Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crônicas de um Ectomorfo


Mr. Lopes

Post Destacado

Introdução

Olá pessoal,

Acompanho o site há vários anos, mas nunca postei nada por aqui, uma vez que sempre me senti incapaz de ser qualquer coisa além de um expectador. As vezes me dava medo de opinar num tópico e receber logo aquela resposta truculenta do pessoal fortão, com os braços mais grossos do que minhas pernas.

Alguns diálogos que eu presenciava reforçavam ainda mais a impressão de que musculação era só para que já tinha nascido forte, ou que para postar alguma coisa por aqui eu precisava preencher uma caixinha informando quantos centímetros tinha de bíceps. Se fosse abaixo de 40, a postagem nem saia.

De um tempo para cá comecei a pensar: Quantas pessoas com esse meu físico de "jogador de par ou ímpar" frequentam o fórum e se sentem meio deslocadas também?? Isso me motivou a postar aqui algumas crônicas de um magrelo, que está tentando melhorar aos poucos, elencando os desafios enfrentados no dia a dia, os erros e acerto na nutrição e nos treinos, etc.

O objetivo disso é para que você que está lendo este relato e se encontra em situação semelhante, não se sinta mais tão único no mundo e que se sinta a vontade de participar também, além de motivá-lo a continuar buscando mais saúde e disposição através de seus treinos.

Nos vemos nas próximas postagens então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Meu histórico:

Eu sei, a vida não é fácil para um ectomorfo.

Sempre me destaquei nos grupos sociais que frequentava por ser magro e de pequena estatura. Quando já estava no ensino médio, tinha 1,51m e tinha uns 40 e poucos quilos. Não tem que autoestima que resista a isto. É difícil ter coragem de chegar numa mulher numa balada, por exemplo, se sentindo tão inferior.

Cheguei à "idade adulta" com 1,68m (altura atual) e uns 54 Kg, o que ainda foi uma grata surpresa ter crescido tanto depois dos 16 anos.

Durante a vida tentei entrar na academia várias vezes, mas não fiquei mais que poucos meses. Normalmente saia pela decepção de não ter resultados ou pela humilhação de sempre ser o cara da academia que pegava menos peso.

Só quem já passou por isso sabe o que é "revezar" num aparelho com uma moça de sua estatura e ainda ter que diminuir peso! Dá vontade de sair dali para não voltar nunca mais!

A vida foi passando e eu continuei com vontade de me exercitar, mas nem um pouco motivado a voltar para as academias. Juntando isso às desculpas de falta de tempo por trabalho, estudo, etc, acabei chegando aos 34 anos com uns 58 kg e já sentindo o peso da minha propensão genética: totalmente sem músculos e com a famosa barriguinha de chopp, com direito aos vários pneuzinhos laterais e nas costas (miséria pouca é bobagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O agravamento da situação:

Aos 34 anos, após ser aprovado em um concurso e ter que apresentar um raio-x de pulmão, veio o golpe mais duro: o laudo relatava que uma área de +/- 25% do meu pulmão esquerdo estava tomada por uma "bolha enfisematosa", além de mencionar outros problemas posturais. Meu mundo desabou, comecei pensar em quanto tempo de vida me restava e nos sonhos que não tinha realizado, etc, sem falar que eu ainda estaria desempregado, por incapacidade de assumir a vaga no concurso.

Muito abalado e deprimido fui procurar um pneumologista que analisou melhor meu caso e deu um laudo que comprovava minha capacidade de trabalhar mesmo com aquele problema. Depois de mais alguns problemas e atestados, consegui ser admitido no trabalho. Com isso eu tinha um problema a menos, mas agora teria que me preocupar com uma questão ainda mais importante: como ficaria a minha saúde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E meu amigo vejo que a vida nao tem sido muito facio pra vc cara, mais vc tem força de voltade poque nao volta a treina com toda dedicação que vc tem cara,

vc começa usa uns suplemento nao muito forte no inicio que vai da tudo certo meu amigo ser uma pessoa deficiente conseguer ter um ficico maneiro? Porque vc não pode ter tambem, cara a esperaça e a ultima que morre corra atrais de quer vc gosta, o nao e vc mais de ninguem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no começo foi engraçado kkkkk

mas depois a porra foi ficando seria.

esse problema que você tem é por causa de cigarros?

mas cara,muculação nao é só pra quem é forte,como você fala,pra quem tem mais de 40cm de braço hehehe muito menos aqui no fórum. :D a galera tem umas respostas cabulosas,mas todos são gente boa. musculação é um esporte,é saúde! levante a sua bunda da cadeira e entre numa academia :D nao é vergonha começar com pouco peso,todos aqui no forum começaram assim,todos ja foram magros ou gordos. agora com anos de dedicação,conseguimos bons objetivos. a vida não é fácil pra ninguém. vamo que vamo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A decisão:

Enquanto resolvia trâmites com mudanças e outras coisas, não tirava da cabeça a data de uma nova consulta com o pneumologista (que havia me pedido uma tomografia do tórax). Assumi minha vaga no serviço e logo nos primeiros dias vi que minha antiga posição de referência de magreza se confirmava: durante um café o pessoal estava comentando sobre alguém que havia crescido muito malhando. Um deles dizia: "cara, ele era tão magro, tão magro, que tinha o físico mais ou menos igual o dele ali", apontando para mim (eu achararia isso muito engraçado, se não fosse comigo, hehehe).

Diante da minha condição de saúde e estética eu havia decidido: custe o que custar, eu vou começar a malhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O começo:

Procurei uma academia e tentei me inscrever. Contei a minha história, adicionei os relatos de dores no joelho e na coluna e foi o bastante para ninguém querer me aceitar. Me pediram, claro, um atestado médico bem específico para que eu pudesse treinar ali.

Procurei um cardiologista, contei meu histórico e acertamos de fazer um teste ergométrico. Fiz o teste e o resultado atestou: capacidade cardio-respiratória excelente! Consegui o bendito atestado!

Voltei na academia e consegui me matricular, fiz a avaliação física e resolvi fazer a coisa da melhor maneira possível: Contratei uma personal trainer para me acompanhar durante um tempo. Essa decisão era para evitar o agravamento de minhas dores na coluna e no joelho, além de garantir que eu estaria executando corretamente todos os exercícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O começo da virada:

A situação que eu estava vivendo me obrigava a concentrar meus esforços 100% na questão da saúde, deixando de lado objetivos estéticos, de maneira que começamos minha nova jornada na academia apenas com treinos aeróbicos: Esteira, oblíquos, spinning e alguns abdominais.

Com mais ou menos um mês eu já estava correndo 5km em média de 30 minutos e fazendo mais uns 15 de spinning, outros 15 de oblíquos, somados às sessões de abdominais que os intercalava.

Minha personal sugeriu então a introdução de sessões de hipertrofia aos nossos treinos. Foi ai então que eu voltei, depois de anos, para a musculação. Começando com dois dias e chegando aos três dias por semana que mantenho atualmente.

Nesse meio tempo voltei ao pneumologista. A tomografia confirmou que meu problema pulmonar era algo estável e que se tratava de algo congênito ou de algo consolidado, como uma pneumonia mal tratada a muito tempo. O fato de eu nunca ter fumado reforçava o diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...