lorD Postado 29 de março de 2012 Postado 29 de março de 2012 Tipos de Trabalhos Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular Treino Hipertrofia - Treino Morfológico Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico Características de cada tipo de treino: Neurológico - Recrutamento em número e/ou na velocidade de execução (Força/Explosão) de Unidade Motoras ( unidades que recebem estimulo neurológico e “comandam” as fibras musculares). Morfológico - Aumento da secção do fuso transversal das fibras (essencialmente as brancas e as IIA). Metabólico - Utilização da Gordura como fonte energética (ciclo de Krebs). Utilização Energética: Neurológico - ATP+Fc. Morfológico - esgotamento do ATP + utilização glicolitica (glicose como fonte energética). Metabólica - Utilização de lipídios como substrato energético (fosforilização oxidativa, presença de O2). Tempos de consumo destas “substancias energéticas” VS Tempo em Carga: Neurológico - até +/- 20s. Morfológico - entre 40s a 70s. Metabólico - >70s. Cargas de 1RM: Neurológico - 85% a 100% (cargas elevadas) Morfológico - 75% a 85% Metabólico - +/- 50% Velocidade Execução de cada repetição (Concêntrica/Excêntrica): Neurológico - 1/2 (este 1s para cima é rápido mas com cargas de 85%-100% não parece, mas o seu recrutamento de UM é, ou seja, deverá ser executado com a maior velocidade possível, que na prática será lento). Morfológico - 2/4 (promovemos bastante a fase excêntrica) Metabólico - 2/2 ou 2/3 agora Os músculos não sabem contar, eles reconhecem este tipo de estímulos e esses é que deveremos ter em conta. Repetições É subjetivo; vejamos, Neurológico: A 85% da minha Carga Máxima, com velocidade 1/2 (3segundos), conseguirei fazer 6rep. = 18s que será o meu Tempo em Carga. A 90% e a respeitar esta velocidade conseguirei talvez fazer 4rep = 12segundos de TC A 100% faço 1rep. = 3s de TC podemos fazer a mesma relação para os outros tipo de trabalhos, o que não posso dizer é que para o tipo de trabalho (x,y ou z) tenho que fazer 10rep. ou 12rep. porque depende muito se fazemos com a velocidade pretendida. No ginásio quando me dizem que estão a fazer 3 x 10, para mim, entra num ouvido e sai por outro, porque primeiro tenho que constatar o seguinte: 1º Técnica - será que o sócio está a conseguir isolar o músculo que quer trabalhar sem solicitar outros músculos para ajudar a executar o movimento?, ou seja, em Bíceps tenho que trabalhar apenas a flexão e extensão do antebraço e não com a ajuda da flexão/extensão do braço, porque aí também solicitamos o ombro. 2º Velocidade de Execução - Se estiver a fazer 10rep. em 2/1 está apenas em 30s com TCarga (nada de hipertrofia). Se estes dois fatores estiverem ok e o sócio em trabalho Morfológico (hipertrofia) já faz 15rep. em 2/4 = 90segundos, ele já está em a “fugir” do patamar superior do tempo para treino Morfológico, quer dizer, o músculo já se adaptou e a carga já não é suficiente para conseguir estar apenas TC até 70s, então, aplicamos o Principio da Sobrecarga (Milo de Creta) e será necessário ajustar as cargas. Também temos que levar em conta a individualidade biológica, eu posso ter mais resultados para hipertrofia mantendo Tempo em carga de 70s e outro com TC de 40s, depende da genética de cada um. O melhor é ir por tentativa erro e pelo qual nos sentimos melhor (durante o treino e recuperação) e ao longo dos tempos ir vendo os resultados, mas, outros fatores influenciam, como a alimentação, o descanso, o número de séries que fazemos no treino, a suplementação e motivação. Uma casa não basta ter o melhor tijolo do mundo, por isso, o conjunto de fatores é que faz a diferença. Nos ginásios temos que falar em repetições e ter treinos estereotipados (dentro dos princípios), mas só com o tempo e o feedback do cliente é que podemos observar a evolução, por isso, abri um tópico sobre a importância de um Personal Trainer. Fonte: Blog Massa Magra
Raffera Postado 29 de março de 2012 Postado 29 de março de 2012 Texto legal Lord ! Minha única observação e quanto a primeira divisão: Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular Treino Hipertrofia - Treino Morfológico Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico Nenhum treino seja qual for o objetivo é apenas neuromuscular ou Morfologico ou Metabolico, ele pode ser predominantemente um desses mais trabalha sempre os 3 aspectos ! abç
lorD Postado 30 de março de 2012 Autor Postado 30 de março de 2012 hmmm, entendido .. Acredito que o autor, quando escreveu isso quis focar o que cada treino predomina. Mas, otima contribuição. abss
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.