Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A freqüencia no treinamento de força pura pode ser maior que a de hipertrofia?

Post Destacado

Postado
Sleyer,

O treinamento de força é específico. Isso quer dizer que de acordo com o treinamento, aprimora-se um tipo diferenciado de força(pura, dinâmica,

explosiva, RML, endurance, isométrica). Quando se faz séries de 20 RM,

se está dando ênfase ao desenvolvimento de RML devido ao maior tempo de contração muscular. Para se manter uma série com 20 RM e velocidade média de movimento, vc é obrigado a baixar a carga para cerca de 60 a 70% da força máxima. Esse é o tipo de treino que melhora a resistência aeróbia e anaeróbia a nível muscular,

Contudo pode se aplicar sobrecargas adicionais para cada vez que as 20RM sejem ultrapassadas. O que sería um acréscimo de força.

Um individuo que começa treinando para 20RM obviamente começará com cargas muito inferiores à máxima, mas o adicionamento constante de novas cargas dentro desse sistema pode fazer com que o individuo acabe ultrapassando sua antiga força máxima

com aquela carga de 20RM. A suposta vantagem sería uma maior facilidade em acrescentar novas cargas para cada vez que a 20RM seje rompida.

mas não é o treino ideal para quem busca hipertrofia muscular.

De fato, conforme esclarecí no inicio de minha mensagem anterior.

Assim, o tipo de força a ser treinada vai depender dos objetivos de cada um. O basista vai priorizar o desenvolvimento da força pura. O fisiculturista vai priorizar o de força dinâmica,

Mas a força do basista também é dinamica. Toda força não isométrica o é. Justifique se eu estiver errado.

Sleyer,

Como eu já disse, todo treinamento de força é específico para o tipo de força que se trabalha, e os ganhos oriundos das adaptações com o treinamento também o são. Em outras palavras, se vc treina RML com 20 RM, obviamente vc vai conseguir ao longo do tempo aumentar a carga para essas mesmas 20 RM devido às adaptações musculares.Só que esses ganhos se referem a melhora da resistência de força(RML). Se vc pegar um atleta altamente treinado em resistência de força fazendo séries de 20 RM, mas que nunca treinou força dinâmica(de 6 a 12 RM), e pedir para ele passar a treinar séries de 8 RM, ele passará a ter muito mais dificuldades com a execução dos exercícios do que se ele fizesse um treinamento conjunto de RML e força dinâmica ou só treinasse força dinâmica. Se vc pegar um fisiculturista altamente treinado em força dinâmica e que nunca treinou força pura e pedir para ele treinar séries de 3 RM com um halterofilista, ele terá dificuldades em treinar com as mesmas cargas do halterofilista, que já está adaptado a esse tipo de treinamento (força pura), que trabalha muito as adaptações neurogênicas,

mais que num treinamento de força dinâmica. A recíproca também é verdadeira. Se vc pedir para um halterofilista que não está acostumado a treinar força dinâmica, treinar séries de 10 RM, suas dificuldades serão bem maiores no que diz respeito ao aumento de carga do que um fisiculturista que já está adaptado a esse treinamento que, ao contrário do de força pura, desenvolve mais os aspectos miogênicos do que os neurogênicos.

O basista também desenvolve a força dinâmica ao treinar a força pura, mas não tanto quanto se fizesse um treino específico de força dinâmica.

Espero ter esclarecido.

Um abraço.

• Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

ae galera, como o outro cara, tb ja cheguei aonde eu queria com o treino pra hipertrofia e quero parar de crescer.

queria saber se o treino de força pura pode me ajudar a manter a massa muscular ja conquistada, e ao mesmo tempo aumentar minha força neurogenica, que eh o que eu quero no momento.

vlw

Postado
ajudar a manter a massa muscular ja conquistada, e ao mesmo tempo aumentar minha força neurogenica, que eh o que eu quero no momento

Claro que sim, porque perder vc não vai. Acho bom passar um bom tempo variando os treinos e se quiser pegar mais força depois que já atingiu um bom volume compensa.

