Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

BANHO FRIO POS TREINO = CAIMBRA ???

Renegade-RJ

Post Destacado

Postado

Galera, o instrutor da academia disse que nao era legal chapar um banho frio quando o corpo ainda esta aquecido do treino pra nao haver um retraimento rapido dos musculos trabalhados (que possivelmente ainda estarão inchados) e posteriores problemas de caimbra, falou pra tomar uma banho com agua morna (nao quente hehe, morna normal), e evitar banho frio ...

Ate onde isso é verdade ???

• Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta
Postado

isso é exagero, se vc morar em alguma regiao onde a temperatura esteja muito fria e chegar em casa depois de malhar ou fazer aerobicos e estiver bem agasalhado e tomar um banho bem frio vc deve sentir certamente desconforto e dor se a agua estiver muito fria agora por exemplo se vc morar em algum lugar bem quente e chegar em casa c/o corpo fervendo depois de malhar ou correr o maximo que deve sentir é um alivio do extremo calor.

• 2 semanas depois...
Postado

Cara, ja me falaram a mesma coisa na academia, q não poderia tomar banho frio com o corpo ainda aquecido por causa da musculatura. Só q toda vez eu tomo banho frio, se eu tomar banho morno eu derreto. hehehe :lol::lol::lol: brincadeira. Eu acho q não tem problema não cara.

Postado

Em minha opinião, deve tomar banho á temperatura ambiente , de perferencia morno/quente, com pouco sabão, pois os musculos estão dilatados, cheios de acido latico, e o banho serve para relaxar o musculo, se tomar logo frio, menor que a temperatura ambiente, os seus musculso ficam rigos e doridos, isto depois de um bom treino. Banho frio só conheço depois de uma boa Sauna e sem sabão, pois os poros estão abertos e lá vai gordura.

Noutras alturas fora de treino um bom banho frio sabe bem, então aqui em Portugal o oceano atlantico é muito frio.

Postado

morais há times de futebol americano que usam banho de imersao em agua a o graus c/ gelo para criar uma vasodilatacao reativa que causaria um maior transporte do acido latico pelo saugue diminuindo a fadiga muscular. um banho frio apos a sauna realmente concordo que é muito agradável porem nao se perde gordura pelos poros, no maximo se desidrata e pela perda de agua tem-se uma impressao de mudança da textura da pele e dai a impressao de emagrecimento. há apenas uma forma de emagrecer balanço energético negativo, ou pelo uso de farmacos e ainda pela modificacao dos habitos alimentares e aproveitar do ciclo cirkadiano e causar a maior mobilizacao de gordura e gliconeogenese com isso.

Postado
morais há times de futebol americano que usam banho de imersao em agua a o graus c/ gelo para criar uma vasodilatacao reativa que causaria um maior transporte do acido latico pelo saugue diminuindo a fadiga muscular. um banho frio apos a sauna realmente concordo que é muito agradável porem nao se perde gordura pelos poros, no maximo se desidrata e pela perda de agua tem-se uma impressao de mudança da textura da pele e dai a impressao de emagrecimento. há apenas uma forma de emagrecer balanço energético negativo, ou pelo uso de farmacos e ainda pela modificacao dos habitos alimentares e aproveitar do ciclo cirkadiano e causar a maior mobilizacao de gordura e gliconeogenese com isso.
:oops: Vitz, houve um mal entendido em relação ao banho da Sauna, eu disse que rea para tomar um banho frio depois da sauna, sem sabao, pois os poros estavam abertos e com a pele limpa, se depois de vai meter sabao ou algo parecido, os poros ainda estão abertos, VAI entrar gorduras para a pele e estraga o trabalho feito. A Sauna não faz perder peso real,mas ajuda depois no seu treino normal, na transpiração e eliminação do acido lactico, logo melhor rendimento desportivo.

Em relação ao futebol americano, o banho como diz, é muito complicado, como o desporto em si é, , sabe Vitz, no futebol americano, é primitido TUDO, até anabolicos, etc..., não me admira o banho, pois como é carne para canhão, o fio e gelo, tem propriedades anti-inflamatorias, inibe a dor, e toca a render.

Pelo que apreendi , sempre a seguir a um grande esforço fisico, não se deve tomar banho com agua fria , pois interfere no rendimento desportivo.

Abraços Morais

Postado

dependendo do esporte tudo é permitido porém o banho frio só é feito dessa forma por eles estarem preparados p/isso, a gordura nao entra pela pele pelos poros estarem abertos pois mesmo remedios topicos nao ultrapasam a derme imagine sabao. na minha opiniao o banho frio é exxelente na recuperacao da homeostase pois ele abaixa a temperatura corporal impedindo a sensacao de fadiga imposta pela hipertermia, o calor no pós treino eu considero fantastico para um relaxamento global ainda mais pos refeicao leve e cama.

• 3 semanas depois...
Postado

:lol::-? Quanta asneira meu Deus !!!!!!!!

O Vit eh o q mais tem razão aqui..

Banho frio após os treino ocorrerá um choque térmico que pode ser

prejudicial podendo adquirir uma virose(gripe) ou uma contratura muscular, sendo que o objetivo pós-treino é de relaxamento para uma boa mobilização de ácido lático, porisso um banho morno é o ideal.

Agora para atletas profissionais ja é outro departamento..ainda muito controverso essa de emergir em uma banheira gelada.

Ocorre que uma vasodilatação ocorre nos primeiros 5 minutos em que o atleta fica mergulhado, após isso ocorre uma vasoconstricção dificultando a eliminação de toxinas que são fabricadas pelo músculo durante o trino e uma delas é o ácido lático. Um banho dura aproximadamente 10 a 15 minutos ou mais trazendo apenas malefícios do que o contrário.

Intão galera banho morno ao natural nada de gelado.

Postado

ratpol creio que um banho frio para causar um choque termico ou uma contratura teria que ser em um temperatura que nao me julgo capaz de precisar, porem um banho frio pode ser bom para causar essa vasodilatação reativa mas também deve-se considerar que essa diminuição da temperatura corporal é bem vinda para impedir uma diminuição do metabolismo e dessa forma ajudar a metabolização dos metabólitos. porém analisando por outro prisma o banho quente é favorável para o relaxamento muscular e para a diminuição do estado de alerta que muitos sofrem no pós treino. sendo que poderia ser interessante iniciar o banho com água fria e depois para temperatura morna e possivelmente quente, mas como já é fato antigo a individualidade biológica é soberana portanto a pessoa deve também dosar a temperatura da forma que lhe for mais confortavel.

Postado

Concordo sim vit, é que a questão se aprofundou muito em relação a imersão em água gelada e tal, foi apenas um comentário partindo desse raciocínio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...