Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maltodextrina é carboidrato complexo sim!!!! Não teimem!


Bomber User

Post Destacado

Tava dando uma pesquisada na Net sobre maltodextrina, e achei uma #$%^&da de artigos academicos sobre ou envolvendo ela. Obviamente, não entendi bulhufas dos artigos, mas o que deu pra extrair foi: algum tipo de maltodextrina é um oligossacarídeo (acho que é isso, se ainda me lembro das aulas biologia!) derivado (ou de onde se deriva?) glucose, e que existe maltodextrina de mais de um tamanho.

O que me leva a concluir: deve existir um monte de métodos de se obter essa coisa, e em cada método da pra se tirar um tipo diferente de maltodextrina. Não sei se isso afeta o IG dela ou não, mas é melhor levar mais a sério o que o fabricante diz.

Será que não tem nenhum nutricionista / bioquimico de plantão pra dar uma luz??

Falou!!!

RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Ah, e outra coisa!

Tem alguma lei contra um carbo mais complexo não poder ser de rápida absorção?? Vai ver, nosso corpo consegue quebrar de maneira mais eficiente que os demais carbos complexos!

Tipo, é só um chute! Não entendo nada de bioquimica!

RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricante é "burro", digo, esperto. Por ex, na nova albumina da neo-nutri colocaram frutose e maltodextrina. Agora me respondam por que isso? Se eu compro um suplemento hiperprotéico por que vou querer que contenha carboidratos? Um novato não faria essa pergunta e certamente ia adorar, pois, "colocaram mais coisas"... então, deve "ter melhorado". Ou seja, vende mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maltodextrina e um carboidrato simples, com alto indice glicemico (105), e de rapida absorcao.

E derivada do amido de milho (Maizena). O amido sofre um processo de cozimento, e entao acidos e/ou enzimas sao usadas para quebrar as ligacoes entre as moleculas de glicose (um processo parecido com o que o nosso proprio organismo usa para quebrar os carboidratos em unidades menores).

Maltodextrina e tambem muito usada como aditivo em adocantes que conten aspartame, sacarina, etc..

Fabricantes de produtos muitas vezes nao sabem do que estao falando e fazem pesquisas cientificas ou ate mesmo de literatura para saberem o que seus produtos fazem.

O CarbUp por exemplo tem um alto indice glicemico, no entanto a frutose foi adicionada como uma fonte de carbo de lenta absorcao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em 2002-07-11 23:10, Tafari escreveu:

Absorção é inversamente proporcional à complexidade da molécula ou do índice glicémico?

Por exemplo, minha irmã já treina a uns 3 meses, melhor, ela acha que treina. Não suplementa nada, não tem dieta e quer emagrecer. E o pior que ela paga para um personal enganar ela. Mas o dinheiro é dela e o problema também.

Mas onde eu quero chegar é que ela tem hipoglicemia.

Que tipo de alimento/suplementação ela deveria comer?

Abraços

A absorcao e inversamente proporcional a complexidade da molecula sim. Quanto mais complexa, mais lenta, ou dificil, sera a sua absorcao. Isto esta relacionado diretamente ao indice glicemico. Carboidratos com alto indice glicemico tem uma maior concentracao de oligossacarideos (cadeias pequenas de acucares), dissacarideos e monossacarideos (ex. glicose).

Se a sua irma sofre de hipoglicemia, eu recomendaria alimentos com altas concentracoes de fibras (aveia, paes integrais, alimentos nao processados como arroz integral, feijao, etc.) pois elas ajudam a controlar a absorcao de acucar (diminuem o indice glicemico do alimento). Estes alimentos irao manter os niveis de acucar constantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Absorção é inversamente proporcional à complexidade da molécula ou do índice glicémico?

Por exemplo, minha irmã já treina a uns 3 meses, melhor, ela acha que treina. Não suplementa nada, não tem dieta e quer emagrecer. E o pior que ela paga para um personal enganar ela. Mas o dinheiro é dela e o problema também.

Mas onde eu quero chegar é que ela tem hipoglicemia.

Que tipo de alimento/suplementação ela deveria comer?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...