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pullover para costas: pegada aberta ou fechada?


Rafinha_ESPM
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A pegada deve ser + ou - no prolongamento do ombro. Pegadas mais abertas aumentam os riscos de lesionar o manguito rotador. Quanto + fechada for a pegada, menos eficiente se torna o trabalho do grande dorsal.

Porque a pegada fechada e menos eficiente no trabalho do grande dorsal? Voce ja experimentou fazer pullover na maquina de pullover? A pegada e mais fechada que a largura dos ombros, o detalhe e a distancia dos cotovelos. Estes sim e que devem ficar na largura ou um pouco mais fechados que os ombros.

Quando o latissimus dorsi (grande dorsal) contrai, ele "puxa" o umero (braco) de uma posicao elevada para uma posicao baixa usando o eixo do ombro. Este movimento rotacional pode ocorrer com o braco em frente ou no lado do tronco.

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Porque a pegada fechada e menos eficiente no trabalho do grande dorsal? Voce ja experimentou fazer pullover na maquina de pullover? A pegada e mais fechada que a largura dos ombros, o detalhe e a distancia dos cotovelos. Estes sim e que devem ficar na largura ou um pouco mais fechados que os ombros.

Quando o latissimus dorsi (grande dorsal) contrai, ele "puxa" o umero (braco) de uma posicao elevada para uma posicao baixa usando o eixo do ombro. Este movimento rotacional pode ocorrer com o braco em frente ou no lado do tronco.

Ao que me consta, a dúvida do colega não diz respeito ao pull-over feito no aparelho onde a pegada já é limitada pelo próprio trilho do mesmo , e sim na barra livre, onde tal dúvida teria razão de existir.

Tente fazer vc mesmo esse exercício como ilustrado abaixo( na barra livre e no cabo) utilizando-se de uma pegada fechada. Em primeiro lugar, vc perderá a estabilidade do movimento em razão dos apoios estarem muito próximos do centro de gravidade da barra. Em segundo lugar, quanto mais fechada for a pegada, mais efetivo se torna o trabalho do peitoral maior e menos efetiva a ação do grande dorsal. Compare os exercícios feitos na barra e no cabo com o exercício feito com haltere(pegada bem fechada, que é um exercício mais efetivo para peito e não para costas):

www.exrx.net/WeightExercises/Latissimus ... lover.html

www.exrx.net/WeightExercises/Latissimus ... lover.html

www.exrx.net/WeightExercises/PectoralSt ... lover.html

Vc deve estar se referindo ao pull-over feito nesse aparelho:

www.exrx.net/WeightExercises/Latissimus ... lover.html

Aqui é preciso fazer uma consideração: ao se ficar na posição sentada e não deitada, devido à biomecânica alterada, o grande dorsal passa a ser mais efetivo que o peitoral maior independentemente da posição da pegada. Mesmo assim, vc pode reparar na ilustração que a pegada não é tão fechada assim.

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