lorD Postado 29 de março de 2012 Postado 29 de março de 2012 Tipos de Trabalhos Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular Treino Hipertrofia - Treino Morfológico Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico Características de cada tipo de treino: Neurológico - Recrutamento em número e/ou na velocidade de execução (Força/Explosão) de Unidade Motoras ( unidades que recebem estimulo neurológico e “comandam” as fibras musculares). Morfológico - Aumento da secção do fuso transversal das fibras (essencialmente as brancas e as IIA). Metabólico - Utilização da Gordura como fonte energética (ciclo de Krebs). Utilização Energética: Neurológico - ATP+Fc. Morfológico - esgotamento do ATP + utilização glicolitica (glicose como fonte energética). Metabólica - Utilização de lipídios como substrato energético (fosforilização oxidativa, presença de O2). Tempos de consumo destas “substancias energéticas” VS Tempo em Carga: Neurológico - até +/- 20s. Morfológico - entre 40s a 70s. Metabólico - >70s. Cargas de 1RM: Neurológico - 85% a 100% (cargas elevadas) Morfológico - 75% a 85% Metabólico - +/- 50% Velocidade Execução de cada repetição (Concêntrica/Excêntrica): Neurológico - 1/2 (este 1s para cima é rápido mas com cargas de 85%-100% não parece, mas o seu recrutamento de UM é, ou seja, deverá ser executado com a maior velocidade possível, que na prática será lento). Morfológico - 2/4 (promovemos bastante a fase excêntrica) Metabólico - 2/2 ou 2/3 agora Os músculos não sabem contar, eles reconhecem este tipo de estímulos e esses é que deveremos ter em conta. Repetições É subjetivo; vejamos, Neurológico: A 85% da minha Carga Máxima, com velocidade 1/2 (3segundos), conseguirei fazer 6rep. = 18s que será o meu Tempo em Carga. A 90% e a respeitar esta velocidade conseguirei talvez fazer 4rep = 12segundos de TC A 100% faço 1rep. = 3s de TC podemos fazer a mesma relação para os outros tipo de trabalhos, o que não posso dizer é que para o tipo de trabalho (x,y ou z) tenho que fazer 10rep. ou 12rep. porque depende muito se fazemos com a velocidade pretendida. No ginásio quando me dizem que estão a fazer 3 x 10, para mim, entra num ouvido e sai por outro, porque primeiro tenho que constatar o seguinte: 1º Técnica - será que o sócio está a conseguir isolar o músculo que quer trabalhar sem solicitar outros músculos para ajudar a executar o movimento?, ou seja, em Bíceps tenho que trabalhar apenas a flexão e extensão do antebraço e não com a ajuda da flexão/extensão do braço, porque aí também solicitamos o ombro. 2º Velocidade de Execução - Se estiver a fazer 10rep. em 2/1 está apenas em 30s com TCarga (nada de hipertrofia). Se estes dois fatores estiverem ok e o sócio em trabalho Morfológico (hipertrofia) já faz 15rep. em 2/4 = 90segundos, ele já está em a “fugir” do patamar superior do tempo para treino Morfológico, quer dizer, o músculo já se adaptou e a carga já não é suficiente para conseguir estar apenas TC até 70s, então, aplicamos o Principio da Sobrecarga (Milo de Creta) e será necessário ajustar as cargas. Também temos que levar em conta a individualidade biológica, eu posso ter mais resultados para hipertrofia mantendo Tempo em carga de 70s e outro com TC de 40s, depende da genética de cada um. O melhor é ir por tentativa erro e pelo qual nos sentimos melhor (durante o treino e recuperação) e ao longo dos tempos ir vendo os resultados, mas, outros fatores influenciam, como a alimentação, o descanso, o número de séries que fazemos no treino, a suplementação e motivação. Uma casa não basta ter o melhor tijolo do mundo, por isso, o conjunto de fatores é que faz a diferença. Nos ginásios temos que falar em repetições e ter treinos estereotipados (dentro dos princípios), mas só com o tempo e o feedback do cliente é que podemos observar a evolução, por isso, abri um tópico sobre a importância de um Personal Trainer. Fonte: Blog Massa Magra
Raffera Postado 29 de março de 2012 Postado 29 de março de 2012 Texto legal Lord ! Minha única observação e quanto a primeira divisão: Treino Força/Explosão - Treino Neuromuscular Treino Hipertrofia - Treino Morfológico Treino para Perder Gordura - Treino Metabólico Nenhum treino seja qual for o objetivo é apenas neuromuscular ou Morfologico ou Metabolico, ele pode ser predominantemente um desses mais trabalha sempre os 3 aspectos ! abç
lorD Postado 30 de março de 2012 Autor Postado 30 de março de 2012 hmmm, entendido .. Acredito que o autor, quando escreveu isso quis focar o que cada treino predomina. Mas, otima contribuição. abss
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora