Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Para quem entende


jpm

Post Destacado

Companheiros,

Permitam-me que discorde do que foi dito relativamente ao Nº de séries por exercício. No entanto, agradeço que me corrijam se eu estiver errado...

Bem, eu pessoalmente não me preocupo com o Nº de séries que se façam. O importante é congestionar bem o Músculo e procurar ir um pouco mais além do congestionamento, aguentando a dôr. Para tal e dependendo de pessoa para pessoa, podem ser necessárias 2 séries para cada exercício, bem como 5 ou 6 séries... Tudo depende. Há atletas que conseguem o congestionamento necessário para provocar a Hipertrofia com apenas 2 séries e outros que necessitam de muitas mais... Todos somos diferentes e como tal cada qual necessita de um ritmo, técnicas e cargas diferentes...

Quanto aos dias de treino, não me parece errado treinar-se 7 dias na semana, bem como não me parece errado também que se treine apenas 2 vezes na semana. Tudo depende do estado de espírito e principalmente da capacidade de cada um em efectuar uma boa recuperação. Sem dúvida que a recuperação múscular é um dos factores mais importantes quando estamos a falar em treino que visa Hipertrofia...

Eu pessoalmente acho que todas as técnicas são boas, uma vez que visam melhorar as performances de um atleta e como é óbvio, devemos antes de mais de ler e actualizar-mo-nos quanto às técnicas mais recentes. Devemos portanto confiar nos estudos feitos e nas provas dadas por sses mesmos estudos. Como tal, concordo com tudo o que o companheiro Cláudio diz, relativamente ao HIT, bem como também aceito o que dizem, todos aqueles que o contradizem. Portanto, resumindo e concluíndo, cada qual deve adaptar o seu corpo ás várias técnicas que existem e verificarem os resultados, mas claro que antes de mais, devemos ter em conta as bases do Culturismo, tais como, "é preferível fazer o exercício com menos peso, mas bem feito", etc...

Há semanas em que treino o mesmo músculo duas vezes por semana e há semanas em que treino apenas uma vez e descanso esse músculo os restantes 7 dias... Tudo depende de atleta para atleta... Bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Valew ai Kami pela sua explicacação. Tenho 17 anos, 1.82m, 88kg,vou me adaptar a un treino de 3x semana, com aerobico 2x em dias diferentes, pra musculos grandes vou fazer 3 series com piramide(10-8-6) aumentando a carga e 4exer. Pra pequenos 3x10 com 3 exerc. So que pra grandes não sei se eu faço 4 series de (1x10, 1x8, 2x6) pq sei lá 3 series naum é pouco d+ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros,

Permitam-me que discorde do que foi dito relativamente ao Nº de séries por exercício. No entanto, agradeço que me corrijam se eu estiver errado...

Bem, eu pessoalmente não me preocupo com o Nº de séries que se façam. O importante é congestionar bem o Músculo e procurar ir um pouco mais além do congestionamento, aguentando a dôr. Para tal e dependendo de pessoa para pessoa, podem ser necessárias 2 séries para cada exercício, bem como 5 ou 6 séries... Tudo depende. Há atletas que conseguem o congestionamento necessário para provocar a Hipertrofia com apenas 2 séries e outros que necessitam de muitas mais... Todos somos diferentes e como tal cada qual necessita de um ritmo, técnicas e cargas diferentes...

Quanto aos dias de treino, não me parece errado treinar-se 7 dias na semana, bem como não me parece errado também que se treine apenas 2 vezes na semana. Tudo depende do estado de espírito e principalmente da capacidade de cada um em efectuar uma boa recuperação. Sem dúvida que a recuperação múscular é um dos factores mais importantes quando estamos a falar em treino que visa Hipertrofia...

Eu pessoalmente acho que todas as técnicas são boas, uma vez que visam melhorar as performances de um atleta e como é óbvio, devemos antes de mais de ler e actualizar-mo-nos quanto às técnicas mais recentes. Devemos portanto confiar nos estudos feitos e nas provas dadas por sses mesmos estudos. Como tal, concordo com tudo o que o companheiro Cláudio diz, relativamente ao HIT, bem como também aceito o que dizem, todos aqueles que o contradizem. Portanto, resumindo e concluíndo, cada qual deve adaptar o seu corpo ás várias técnicas que existem e verificarem os resultados, mas claro que antes de mais, devemos ter em conta as bases do Culturismo, tais como, "é preferível fazer o exercício com menos peso, mas bem feito", etc...

Há semanas em que treino o mesmo músculo duas vezes por semana e há semanas em que treino apenas uma vez e descanso esse músculo os restantes 7 dias... Tudo depende de atleta para atleta... Bons treinos.

Desculpe Kami, mas vou ter que discordar de vc.

Muitas séries podem prejudicar o crescimento sim, e vamos ignorar o fato de que um volume grande de séries e exercícios já cause um grande stress e liberação de cortisol, mesmo ignorando este fato, temos que reconhecer que o tempo que vc vai ter que estar treinando p/realizar uma qtdade alta de séries e exercício vai ser longo, e creio que muitos senão todos sabem que qdo se está treinando por muito tempo, vai haver liberação de cortisol, um hormonio que estímula a quebra de lipídio e ptn, e nesse caso, haveria uma ação catabólica, onde a parte da ptn seria prejudicial à quem deseja obter hipertrofia.

E qto a treinar 7 dias, aí tb há uma falha.

Primeiro vou fazer uma comparação que vc pode achar até incoerente, mas lá vai.

Vc conhece alguém que não durma ou que durma menos de 3h p/dia?

Se conhece, vc sabe me dizer se essa pessoa tem um sistema imunológico, endocrino, nervoso etc funcionando perfeitamente?

A resposta quase certa será "não".

Bom, no caso do treino seria algo parecido, não se pode treinar todos os dias, primeiro p/que haja recuperação das fibras musculares, estoques de glicogenio etc. Mas o segundo motivo e o mais importante, seria a recuperação do nosso sistema, afinal, não somos só um conjunto de fibras musculares, nosso organismo é muito mais complexo que isso.

Neste caso, o treino proposto de 7 dias iria afetar obviamente o sistema imunológico, tornando o indivíduo mais suscetível a doenças, além de afetar o sistema nervoso, e uma área bem complexa que é a endocrina, a dos hormonios.

Já foi inclusive dito algumas vezes no forum sobre a relação testosterona/cortisol que se for menor que um poderia ser prejudicial ao nosso estado anabólico, além disso existe tb outras substancias importante cuja liberação seria altamente modificada, prejudicando o nosso funcionamento, tais como a melatonina, adrenalina, hgh, além de outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro thiago_sa,

