Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crônicas de um Ectomorfo


Mr. Lopes

Post Destacado

Primeiros resultados:

Mais ou menos três meses depois de ter entrado na acadêmia fui, temeroso, fazer a primeira reavaliação. Os resultados poderiam ser considerados muito modestos para "pessoas normais", mas só os ectomorfos sabem o que é ter algum ganho real de massa:

- Perdi 800 gramas de gordura corporal e fui, pela primeira vez para cima dos 60kg! (60,4, sendo mais específico). Percentual de gordura 12%.

Os resultados me animaram, mais eu sabia que poderia se tratar daquele primeiro ganho que logo depois se estabiliza, assim como acontece com quem está perdendo peso, que perde um pouco mais no começo e depois para de perder.

Nesse meio tempo minha personal me incentivou a atenuar o treino aeróbico para inibir a concorrência com o treino de hipertrofia, de maneira que eu concordei em ficar só com a musculação e algumas caminhadas diárias por algum tempo. Mais 3 meses se passaram e fomos para a segunda reavaliação: 62Kg e percentual de gordura praticamente estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Algumas recompensas inesperadas para a autoestima:

Mesmo que meus objetivos iniciais não fossem estéticos, ainda assim, tive alguns resultados também nessa área.

É incrível a diferença que poucos quilos podem fazer no corpo e na autoestima de um ectomorfo. Mesmo ainda tendo o aspecto físico de um pardal doente, a comparação relativa ao seu estado anterior faz você se sentir bem melhor do que realmente está! E o melhor, você recebe este mesmo tipo de "feedback" das pessoas a sua volta!

Bom, no meu caso isso se confirmou após a segunda avaliação, quando fui visitar meu antigo local de trabalho:

- Praticamente todas as garotas elogiaram meu aspecto físico e algumas até brincaram que sempre foram afim de mim e que agora resolveram se declarar.

Óbvio que eu entendi a brincadeira, mas foi muito gratificante. Para um ectomorfo, ser uma pessoa "normal" (deixar de ser referência de magreza) é um luxo!

Quase todos os meus colegas também brincaram que eu estava "bombado" e tomando anabolizantes. No atual serviço, alguns colegas vivem perguntando quantos quilos eu já ganhei e se dizem motivados a começar a malhar também.

Só para relembrar (e antes também de algum fortão vir jogar isso na cara heheheh): eu tô magro pra caramba e isso é apenas reflexo da comparação com meu estado anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra lição que aprendi:

Logo após começar a perceber os primeiros resultados da minha nova fase, fiquei muito empolgado. Primeiro porque meu diagnóstico médico mudara completamente: eu iria viver, e não morrer, como antes achava! Segundo porque já conseguia perceber algumas mudanças em meu corpo.

Por conta de tal empolgação eu tentava incentivar todos os sedentários à minha volta. Como trabalho na área de informática, boa parte dos meus companheiros se enquadravam neste perfil. Não percebi, no entanto, que tocar nesse assunto incomodava, e muito, alguns deles.

A ficha caiu, após tentar incentivar várias vezes um amigo "gordinho" que se propusera a treinar também, mas que nunca começava. Um dia ele soltou: "cara, você tá é tarado com esse negócio de físico".

Refleti sobre o comentário e cheguei a conclusão que realmente podia estar exagerando, mas que isso era fruto da minha felicidade de estar vivo e bem. Depois disso decidi que não iria ficar tentando incentivar mais ninguém, a menos que a pessoa tocasse no assunto comigo. Tem gente que simplesmente não quer mudar. Então devemos respeitar o direito delas permanecerem como estão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situação Atual:

Já se passaram quase nove meses. Por tão pouco que pareça, esse é o maior período que passei na academia em todo a minha vida. E o melhor, estou super motivado a continuar. Na verdade, sinto que a coisa tá começando ficar boa agora.

Ajustei até minha vida social para corresponder a essa nova fase que comecei. Não bebo, não fumo, nem fico até muito tarde na rua, pois descobri o quanto o repouso é importante para quem treina.

