Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FIBRAS DE CONTRACAO RAPIDO


Visitante

Post Destacado

De acordo com os pricípios antigos de treinos para hipetrofia, trabalhar com 80% de 1RM seria o ideal para hipertrofia, com 8 a 10 repetições. Porém Hoeger(1990) promoveu um teste de 1RM em mulheres treinadas, e posteriormente seria feito o cálculo de 80% desta 1RM e colocaria a mulherada para realizar o máximo de repetições como os 80%, aconteceu que essas repetições variavam de 5 a 22rep.

Exercícios utilizados:

Leg Press, Extensora, Flexora, Supino, Abdominais e Bíceps

O teste foi feito também por Roberto Simão(2002) e teve resultados semelhantes!

Resumindo, porque trabalhar com 80% de 1RM 10repetições se a pessoa com aquela carga conseguiria fazer muito mais!

Trabalhando sub-máximo os ganhos são muito reduzidos.

fala personal

bem, corrija-me se estive errado!

pelo seu texto, interpretei que o mais indicado é trabalhar sempre com 80% de 1 rm, certo?

atualmente faço um treino de progressão (a cada semana eu diminuo o numero de repetições e aumento o peso - o que for possivel), logo se eu fizesse o teste de 1 rm logo no inicio, o mesmo ñão me serviria de nada, devido ao aumento semanl do peso, entendeu o que eu quis dizer??

o mesmo pode se dar par a uma pessoa que num determinado periodo de tempo curto, consegue ir aumentando o peso!!

nestes casos, apenas 1 teste de 1 rm não seria suficiente,!

gostaria da sua opinião sobre isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

fala personal

bem, corrija-me se estive errado!

pelo seu texto, interpretei que o mais indicado é trabalhar sempre com 80% de 1 rm, certo?

atualmente faço um treino de progressão (a cada semana eu diminuo o numero de repetições e aumento o peso - o que for possivel), logo se eu fizesse o teste de 1 rm logo no inicio, o mesmo ñão me serviria de nada, devido ao aumento semanl do peso, entendeu o que eu quis dizer??

o mesmo pode se dar par a uma pessoa que num determinado periodo de tempo curto, consegue ir aumentando o peso!!

nestes casos, apenas 1 teste de 1 rm não seria suficiente,!

gostaria da sua opinião sobre isso

Pois é, voce entendeu errado, o artigo CONDENA o teste de 1RM e eu sou totalmente contra o mesmo.

Como eu disse no final:

"Porque trabalhar com 80% de 1RM se com a mesma carga voce poderia fazer bem mais repetições????"

Outro problema do teste de 1RM é a variação dos resultados em um curto período de tempo, perdendo ainda mais credibilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se diz por exemplo 10 RM(repetições máximas) está querendo se dizer que a pessoa se utiliza de séries onde se consegue chegar no máximo a 10 repetições completas, ou seja, se a pessoa tentar a 11ª repetição ela não conseguirá completá-la, pois ocorrerá fadiga muscular.

Diferentemente, quando se diz apenas 10 repetições, pode ou não ocorrer fadiga, dependendo do valor da carga. Pode-se fazer um aquecimento com 10 repetições e cargas baixas ou pode-se fazer 10 repetições com a máxima carga(10 RM).

Com relação ao teste de 1RM, também sou totalmente contra, não apenas pela margem de erro que ele possibilita, como o Personal citou,

como também pela grande possibilidade de ocorrerem lesões devido às altas cargas utilizadas, além do fato de que é inevitável no teste de 1RM

ocorrer a manobra de Valsalva, elevando a pressão arterial a níveis perigosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se diz por exemplo 10 RM(repetições máximas) está querendo se dizer que a pessoa se utiliza de séries onde se consegue chegar no máximo a 10 repetições completas

Eu particularmente não concordo com estes termos, prefiro ficar com "10 repetições até ponto de fadiga" ou "máximo de 10 repetições até fadiga muscular", sei que 10RM é uma forma de simplificar o que está dizendo, mas ao meu ver é gramaticalmente incorreto, como outros termos como ABC5x na semana (como se ele repetisse o ciclo abc 5x em um semana), e o gritante "dobra" e "estica". Também bastante usado por profissionais

encontramos "contração exêntrica", oras... o músculo relaxa como poderia se contrair?

Não só na musculação mas em outras ciências o coloquial é repetido tantas vezes que passa a se introduzido de maneira natural na literatura técnica/científica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não concordo com estes termos, prefiro ficar com "10 repetições até ponto de fadiga" ou "máximo de 10 repetições até fadiga muscular", sei que 10RM é uma forma de simplificar o que está dizendo, mas ao meu ver é gramaticalmente incorreto, como outros termos como ABC5x na semana (como se ele repetisse o ciclo abc 5x em um semana), e o gritante "dobra" e "estica". Também bastante usado por profissionais

encontramos "contração exêntrica", oras... o músculo relaxa como poderia se contrair?

