Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Quando comecei a malhar, descobrir que estava com duas hérnias de disco lombares. Tive a crise de quase dois meses em cima da cama, mas a quase 1 ano não sinto mais nada. Sei que as hérnia permanecem, pois não realizei nehuma cirugia. No entanto gostaria de voltar a malhar. Já engordei mais de 10kgs.

Será que posso voltar a malhar?

Quais os exercícios mais recomendados?

O que devo fazer?

Vcs conhecem alguém na mesma situação que estou?

Desde já agradeço.

Vlw...

• Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Boa tarde gostaria de lhe ajudar. Meu nome é Alberto Prima, sou profissional de Educação Física auando na area de Personal Trainer, ex-preparador físico do centro de Treinamento do Minotauro no estado do Rio de Janeiro (Preparação Física para Atletas de MMA) e também faixa preta de jiu-jitsu.

Então, segundo vc descreveu, possui duas hérnias de disco. Dependendo do grau da hérnia, ou seja, se senti dores regularmentes em repouso ou em qualquer esforço físico a prescrição de certos exercícios poderá variar bastante.

Primeiramente antes de começar qualquer atividade física, consulte seu médico, este saberá informar seu estado atual. E mseguida realize uma avaliação física.

Sabemos que cargas axiais, geram compressão nas vertébras, por exemplo no exercício de agachamento, poderá gerar compressão nos discos intervertebras, devido a carga que impostas nesta posição, fazendo com que o núcleo pulposo e anel fibroso, os deslocando além dos limites normais ocorrendo geralmento póstero-lateralmente, isso por não possui ligamentos nessa região.

Antes de mas nada, é preciso fortalecer a região lombar, pois está compõe juntamente com o abdomen os músculos paravertébrais, e são solicitados em quase todos os exercícios. Pode-se realizar exercícios de Extensão de tronco com rotação para ambos os lados ou exercícios isometricos (ponte ventral, dorsal, e lateral), além é claro de abdominal.

Como foi dito acima, se as dores exitirem devido a determinado exercício, o mas correto é evitar realiza-lo, entãi nesse caso, colocaria o exercício de Leg Press 45 graus em seu lugar, caso realize com as duas pernas ao mesmo tempo, oriento a colocar um apoio na região lombar, evitando assim sua retificação, pois, para quem possui hérnia é mas correto realizar a flexão (realizar a anteriorização ao em vez da retificação lombar). Outra estratégia, é realizar este exercício unilateral, pois assim, as região lombar naturalmente estaria em lordose fisiológica). O mesmo é dito sobre o aparelho hack machine (aumento da retificação lombar)

Na realização do exercício de abdominal, preferi os realizados em posição horizontal, pois aqueles feitos na vertical (abdominal na máquina) aumentará a compressão da região lombar, no entanto realizando na horizontal as vertébras são tracionadas não provocando dores nesta região.

Espero poder ter lhe ajudado!

Atenciosamente,

Alberto Prima.

Postado

Alberto, agradeço sua atenção na resposta.

Vou procurar o meu médico para uma orientação também.

As minhas hérnias são L4/L5 (Protusão) e L5/S1 (Hérnia de tamanho médio).

Gostaria de saber se possível através de sua experiência ou de outro colega aqui do fórum quais os exercícios mais recomendados no meu caso (Duas hérnias) para que eu possa realizar na parte superior (Bíceps, Tríceps, Peito, Etc...)

Desde já agradeço.

Abraços.

• Moderador
Postado
Alberto, agradeço sua atenção na resposta.

Vou procurar o meu médico para uma orientação também.

As minhas hérnias são L4/L5 (Protusão) e L5/S1 (Hérnia de tamanho médio).

Gostaria de saber se possível através de sua experiência ou de outro colega aqui do fórum quais os exercícios mais recomendados no meu caso (Duas hérnias) para que eu possa realizar na parte superior (Bíceps, Tríceps, Peito, Etc...)

Desde já agradeço.

Abraços.