Outra coisa que, com certeza, foi decisiva para que eu não abandonasse a academia dessa vez: a personal trainer. Mesmo que pretendesse utilizar os serviços dela apenas na fase inicial, percebi que com a presença dela eu tinha muitos benefícios:

- Ela me obriga a fazer o exercício com cargas que eu não ousaria, se estivesse sozinho;

- Ela não me deixa acostumar com ficha nenhuma. Se minhas caretas diminuem, ela consegue outra forma de me devolver o sofrimento;

- Muitas vezes estive sem qualquer motivação e só fui treinar por ter marcado com ela (e porque eu estava pagando por isso, é claro);

- Não me preocupo mais com sequencia dos exercícios, carga, etc. Eu me concentro 100% em me matar fazendo o que ela manda e em reclamar, claro.

- Ela me incentiva demais, e evidencia progressos que eu não estou vendo.

Fica aí a dica para quem também tem problema de permanência na academia por falta de motivação. Se puder pagar um "bom" personal trainer, eu recomendo (minha personal, por exemplo, é pós-graduada na área. Não que isso defina quem é o "bom" profissional, claro). Não me arrependo dos valores que gastei com esse tipo de profissional. Vale muito mais do que gastar a mesma quantia com alguns tipos de suplemento "da moda" (não entendam isso de maneira equivocada, pois sou a favor de alguns suplementos).

Bom, em minha pesagem "não oficial" eu já estou com quase 65kg e vou para a terceira reavaliação semana que vem. Também tenho avaliação clínica amanhã (sangue, urina, etc, são uns 9 exames para apresentar) depois posto aqui o parecer do médico.

Minhas expectativas de ganho de peso (para um ectomorfo com meu porte físico) era de 300 a 500 gramas mensais, as quais estão sendo superadas até o momento.

Quando me olho no espelho, não vejo nem de longe um cara forte lá dentro, mas já estou bem perto de ser considerado "normal". Eu acho difícil um ectomorfo vir a se destacar como um "cara forte", mas eu não estou competindo com ninguém, só comigo mesmo. Eu só preciso estar mais saudável e melhor amanhã. Está dando certo até agora. Quanto tempo vai levar... não me interessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da alimentação:

Prezado ectomorfo, você com certeza já enjoou de ler isso em tudo que é lugar, mas, caso ainda não tenha caído a ficha, eu repito: Se você negligenciar a alimentação, todo seu esforço poderá ir por água abaixo e, por falta de resultado, você vai correr o risco de se desmotivar e desistir de tudo.

Logo que comecei a treinar resolvi dar uma mudada geral na minha alimentação. Acabei por substituir quase todas os alimentos por opções mais saudáveis, fazendo uso de integrais, adicionando fibras, cortando gorduras ruins em detrimento de azeite e outras. Forcei demais a dieta e acabei não dando conta de seguir, porque simplesmente não estava tendo muito prazer em comer aquilo.

Como eu tenho uma amiga nutricionista muito próxima (valorize SEMPRE a opinião de um profissional), sentamos e discutimos a dieta várias vezes. Fizemos vários ajustes depois de chegarmos à conclusão que não adiantaria ter uma dieta considerada 100% saudável e adequada, mas que eu não teria a condição de seguir. Às vezes, é muito melhor ficar com uma dieta tipo "80 a 90%" que nos seja prazerosa e que possamos segui-la no dia a dia.

Acabamos acertando um leque de alimentos que eu posso combinar e consumir em determinadas refeições e, conforme os resultados da reavaliações físicas, a gente vai ajustando os detalhes da dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentário ocasional:

Hoje acordei bem cedinho, como de costume, e fui para a academia. Depois do bendito treino de pernas eu estava com a costumeira dificuldade de andar e descer as escadas sem cair lá em baixo... a musculatura parecia que não ia mais cessar a contração, tinha até aqueles requintes de fisgadas musculares. Minhas sextas-feiras sempre começam assim. hehehe!

Na verdade eu também estava muito ansioso, porque iria receber os resultado dos exames clínicos no cardiologista. Chegada a hora da verdade, o doutor classificou meus resultados como excelentes!!!

Hemograma completo, glicose, creatinina, triglicerídios, cloro, sódio, potássio, TSH, colesterol, parasitológico, tiroxina, urina... tudo perfeitamente normal!!!