Concordo em absoluto com o que disseste. Tudo o que referiste está correcto, mas posso te dizer que eu treino sériamente há cerca de 4 anos, uma vez que antes já treinava com todos os métodos que referiste e nunca consegui atingir o nível que possuo actualmente. Na verdade, se verificarmos o Culturismo a nível profissional, prácticamente todos os profissionais treinam o mesmo grupo muscular 2 vezes por semana e muitos treinam 6 dias e no 7º dia fazem aeróbios. Bem, eles são mesmo grandes e têm uma massa muscular invejável... Eu, no caso do Triceps por exemplo, faço um total de 14 a 15 séries em 3 exercícios diferentes, o que faz uma média de 5 séris por exercício. Só por volta da 10ª série é que eu sinto o músculo bem congestionado e as úlimas 5 séries forço ao máximo e procuro cada vez mais o domínio da dôr, até que 0,5 kg de peso pareçam ser 10 kg... Comecei a treinar assim há cerca de 4 anos e estou contentíssimo com os resultados. Eu confio na ciência e em todos os estudos efectuados e antes tentava segui-los, mas nunca consegui bons resultados com os métodos ditos "lógicos". Por isso é que eu digo que tudo depende de pessoa para pessoa. O sistema imunitário, a secressão de hormonas, etc... variam de pessoa para pessoa. Eu aceito plenamente que discordem comigo, mas o facto é que eu consegui em 4 anos o que não conseguiria se continuasse atreinar como tu disseste. Nunca tomei esteróides e tenho 46 de braço. Vocês podem dizer que este "cara está gozando com a nossa cara", mas é a pura da verdade e por acaso não tenho nenhuma foto minha para postar, mas assim que comprar uma web cam ou uma máquina fotográfica digital, eu coloco aqui para vocês verem. Ah, eu não uso muita carga. Posso dizer-vos que no caso do supino plano, eu começo com 20kg(aquecimento) e vou acrescentando peso de 10kg em 10kg até atingir os 80kg e vou diminuindoo nº de reps. até fazer 6 reps. com 80kg. No total vão7 séries para este exercício, contando com as séries de aquecimento. A seguir faço 5 séries no inclinado. Por fim faço ou aberturas inclinado ou no puxador mais 5 séries. Vocês podem dizer este cara é doido... Faz 17 séries para peito. Ma posso dizer-vos que sinto-me muito bem e estou crescendo "a doidado". Não aconselho ninguém a fazer como eu faço nem quero dizer que o meu método é o melhor. Simplesmente funciona comigo. Será que eu tenho uma boa genética !!! Talvez... Bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro thiago_sa,

Concordo em absoluto com o que disseste. Tudo o que referiste está correcto, mas posso te dizer que eu treino sériamente há cerca de 4 anos, uma vez que antes já treinava com todos os métodos que referiste e nunca consegui atingir o nível que possuo actualmente. Na verdade, se verificarmos o Culturismo a nível profissional, prácticamente todos os profissionais treinam o mesmo grupo muscular 2 vezes por semana e muitos treinam 6 dias e no 7º dia fazem aeróbios. Bem, eles são mesmo grandes e têm uma massa muscular invejável... Eu, no caso do Triceps por exemplo, faço um total de 14 a 15 séries em 3 exercícios diferentes, o que faz uma média de 5 séris por exercício. Só por volta da 10ª série é que eu sinto o músculo bem congestionado e as úlimas 5 séries forço ao máximo e procuro cada vez mais o domínio da dôr, até que 0,5 kg de peso pareçam ser 10 kg... Comecei a treinar assim há cerca de 4 anos e estou contentíssimo com os resultados. Eu confio na ciência e em todos os estudos efectuados e antes tentava segui-los, mas nunca consegui bons resultados com os métodos ditos "lógicos". Por isso é que eu digo que tudo depende de pessoa para pessoa. O sistema imunitário, a secressão de hormonas, etc... variam de pessoa para pessoa. Eu aceito plenamente que discordem comigo, mas o facto é que eu consegui em 4 anos o que não conseguiria se continuasse atreinar como tu disseste. Nunca tomei esteróides e tenho 46 de braço. Vocês podem dizer que este "cara está gozando com a nossa cara", mas é a pura da verdade e por acaso não tenho nenhuma foto minha para postar, mas assim que comprar uma web cam ou uma máquina fotográfica digital, eu coloco aqui para vocês verem. Ah, eu não uso muita carga. Posso dizer-vos que no caso do supino plano, eu começo com 20kg(aquecimento) e vou acrescentando peso de 10kg em 10kg até atingir os 80kg e vou diminuindoo nº de reps. até fazer 6 reps. com 80kg. No total vão7 séries para este exercício, contando com as séries de aquecimento. A seguir faço 5 séries no inclinado. Por fim faço ou aberturas inclinado ou no puxador mais 5 séries. Vocês podem dizer este cara é doido... Faz 17 séries para peito. Ma posso dizer-vos que sinto-me muito bem e estou crescendo "a doidado". Não aconselho ninguém a fazer como eu faço nem quero dizer que o meu método é o melhor. Simplesmente funciona comigo. Será que eu tenho uma boa genética !!! Talvez... Bons treinos.

