Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado (editado)

Como é que velhinho aumenta a força?

Usa halotestin????

Claro que não...velhinho natural não utiliza hormônios.

Basta um bom pre treino e saber fazer progressão de pesos.

Taí um resultado mais claro da minha dieta semi fixada com 1400 calorias e com cerca de 1g de proteína por quilo de peso.

Não faço bulk e esta dieta pode ser considerada de cutt muito leve porque reduz a quantidade de gordura possivelmente a um bf de 14% a 16% no meu caso...mas quero afinar mais a cintura até um sobrepeso de 1 kg ou 0 kg que pode corresponder a um bf de 14 a 10%...como não fiz impedância ou medição de dobras de pele minha margem de erro é  consideravel.

E aviso aos navegantes.... embora eu não use nem cogite de usar anabois li muito a respeito deles apenas para fundamentar minhas opiniões.

20240725_053302.jpg

Editado por Pokoyô

Postado (editado)

Estou começando a achar que boa parte desses garotos que posam de naturais no youtube são fake nattys.

Não acredito que seja natural qualquer um que suba em um palco com 3% de bf e sobrepeso de 15 kgs ou com IMC de 30.

O fisiculturismo natural está crescendo muito e as grandes federações deveriam testar os 5 primeiros colocados de todas as categorias .

Caso nenhum tivesse testo até 900 ng/dl ou se fosse detectado anabolizantes em todos os 5 o certame seria considerado sem resultado e os competidores desclassificados e banidos.

Infelizmente o fisiculturismo convencional de competição saiu dos limites e virou um jogo mortal.

Não se trata mais de usar as megadoses dos básicos testo e nandro e os pesados como stano, boldenona e trembo.

Estão usando gh com insulina....absurdo.

Agora não é mais descobrir em 5 anos que o coração cresceu...entraram na fase se morte súbita. 

Talvez por isso o fisiculturismo natural esteja crescendo....difícil é acreditar que esses naturais de pernas super definidas e volumosas com braços de 48 ou 50 cms sejam naturais.

Editado por Pokoyô
Postado

Amigo
Instagram, youtube , redes sociais são tudo uma ilusão

Chega aqui e pensa cmg
Quem em mera consciência, acredita que jovens de 18, 19 anos NATURAL
Ganha mais de 50kg em 2 anos naturais? Mais não são qualquer 50kg
São de massa muscular.

Dizem que são constância e dieta, claro que é
Mais não é apenas isto.

São muitas advertências sobre este assunto
Tem certas pessoas que burlam o doping de OLIMPIADAS, vc acha que não tem como eles burlar um de camp basicão?
Fácil.

Não estou a desmerecer os atletas naturais.

• 3 meses depois...
Postado (editado)

Desde 2011 venho ajustando minha dieta e treino e hoje estou satisfeito com os dois.

Tem duas coisas que um NATURAL tem de fazer....nunca desistir da PROGRESSÃO  e sempre procurar ficar no PUMP.

Quando você iguala o peso com a altura com bf perto de 11%, digamos 1,80 e 80 kgs você está no PUMP e se você tem 5 kgs ou mais de sobrepeso digamos 1,80 e 85...90 kgs podemos dizer que você é MUSCULOSO, com um bf também de 11%.

Pra ficar musculoso um natural tem de chegar a levantar pesos pesados.

Já para chegar ao pump como eu acho que dá pra chegar bulkando com bf de 14%.

Quase todos os sábados e domingos saio da dieta...como umas coisas que gosto e vou jantar fora com a família ou preparo picanha em casa.

Segunda estou com boa reserva e disponibilidade de glicogênio e proteína e o  treino fica mais eficiente na segunda.

Esse é meu bulk semanal ...sem exageros...ganho 2 kgs e elevo um pouco o bf.

Na segunda mesmo retomo a dieta que faço até sexta e esse é meu cut semanal...mas toda quarta já perdi os 2 kgs que ganhei no fim de semana.

Minha dieta é muito eficiente e atualmente está me colocando em um pump razoável com 2,X de sobrepeso...com bf ainda não de 11 mas de 14%.

Mas breve quero ficar com um sobrepeso de 1,X quilos e bf próximo de 11%.

Quem viver verá.