Só aconselharia a vc entrar direto na musculação se encontrasse um profissional MUITO bem qualificado na sua cidade, se não seria MUITO melhor começar fazendo pilates, já que a base de todo o trabalho é no fortalecimento da musculatura da lombar, visando a execução de qualquer exercício.

E assim posteriormente, se ainda quiser, entrar na musculação.

• 3 semanas depois...
Postado

Bom dia

me chamo Eduardo Henrique, li o seu depoimento sobre exercícios e hénia de disco, e fiquei muito interessado, pois tenho uma Hernia e por este motivo parei de fazer exercicios a dois anos e adquiri 20Kg neste periodo, pretendo volta a praticar esportes para melhorar minha saúde. Gostaria de saber que maquinas e exercicios seriam recomendado para mim. minha lesão se caracteriza por: protrusão do disco L5-S1, posterior látero-forminal medial esquerda, efeitos compressivos sobre o saco dural, bem como sobre a raiz nervosa descendente S1.preciso de sua ajuda para vencer este problema.

Agradeço pela atenção.

• Moderador
Postado
Bom dia

me chamo Eduardo Henrique, li o seu depoimento sobre exercícios e hénia de disco, e fiquei muito interessado, pois tenho uma Hernia e por este motivo parei de fazer exercicios a dois anos e adquiri 20Kg neste periodo, pretendo volta a praticar esportes para melhorar minha saúde. Gostaria de saber que maquinas e exercicios seriam recomendado para mim. minha lesão se caracteriza por: protrusão do disco L5-S1, posterior látero-forminal medial esquerda, efeitos compressivos sobre o saco dural, bem como sobre a raiz nervosa descendente S1.preciso de sua ajuda para vencer este problema.

Agradeço pela atenção.

Olá Eduardo, vc precisará perder peso e ter um profissional qualificado ao seu lado, o Pilates tem como base a contraçao do musculo transverso do abdomem, "abraça" a lombar como um todo, seria o ideal para vc nesse inicio junto com exercicio aerobico na bicicleta, para depois poder partir para uma musculação, se assim achar necessário.

Seria muito irresponsabilidade da minha parte lhe dizer pela internet qual exercicio vc poderia fazer ou nao, sem ao menos conhecer seu quadro cinesio funcional antes.

• 1 mês depois...
Postado

Mesmo que já seja um tópico antigo preciso responde-lo:

Cara, tu tem o MESMO problema que eu tenho, e nas mesmas vértebras, portanto devemos ter passado pelos mesmo problemas.

oque me ajudou muito, muito mesmo foi Acupuntura por uns 6 meses, e depois estagnou. Então comecei academia e eu NÃO TENHO MAIS DORES. Mas continuo sem sensibilidade em partes da perna esquerda.

Mas se eu errar a postura com Rosca Direta, Remada ou Panturilhas a dor volta por em torno de 1 semana. Portanto nesse período evito fazer qualquer exercício que use a coluna. E descança-la bastante. após 1 semana volto com aerobicos e tudo mais sem problemas

Faça oque o mestre ali em cima falou e não tem erro.

Bons treinos e bons ganhos.

• 6 meses depois...
Postado

Alberto,

Tenho 2 hérnias na Região Lombar (detectada através de Ressonância com acompanhamento de um Neurocirurgião).

Meu sonho é treinar Jiu Jitsu (tenho 34 anos). Faço RPG há um ano e estou ótimo. Porém, só faço barra e paralelas (essas que tem na beira da Praia ou em Pracinhas - esses exercícios não forçam minha hérnia lombar). Já tentei treinar Jiu Jitsu e não consigo treinar meia hora que as dores já voltam. Ai no dia seguinte faço RPG e tomo Anti - Inflamatórios e as dores passam.

O Neuro não quer me operar. Ele disse que só opera quando o cara trava. Nunca travei.

Você conhece alguém que já operou e ficou 100% para treinar Jiu Jitsu?

Quem operou? (Nome e Telefone)

Sou do RJ.

anthonycascio@hotmail.com

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...