Foi exatamente por isso que disse que eu usei o termo "quase que certa", pois eu não acredito em verdades absolutas kami.

O que não seria certo é que o pessoal começasse a treinar assim, porque sabemos que a maioria esmagadora não se daria bem com esse tipo de treino. Aliás, são bem poucos os que funcionam treinando com alto volume e baixa intensidade, mas sempre há exceções não é?

Agora, há outro ponto, vc havia testado 4 anos treinando de forma diferente pra saber que não teria resultados? Pois não teria como dizer isso sem que vc testasse não é, e se vc tem essa medida e eu acredito que vc possa ter, isso quer dizer que vc é um tipo genético raro, semelhante ao dos fisiculturistas, que tb é a minoria no mundo.

Mas com relação a esses que vc citou que treinam tanto como vc falou, a maioria destes só faz isso da vida, além de ter uma alimentação hiperultraequilibrada, imagine uma pessoa que fique 3h p/dia na academia e o resto é só pra descansar e se divertir, é fácil crescer assim né?

Aliás, gostaria de saber sua rotina diária e saber se vc tem pretensões de entrar para o culturismo já q possui essa incrível genética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj treinei peito, fiz

Supino inclinado - 3x10, 1x6

Supino reto - 3x10, 1x6

Cruxifixo inclinado - 3x8

Cruxifico declinado - 3x8

Peitoral - 3x7

Treinei at mto pq a ultima vez que treinei peito foi sexta retrasada, e esgotei o musculo, alem do+ vou volta a treinar peito so segunda que vem. E qdo cheguei fiz minha quinta refeicao, 3 copos de leite com 7 colheres de soja e 4 de aveia, bati e virou uma lavagem so que tomei tudo. O que vc achou thiago_sa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É visivelmente errado o que o Kemi faz(desculpe Kami), mas o fato é que não é porque algo funciona que esse algo é certo, já que 17 séries é um absurdo e por que não 2 séries? ou mesmo 1 como eu uso? Podendo ter os mesmos ganhos ou melhores ganhos, não deixando minhas reservas de recuperação expostas aos riscos inevitáveis, e os demais sistemas, etc. e desculpe outra vez, mas isso não depende de pessoa para pessoa pois os níveis de stress são os mesmos, notem que existem 3 estágios de stress para TODOS os seres humanos(explicado no meu livro detalhadamente[teoria do stress descoberta em 1956]), e o ponto que também deve ser visto é que não há absolutamente necessidade de se fazer um teste de 4 anos para se saber o que está e o que não está funcionando, pois apenas em semanas pode-se verificar isso no corpo.

O H.I.T. é o único treino lógico se ocorrem exeções isso é a vida... mas sendo assim é irrelevante, mas uma vez se fizer um treino de volume já que a maioria não iria hipertrofiar e já que qualquer treino de volume é horrível na intensidade, já que o volume é inverssamente proporcional a intensidade. Arthur Jones já comprovou isso diverssas vezes e isso é irrefutável, é só ver o que os culturistas fazem(o que é extremamente sem lógica[treinos para esculpir músculos, alongar músculos, modificar a arquitetura múscular, e uma série de outras barbaridades infundadas, etc.)

O outro ponto primordial é que existem execeções como dito acima, eu mesmo treino com o H.I.T. porém meu tempo de tensão para cada parte muscular é baixíssimo(o que muitos overtreinariam se treinassem como eu treino)porém não significa que a lógica é errada, já que meus treinos são perfeitamente certos com base epstemológica, racional, objetivista e são feitos baseados em estudos de milhões de dólares feitos por Arthur, sendo assim eu mesmo me considero 'raro' porém outra vez, TODOS poderão seguir minha lógica(H.I.T. logic)pois os fundamentos serão os mesmos, o tempo de tensão é que será outro como outros fatores que poderão ser e deverão ser calibrados de pessoa para pessoa, etc. Espero ter ajudado a tirar essa dúvida de muitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...