Fotos não tão recentes mas atualmente estou mais ou menos assim...Breve fotos atuais.

IMG_20230511_080012_978.jpg

IMG_20240302_161800_224.jpg

Editado por Pokoyô
Postado (editado)

Eu nunca fui em um nutricionista ou nutrólogo..mas seria interessante ir.

Faz 11 anos que eu ajusto minha dieta até que finalmente aprendi a emagrecer.

Consigo ficar com 2,X de sobrepeso....próxima meta é 1,X...até chegar a zero de sobrepeso e ver como fico.

Zero de sobrepeso com 11 a 12% de gordura é uma boa medida pra natural...não é muito musculoso mas garante um bom pump. 

Minha dieta é incrível....perco peso de segunda à sexta.

Acho difícil encontrar uma melhor....em algum consultório.

Não tem remédio na minha dieta...na minha opinião eles alteram o funcionamento normal do corpo e da mente....algumas pessoas podem precisar de remédio pra emagrecer....mas eu não preciso.

Tem frutas...castanhas...tâmaras. 

Não uso suplementos....sei lá  se não  misturam alguma coisa neles.

Atividade aeróbica intensa ou prolongada não tem também...cansa....  dá fome...medo de mal súbito...monotonia da esteira ou bicicleta de academia...etc e etc.

Só comida limpa....também não.....sacrifício assim é para atletas...eu me preocupo mais é com longevidade, saúde...motivação pra continuar na dieta e qualidade de vida...na minha dieta tem bolo no café da manhã...qualquer tipo de carne preparada de qualquer forma no almoço ...sempre acompanha um pouco de creme ou torta....muito pouco.

Mas tem muita restrição também...muito macete....nunca belisco nada...como nas horas certas.

Leio muito os ingredientes do que compro...corro dos químicos.

Minha dieta padrão tem 1150 caloria..por enquanto... pra sobrepeso de 2, X kgs.....talvez precise cortar 90 calorias  para 61,X ou zero de sobrepeso.

Se eu pudesse comer 2500 calorias eu comeria ...mas com isso teria que suar muito pra ficar com 2,X de sobrepeso. 

Não tem muita proteina....pode ser bom pra ganhar músculo...mas não é bom pra viver muito.

Não é cetogênica e não tem muita restrição de carb...carbo é   vida...é prazer...mas torta e pudim só como sábado e domingo...pizza e picanha também.

Açúcar tem no cafezinho mas  elevo é mexo dez vezes o café e ele adoça com pouco açúcar....

Pra você ter uma ideia vou contar aqui de graça meu café da manhã...cafezinho...um fatia educada de bolo salgado com pouca manteiga ou uma fatia de bolo de laranja ou qualquer outro e uma manga inteira.

Tá vendo.. parece mais com o café da vovó do que de café de marombeiro.....mas juntando com o resto da dieta o milagre acontece.

Não utilizo anabolizantes...não preciso maximizar o efeito deles com dieta hiperproteica....por isso minha dieta não é hiporproteica.

Não faço bulk pra tentar ficar mais forte....não gosto de ficar períodos gordos...e nem sei se isto funciona pra natural.

Suporto apenas ficar 2 kgs mais gordo todo fim de semana...esse é meu bulk porque de segunda à sexta faço cutt.

Pra mim a bomba natural é descobrir uma forma de fazer uma boa progressão de pesos.

Tenho uma boa ideia de como conseguir mas isso é assunto  pra outra hora.

Editado por Pokoyô
Postado
2 horas atrás, Pokoyô disse:

Eu nunca fui em um nutricionista ou nutrólogo..mas seria interessante ir.

Faz 11 anos que eu ajusto minha dieta até que finalmente aprendi a emagrecer.

Consigo ficar com 2,X de sobrepeso....próxima meta é 1,X...até chegar a zero de sobrepeso e ver como fico.

Zero de sobrepeso com 11 a 12% de gordura é uma boa medida pra natural...não é muito musculoso mas garante um bom pump. 

Minha dieta é incrível....perco peso de segunda à sexta.

Acho difícil encontrar uma melhor....em algum consultório.

Não tem remédio na minha dieta...na minha opinião eles alteram o funcionamento normal do corpo e da mente....algumas pessoas podem precisar de remédio pra emagrecer....mas eu não preciso.