Postado
ae galera, como o outro cara, tb ja cheguei aonde eu queria com o treino pra hipertrofia e quero parar de crescer.

queria saber se o treino de força pura pode me ajudar a manter a massa muscular ja conquistada, e ao mesmo tempo aumentar minha força neurogenica, que eh o que eu quero no momento.

vlw

O treino de força pura com certeza vai aumentar a sua força no que diz respeito às adaptações neurogênicas. Entretanto, se vc interromper o treino de força dinâmica e ficar só com o de força pura, vc terá perdas de massa muscular, pois como eu já disse, o treino de força dinâmica é o ideal para que ocorram as adaptações miogênicas relacionadas à hipertrofia e à manutenção da mesma. Se vc quiser melhorar sua força pura sem perder massa muscular, o ideal é vc montar uma periodização

mantendo os dois tipos de treino(p/ força pura e dinâmica). O músculo precisa ser estimulado por esse tipo de força(dinâmica) para que a hipertrofia seja mantida em toda a sua plenitude.

Postado

ae torque, na moral cara, vc eh o melhor moderador daki.

tira as duvidas na boa, sabe do assunto, nao eh tosco, etc

esse topico me ajudou bastante. agora vai minha duvida :

minha massa muscular nao eh grande cara, eu nao atingi um bom volume como acredita o simbiose, apenas cheguei onde eu queria, ou seja, 80kg pesando 1,81m. Apenas isso que eu queria com a hipertrofia, tendo em vista que eu pesava 64kg no inicio do ano.

Sera que msm assim eu vou perder massa ?

outra coisa, estou nadando todo dia 1 h por dia.

vlw torque. vc eh um dos q merecem a moderaçao. chega de elogios. heuHEUHeu

[]'s

Postado
ae torque, na moral cara, vc eh o melhor moderador daki.

tira as duvidas na boa, sabe do assunto, nao eh tosco, etc

esse topico me ajudou bastante. agora vai minha duvida :

minha massa muscular nao eh grande cara, eu nao atingi um bom volume como acredita o simbiose, apenas cheguei onde eu queria, ou seja, 80kg pesando 1,81m. Apenas isso que eu queria com a hipertrofia, tendo em vista que eu pesava 64kg no inicio do ano.

Sera que msm assim eu vou perder massa ?

outra coisa, estou nadando todo dia 1 h por dia.

vlw torque. vc eh um dos q merecem a moderaçao. chega de elogios. heuHEUHeu

[]'s

Dfbalbi,

Obrigado pelos elogios. Vc diz que não tem muita massa muscular, sendo assim as suas perdas tenderiam a ser menores em valores absolutos. Eu continuo achando que vc não deveria deixar de treinar força dinâmica, e

sim acrescentar o de força pura e treinar os dois tipos de força num sistema de periodização. Se vc não é atleta de competição não há necessidade de treinar apenas força pura.

Postado

entendi o seu ponto de vista e tb concordo com ele, torque.

porem, vc poderia me dar um exemplo de periodizaçao da força dinamica e força pura, um treino msm pra eu entender legal ?

eh que aqui na minha academia ng tem conhecimento amplo sobre isso nao.

flws

Postado

8) torque, parabens, concreto, preciso e eficaz, e ainda por cima sem pedir dinheiro pela explicação, boa camarada

Mais uma vez parabens de um "velho" basista.

morais

Postado

Valeu, morais, e parabéns pela sua dedicação aos treinamentos 8)

Dfbalbi,

Eu não sei como é a sua divisão e frequência de treino, mas a periodização consiste basicamente em vc intercalar períodos de um tipo de treino com o de outro. A periodização é muito individual, mas só pra vc ter uma idéia, numa primeira fase de adaptação, vc poderia intercalar a cada duas semanas de treino de força dinâmica com uma de força pura

para os mesmos grupos musculares. Quando vc estiver melhor adaptado ao treino de força pura, vc poderia intercalar a cada semana de força dinâmica, uma semana de força pura. Numa fase mais avançada, vc poderia intercalar a cada sessão de força dinâmica, uma de força pura para o mesmo grupo muscular. Essa última periodização seria a mais produtiva para potencializar os dois tipos de força. Ela se chama periodização tipo ondulada diária. Isso tudo vai depender dos seus objetivos em priorizar um ou outro tipo de força.

Um abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...