É porque lá todo mundo é bitolado, ninguém sabe o que o estrogênio faz. Não é a toa que me baniram, baniram o Haluc, o Emmanuel Martyres e outra galera que pensa fora da caixa. Deixa eles.
Enfim.
Eu não acho obrigatório, aliás, acho até desnecessário em muitos casos. Aromatização não é ruim, é importante olhar pra clínica do indivíduo não pros exames. Se a testosterona está acima dos valores de referência, então por que não seria normal elevar os outros hormônios?
Estrogênio tem fator de proteção cardiovascular, glicêmico, ósseo, hepático e neuronal, só pra citar alguns fatores. Claro que alguns indivíduos tendem a ter mais aromatização, especialmente quem tem mais gordura corporal, já que o tecido gordo tem alta taxa de aromatase, mas enfim, eu recomendaria IA em últimos casos: quando está retendo muuuito (porque alguma retenção é sempre bem vinda) podendo gerar hipertensão, a gineco tá apitando demais e o psicológico ficando zoado pelo excesso de estrogênio. Se for só leve gineco o negócio é mandar tamoxifeno mesmo, que de quebra ainda dá uma aliviada no colesterol e melhora densidade óssea do indivíduo.