Tem frutas...castanhas...tâmaras. 

Não uso suplementos....sei lá  se não  misturam alguma coisa neles.

Atividade aeróbica intensa ou prolongada não tem também...cansa....  dá fome...medo de mal súbito...monotonia da esteira ou bicicleta de academia...etc e etc.

Só comida limpa....também não.....sacrifício assim é para atletas...eu me preocupo mais é com longevidade, saúde...motivação pra continuar na dieta e qualidade de vida...na minha dieta tem bolo no café da manhã...qualquer tipo de carne preparada de qualquer forma no almoço ...sempre acompanha um pouco de creme ou torta....muito pouco.

Mas tem muita restrição também...muito macete....nunca belisco nada...como nas horas certas.

Leio muito os ingredientes do que compro...corro dos químicos.

Minha dieta padrão tem 1150 caloria..por enquanto... pra sobrepeso de 2, X kgs.....talvez precise cortar 90 calorias  para 61,X ou zero de sobrepeso.

Se eu pudesse comer 2500 calorias eu comeria ...mas com isso teria que suar muito pra ficar com 2,X de sobrepeso. 

Não tem muita proteina....pode ser bom pra ganhar músculo...mas não é bom pra viver muito.

Não é cetogênica e não tem muita restrição de carb...carbo é   vida...é prazer...mas torta e pudim só como sábado e domingo...pizza e picanha também.

Açúcar tem no cafezinho mas  elevo é mexo dez vezes o café e ele adoça com pouco açúcar....

Pra você ter uma ideia vou contar aqui de graça meu café da manhã...cafezinho...um fatia educada de bolo salgado com pouca manteiga ou uma fatia de bolo de laranja ou qualquer outro e uma manga inteira.

Tá vendo.. parece mais com o café da vovó do que de café de marombeiro.....mas juntando com o resto da dieta o milagre acontece.

Não utilizo anabolizantes...não preciso maximizar o efeito deles com dieta hiperproteica....por isso minha dieta não é hiporproteica.

Não faço bulk pra tentar ficar mais forte....não gosto de ficar períodos gordos...e nem sei se isto funciona pra natural.

Suporto apenas ficar 2 kgs mais gordo todo fim de semana...esse é meu bulk porque de segunda à sexta faço cutt.

Pra mim a bomba natural é descobrir uma forma de fazer uma boa progressão de pesos.

Tenho uma boa ideia de como conseguir mas isso é assunto  pra outra hora.

Fala, Pokoyô! Cara, li tua postagem e dá pra ver que você já percorreu uma jornada longa, com bastante autoconhecimento e experiência na prática. A disciplina e a consistência que você demonstrou ao ajustar a dieta ao longo de 11 anos mostram que você entende bem o seu corpo. No entanto, existem alguns pontos que eu acho que podem ser refinados, especialmente se você está querendo evoluir mais no físico e na saúde a longo prazo.

Primeiro, sobre a consulta com um nutricionista ou nutrólogo: mesmo com todo o conhecimento empírico que você tem, um profissional pode ajudar a avaliar a fundo aspectos que nem sempre percebemos, como carências nutricionais específicas ou até ajustes hormonais. Exames de sangue e avaliação da composição corporal podem oferecer insights valiosos para melhorar sua performance e saúde sem comprometer sua abordagem natural. Além disso, eles podem ajudar a planejar melhor a fase de "cut" e garantir que a perda de gordura ocorra sem sacrificar massa muscular.

Em relação às calorias, 1150 por dia é bastante restritivo, especialmente para quem treina. Dietas muito baixas em calorias podem levar à perda de massa muscular, desacelerar o metabolismo e até impactar negativamente os hormônios. Talvez seja interessante avaliar seu gasto calórico total e ajustar essa ingestão para um valor mais sustentável, que ainda permita perder gordura sem prejudicar sua energia e força. Um ajuste mais gradual, sem cortes bruscos, pode ser mais eficiente e evitar aquele efeito "sanfona" nos fins de semana.

Sobre a questão da proteína, entendo sua preocupação com a longevidade, mas manter uma ingestão adequada é crucial para preservar a massa muscular, especialmente em déficit calórico. Não precisa ser hiperproteica, mas algo em torno de 1,6 a 2,2 gramas por kg de peso corporal pode ajudar a manter a massa magra enquanto você perde gordura. Proteínas de boa qualidade, como ovos, frango, peixe e leguminosas, são importantes. Manter a musculatura preservada não é só estética, é saúde.

