumentar a produção de energia aeróbicadurante o exercício.
    • Isso pode ser benéfico para atletas envolvidos em esportes com movimentos explosivos e também para provas de longa duração, como ultra-maratonas.
  2. Recuperação da Fosfocreatina:

    • A citrulina malato também pode aumentar a recuperação da fosfocreatina após o exercício.
    • Isso pode ser relevante para atletas que buscam melhorar o desempenho em episódios repetidos de exercícios de alta intensidade.

Em resumo, a citrulina malato pode ser uma aliada para melhorar o desempenho e a recuperação, mas é importante lembrar que cada pessoa pode responder de forma diferente aos suplementos. Consultar um profissional de saúde é sempre recomendado para orientações personalizadas. 💪🌟

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...