Sai do consultório sem nenhuma recomendação médica, a não ser a padrão: de voltar depois de seis meses para continuar o acompanhamento, lógico.

Meu primeiro e infinitamente mais importante objetivo está sendo atingido: Saúde!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal!

Posto aqui, conforme prometido, mais um capítulo das "Crônicas de um Ectomorfo".

Hoje de manhã tive mais uma reavaliação física, a terceira, desde que comecei essa minha jornada em busca de melhor condicionamento físico. Já se passaram quase nove meses e os resultados vão brotando aos pouquinhos, de grão em grão, como se esperaria de um ectomorfo.

A pesagem "oficial" de hoje ficou em 65,4kg, o que confirmou as expectativas que eu já postado na semana passada. Levando em consideração que eu estava com média de 59kg quando fiz a primeira avaliação, temos ai +/- 6kg ganhos no período. Mesmo considerando a oscilação entre perdas (no começo) e ganhos (agora no final) de gordura no período, ainda tive um ganho de massa magra de 4,9kg. Isso dá uma média de 550g de massa magra mensal, o que superou minhas expectativas iniciais de 300-500g.

Em consonância com meu biotipo, meus ombros são bem estreitos, e isso deixa aquela aparência reta em relação à cintura. Nem precisa mencionar que isso esteticamente é péssimo né. A boa notícia neste sentido é que tive um ganho de 8,5cm nas medidas de ombros e 6,5cm nas de tórax.

Com relação à parte inferior do corpo ganhei 5,5cm de quadril e 5cm em cada coxa. Os braços ficaram com a parte parte fracassada da evolução: apenas 2cm em cada um. A demais medidas também mostraram ganhos.

Do ponto de vista estético, ainda continuo com a aparência mirrada de um indivíduo de pequeno porte físico. Isso se dá principalmente por eu ter ombros muito estreitos (acho quase impossível isso mudar, porque está ligado à minha estrutura óssea) e braços muito finos (isso sim pode ser mudado).

Considerando o aspecto geral, percebo ao olhar no espelho que os ossos estão bem menos visíveis e a aparência geral já é mais agradável e proporcional.

Mesmo tendo aparência "magrela" (pela falta de massa muscular), tenho a propensão de acumular boa parte da minha gordura corporal numa faixa estreita da região abdominal criando a forma de um pequeno "pneu". Isto já está bem menos visível agora, embora ainda não se veja uma definição muscular nesta região.

Meu plano é uma evolução em "degraus" onde eu ganho alguns quilos, entro com a concorrência por meio de exercícios aeróbios (sem parar com a musculação) e depois me concentro de novo numa fase de ganhos, de modo sucessivo. Embora alguns possam questionar esse método, devo relembrar a importância de garantir a melhora de minha capacidade respiratória e resistência (por causa dos meus problemas de saúde). Isso também me permitirá manter a taxa de gordura corporal dentro de uma faixa desejável e ter melhoras na questão estética abdominal, por exemplo.

Resumindo, entro nesse novo trimestre mais focado em melhorar meu condicionamento físico e em dar uma abaixadinha no percentual de gordura corporal (está atualmente em 15%). Com relação ao ganho de peso, se eu continuar com o peso atual durante esse período e conseguir trocar gordura por massa magra já vai estar bom demais!

Os braços muito finos é uma questão preocupante, mas que vou tentar resolver isso aos poucos. A questão é que com braços finos e fracos eu consigo levantar pouquíssimo peso, e levantando pouco peso eu continuo com braços finos, hehehe (tá, eu sei que a quantidade de peso utilizada em um treino é relativa à capacidade do indivíduo em questão, mas seria um desperdício perder a piada).

Meu nível de motivação está ótimo, sinto essa fase que passou como uma espécie de preparação para "um treino de verdade". Hoje, já sinto cada vez mais os músculos que estão sendo requisitados durante a execução de um exercício.

Minha mensagem motivadora para os ectomorfos que me leem: A coisa não é nada fácil e muito menos rápida, mas é plenamente possível! Não sei quanto tempo falta para chegar aos meus objetivos, mas sei que hoje esse tempo já foi decrescido de cerca de 9 meses!

Até a próxima postagem então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...