Quanto aos aeróbicos, entendo sua resistência. A monotonia pode realmente ser um problema, mas talvez você pudesse testar atividades mais dinâmicas, como caminhadas ao ar livre, ciclismo em trilhas ou até treinos intervalados leves. Aeróbico de baixa intensidade pode ser suficiente para ajudar na queima de gordura sem gerar tanta fome ou desgaste. E sobre o medo de mal súbito: mantendo os exames em dia e respeitando os sinais do corpo, esse risco é muito baixo.

Gostei da abordagem flexível que você tem com os carboidratos. Carbo é vida mesmo, especialmente pra quem treina. Essa estratégia de comer bolo e manga no café da manhã ajuda a manter a dieta sustentável e prazerosa, o que é fundamental pra adesão a longo prazo. Só ficaria atento à quantidade total ao longo do dia pra não comprometer o déficit calórico. E falando em qualidade de vida, a ideia de evitar suplementação é compreensível, mas pode valer a pena considerar suplementos básicos como creatina ou ômega-3, que têm muitos benefícios comprovados e são seguros.

Por fim, a progressão de pesos que você mencionou é realmente a "bomba natural". Manter uma sobrecarga progressiva, seja aumentando peso, repetições ou intensidade, é o caminho certo para continuar evoluindo sem anabolizantes. Você já tem a base sólida, então o foco agora é afinar esses detalhes e garantir que o processo seja sustentável. E lembre-se: mais importante que o destino é o caminho que você trilha pra chegar lá. Continua nessa pegada, mas não hesita em buscar apoio profissional pra otimizar ainda mais o que você já construiu.

Postado (editado)

Olá Chamini agradeço sua participação em meu tópico e é uma oportunidade rara trocar informações com um profissional gabaritado como você.

Li quase todas suas matérias aqui e não deixe de postar novas.

É muito difícil pra mim adotar novas ideias em nutrição por que tenho 11 anos de experiência prática com dietas e atualmente resultado melhor em termos de emagrecimento com bom pump.

Minha musculação natural não é de competição e nem mesmo visando um físico musculoso que nem sei se é possível sem anabolizantes...quero apenas ficar no pump com bf razoável. 

Começando com as calorias..além de saúde...amor e dinheiro as pessoas sonham com um bf de 11%.... ficar musculoso ou pelo menos com um bom pump...estou indo pra lá tardiamente mas a passos largos.

Atualmente treino fullbody apenas duas vezes por semana..um dia em casa e outro dia na academia....não tenho nenhuma outra atividade física e acredite...com 1600 calorias meu bf vai pra 23%.

Mesmo que eu comesse muito limpo...... e minha dieta não é muito suja......acho que não conseguiria os 11%...simplesmente porque meu organismo sinaliza 1150 calorias para um bf de 14% sem atividade física complementar.

Se eu fizesse duas horas de aeróbicos por dia e se usasse anabolizantes com uma dieta muito limpa certamente poderia consumir 1600 calorias ou mais e ficar com um bf baixo e colocar muita proteina aí.. apesar de achar que alta ingestão proteica não é bom para idosos...mas o mínimo de 0,8 a 1g por quilo de peso precisa ser observado em naturais.

Mas eu não quero fazer aeróbicos por uma a duas horas por dia...acho cansativo e desmotivacional...adoraria fazer 20 ou 30 minutos por dia apenas para condicionar o coração....mas nos exames meu condicionamento deu muito bom pra minha idade mas penso em melhorar...acho esteira e bicicleta coisas desmotivacionais mas pode ser o único jeito e a logística e o risco de ir para algum lugar correr e caminhar todos os dias é complicado...podem quebrar o vidro do meu carro ou roubarem meu carro ou ser assaltado...

Já corro risco deslocando pesos pesados e atividade física  aeróbica  intensa para idosos pode provocar problemas cardíacos... aneurisma e até morte súbita...por isso recomendo isso com acompanhamento profissional.