Não só na musculação mas em outras ciências o coloquial é repetido tantas vezes que passa a se introduzido de maneira natural na literatura técnica/científica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc quer analisar do ponto de vista gramatical, na verdade 1RM não significaria apenas um movimento até a fadiga,mas sim dois movimentos, já que o termo "repetição" pressupõe que já houve um movimento anterior

Depende da ótica do observador. Na minha por exemplo posso considerar esse termo correto devido aos movimentos dos membros. Ex: supino : inicia-se com braços estendidos na fase excêntrica, em determinada fase assumem um ângulo de 90º, isso se repete novamente na concêntrica e finaliza-se com braços estendidos de novo. Nesta ótica houve uma repetição de posições, agora se o movimento era inverso já é outra ótica :wink: .

Sobre usar termos como dobra e estica, na minha concepção devem ser usados independente de fatores culturais, especialmente com crianças que tem uma longa fase de associações (o professor executa o movimento ao passo que pronuncia o nome da ação) se desde o jardim de infância já se habituassem a ouvir esses termos junto a cinestesia e gestualizações do professor, o assimilariam utilizando-os por toda a vida. Posso dizer que funciona pois dou aula de natação para crianças de 4 a 14 anos. Salvo esporte que impossibilite gestualizações (se é que existe).

Quanto à contração excêntrica, o termo tecnicamente está correto. Ao contrário do que vc diz, na contração excêntrica o músculo não está relaxado, já que continua a existir o estímulo nervoso, liberação de cálcio,

e estado de tensão entre as pontes cruzadas

Assumo o termo "relaxado" ser infeliz mas continuo discordando:

sf (lat contractione) 1 Ação ou efeito de contrair; encolhimento; estreitamento; retração. 2 Anat. Retraimento dos músculos ou dos nervos.

Ou seja, para haver contração tem necessariamente de haver o encolhimento, as proteínas contráteis não se encolhem muito menos os sarcômeros na fase excêntrica.

E se tratando da morfologia externa na fase excêntrica o músculo se alonga.

sm (alongar+mento2) 1 Ação ou efeito de alongar. 2 Demora, prolongamento. 3 Afastamento, dilação, extensão.

Espero não ter sido rude postando definições do dicionário;

Discordâncias a parte valeu :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da ótica do observador. Na minha por exemplo posso considerar esse termo correto devido aos movimentos dos membros. Ex: supino : inicia-se com braços estendidos na fase excêntrica, em determinada fase assumem um ângulo de 90º, isso se repete novamente na concêntrica e finaliza-se com braços estendidos de novo. Nesta ótica houve uma repetição de posições, agora se o movimento era inverso já é outra ótica :wink: .

Sobre usar termos como dobra e estica, na minha concepção devem ser usados independente de fatores culturais, especialmente com crianças que tem uma longa fase de associações (o professor executa o movimento ao passo que pronuncia o nome da ação) se desde o jardim de infância já se habituassem a ouvir esses termos junto a cinestesia e gestualizações do professor, o assimilariam utilizando-os por toda a vida. Posso dizer que funciona pois dou aula de natação para crianças de 4 a 14 anos. Salvo esporte que impossibilite gestualizações (se é que existe).

Assumo o termo "relaxado" ser infeliz mas continuo discordando:

sf (lat contractione) 1 Ação ou efeito de contrair; encolhimento; estreitamento; retração. 2 Anat. Retraimento dos músculos ou dos nervos.

Ou seja, para haver contração tem necessariamente de haver o encolhimento, as proteínas contráteis não se encolhem muito menos os sarcômeros na fase excêntrica.

E se tratando da morfologia externa na fase excêntrica o músculo se alonga.

sm (alongar+mento2) 1 Ação ou efeito de alongar. 2 Demora, prolongamento. 3 Afastamento, dilação, extensão.

Espero não ter sido rude postando definições do dicionário;

Discordâncias a parte valeu :wink:

Oraculo,

Com relação ao termo RM, não vou me alongar mais, pois julgo o meu post anterior ter sido bastante esclarecedor.

Quando me referi que os termos "dobra e estica" poderiam ser utilizados

por profissionais não citei apenas fatores culturais, mas também o nível de escolaridade dos alunos, entre os quais estão as crianças por vc mencionadas.

Quer dizer que para haver contração tem necessariamente de haver o encolhimento? De onde vc tirou isso? Por essa sua ótica, a contração isométrica também não existe, pois durante a sua ocorrência o músculo não encurta. É claro que a contração existe, embora os sarcômeros mantenham os seus comprimentos em função dos seus componentes elásticos. Quando vc empurra uma parede com os braços, o comprimento do músculo não se altera, mas a força proveniente da contração muscular existe, assim como o gasto calórico e o consumo de ATP nas pontes cruzadas da miosina. O que ocorre nesse caso é que a tensão proveniente da força resistente(no caso, a parede) supera a tensão gerada nas pontes cruzadas , mas em nenhum momento o mecanismo excitação-contração deixa de existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que para haver contração tem necessariamente de haver o encolhimento? De onde vc tirou isso?
R: Do dicionário. À pouco estávamos discutindo o sentido gramático dos termos, se o termo é contração deve seguir o trâmite que dá significado a palavra. logo... contração: 1 Ação ou efeito de contrair; encolhimento; se vc conseguir me explicar algo que se contraia na fase excêntrica me darei por satisfeito.