Sobre as proteinas meu consumo não é muito baixo pois como você diz isto impediria até mesmo um bom pump..causaria problemas na imunidade e produção  de testo...pra ser musculoso precisa consumir muita proteína e anabolizantes  mas pra ser um velhinho natural no pump não precisa.

Carbs não como muito nem pouco...tem bolo..salada de legumes...frutas na minha dieta e nada mais...cortei arroz e de supérfluo apenas um pouco de torta ou creme salgado para motivar o almoço mas muito pouco.

Gorduras....não tenho neura em controlar mas não tem muito na minha dieta.

A maioria das pessoas consome mais de 2000 calorias por dia...mas elas gastam mais energia ....na verdade 1150 não é muito pouco pra mim...sou muito pequeno e como disse com baixo nível de atividade física e deixa meu bf em 14% com boas reservas de gordura e glicogênio....e as proteínas são suficientes para o pump que mostro nas fotos.

Vou fazer 62 anos em dezembro e vou retornar a uma técnica interessante e inovadora de progressão de pesos para naturais.

Dinheiro e saúde eu quero é mais e mais...mas emagrecer é ficar no pump eu já descobri como.

Editado por Pokoyô
Postado (editado)

Outra coisa importante.....os nutricionistas, nutrólogos..médicos ortomoleculares e de outras especialidades conseguem dizer o que excede e falta em seu organismo, a inter-relação entre substâncias e como tratar isso com exames apropriados..informação que não se consegue no empirismo...agradeço sua sugestão. 

Eu vejo o efeito sanfona semanal como uma abordagem revolucionária...você ganha dois quilos em dois dias e perde em três desfrutando da vida e retornando rapidamente ao seu bf ideal...e pode aproveitar a disponibilidade maior das reservas pelo consumo maior de nutrientes no fim de semana....bem melhor que ficar longos períodos em bulk desmotivado ....com bf de 20%.

Editado por Pokoyô
Postado (editado)

A DIETA QUE DÁ CERTO eu já descobri...estou com 2,4 kgs de sobrepeso...perdendo 300 a 400g por dia e com o intervalo de sábado e domingo sem dieta acho que na próxima semana chegaria ao patamar 1,X e em direção a ZERO de sobrepeso que agora é minha grande meta.

Mas vou passar 5 dias da semana que vem em São Paulo...e pode ser que saia da dieta....vou tentar fazê-la lá....mas é difícil...quero recomeçar de onde vou parar.

Mas agora tenho um projeto pra dar certo também...a BOMBA NATURAL que nada mais é do que uma técnica diferenciada e inovadora de PROGRESSÃO DE CARGAS pra não dar errado....que nem a dieta.

Eu digitei progressão de cargas no YouTube e lá aparece tudo que é ideia...fazer piramidal...aumentar reps...pesos...fadiga...periodização.. tem ideia pra qualquer gosto mas minha técnica é diferente.

A progressão de cargas é uma variável muito importante para ganho de massa muscular em um NATURAL..junto com a ideia da CALIBRAGEM que é utilizar...carga...quantidade....intensidade e descanso para os quais seu corpo tenha a CAPACIDADE DE REAGIR....pois o físico natural atende ao princípio do TUDO OU NADA...se errar na calibragem pra mais ou pra menos o físico não reage...e ainda tem o fator alimentação e suplementação adequadas.

Não é uma ideia nova...já apliquei antes mas nunca fiz metodicamente como vou fazer agora.

A técnica consiste em aumentar MEIO OU UM QUILO de cada lado no supino no PRIMEIRO DIA de cada mês e apenas na SÉRIE DE MAIOR PESO.......não interessa se você faz supino com 30 ou com 130 kgs atualmente.

Muita paciência mas em quatro anos vai de 30 a 130 kgs no supino e dá pra ganhar mais de 20 kgs de peso corporal dependendo da altura.....em quem começou a treinar agora.

Na minha academia não deve ter anilhas de meio kg...vou checar hoje...mas aí faço uma coisa que já fiz antes sem problema....coloco 1 kg em apenas um dos lados...na próxima sessão mudo de lado e assim sucessivamente e depois de quatro semanas os pesos igualam...isso não dá problema no peito.

Vai dar certo...meta é com 1,64 fazer voltar a fazer supino com mais de 100 kgs.

Editado por Pokoyô

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...