Por essa sua ótica, a contração isométrica também não existe, pois durante a sua ocorrência o músculo não encurta.
R: Na minha ótica existe sim, pois o músculo está contraído, logo... contraído:1 Que sofreu contração; apertado, estreitado, encolhido.

Concluindo: Se vc ainda quer usar a palavra contração para a "Ação Muscular Excêntrica" (termo de que me utilizo quando não uso fase excêntrica), menos desapropriado seria então "Descontração Excêntrica" pois, logo...

descontração: 1 Ato ou estado inversos da contração.

Uma vez Pasquale Cipro Neto disse que se o povo fala tem que ser certo.

Então se vc ja está habituado a usar esta terminologia e maioria também se sente confortável em seu uso, não vejo problemas só coloquei minha ótica dentro dos parâmetros da gramática.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R: Do dicionário. À pouco estávamos discutindo o sentido gramático dos termos, se o termo é contração deve seguir o trâmite que dá significado a palavra. logo... contração: 1 Ação ou efeito de contrair; encolhimento; se vc conseguir me explicar algo que se contraia na fase excêntrica me darei por satisfeito.

R: Na minha ótica existe sim, pois o músculo está contraído, logo... contraído:1 Que sofreu contração; apertado, estreitado, encolhido.

Concluindo: Se vc ainda quer usar a palavra contração para a "Ação Muscular Excêntrica" (termo de que me utilizo quando não uso fase excêntrica), menos desapropriado seria então "Descontração Excêntrica" pois, logo...

descontração: 1 Ato ou estado inversos da contração.

Uma vez Pasquale Cipro Neto disse que se o povo fala tem que ser certo.

Então se vc ja está habituado a usar esta terminologia e maioria também se sente confortável em seu uso, não vejo problemas só coloquei minha ótica dentro dos parâmetros da gramática.

Abraço

Se vc quiser adquirir algum conhecimento de fisiologia do exercício, deixe de ler dicionários e passe a ler livros técnicos da área.

Já que vc gosta de fazer citações, vou transpor trechos de 2 dos melhores livros de fisiologia do exercício traduzidos para o português:

1-" Fisiologia do Exercício" de Scott Powers e Edward Howley- 3ª edição -pag.142- .... " A contração excêntrica ocorre quando um músculo é ativado, a força , produzida, mas o músculo se alonga. A contração concêntrica ocorre quando um músculo é ativado e encurta"......

2-"Fisiologia do Exercício" de William McArdle 4ª edição-pag.404-...."A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo torna-se mais longo quando aumenta a tensão. A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta.A contração isométrica ocorre quando o músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa".....

Para vc melhor entender como o músculo pode a partir de uma contração se alongar, ou então contrair sem diminuir o seu comprimento, seria necessário vc ler sobre os componentes elásticos do sarcômero, entre eles a TITINA, mas posso lhe afirmar que vc não vai ter muitos esclarecimentos a respeito disso lendo um dicionário. O melhor mesmo é ler um bom livro técnico.

P.S.-Se vc acha que não existe contração muscular na fase excêntrica, de onde vc acha que vem a força ou energia necessários para "segurar" o peso na fase negativa? A força só pode ser gerada pela contração do músculo, e se ela não existisse, todos os pesos iriam ao chão na fase excêntrica ou negativa. Pense sobre isso.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei uns dias sem entrar e quando vejo me deparo com meu topico com varios posts.. e de alto nivel.. valeu mesmo!

vo aproveitar pra perguntar mais algumas coisas..

1. A cadencia influencia no tipo de fibra recrutada? Ou eh apenas o tempo de tensao que o musculo eh submetido?

Antes eu fazia: 3s negativa - 2s positiva - 1s isometria. Agora eu to fazendo 2-1-0 e to conseguindo botar mais peso, o movimento ta mais acelerado. O numero de repeticoes tah variando de 4-8 na ultima serie (falencia). Obviamente coloco mais peso, mas mantenho a qualuidade do movimento.

2. Fibras brancas e vermelhas exigem o mesmo tempo de descanso entre as series?

Noto que em alguns grupos musculares em 40s eu to pronto pra uma nova serie, com mais peso e menos repeticoes. No entanto para outros grupos o desempenho fica proporcionalmente menor com o mesmo tempo.

Eh isso!

Valeu pela paciencia cambada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...